Mount Agung

Vulcão explode em Bali

Monte Agung, em Bali, ejeta lava pela primeira vez após série de erupções que começaram no ano passado.

0

O Mount Agung entrou em erupção novamente em Bali, jogando uma coluna de cinzas de mais de 2 mil metros de altura e lançando pela primeira vez lava de suas encostas.

O posto de monitoramento Agung, da agência geológica indonésia, afirmou que as explosões na montanha começaram logo após as 21 horas desta segunda-feira (horário local) e duraram mais de sete minutos.

Chamas de lava incandescente alcançaram dois quilômetros a partir da cratera, incendiando florestas de altas altitudes na montanha.

Cerca de 700 pessoas fugiram da vila de Banjar Galih, a cerca de seis quilômetros da cratera, para um centro de evacuação, relatou o morador local Ketut Budi.

“Eu vi a fumaça subindo e o vulcão roncou muito alto”, diz Budi. “Nós viemos aqui com motos e aqueles com carros ajudaram a transportar outras pessoas.”

Porta-voz da Agência Nacional de Controle de Desastres descreve explosões como “estrondosas”.

O vulcão estava periodicamente em erupção de cinzas, que estavam se deslocando para o oeste. Até a última segunda-feira, o aeroporto da ilha, localizado ao sul, ainda operava normalmente.

O porta-voz da Agência Nacional de Controle de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que as explosões na noite de segunda-feira foram “estrondosas” e lançaram pedras quentes e brancas da cratera.

Foi a primeira erupção explosiva do vulcão desde o aumento dramático na atividade no ano passado, que forçou temporariamente a evacuação de dezenas de milhares de pessoas.

Na sexta-feira, o aeroporto internacional de Bali já havia fechado durante a maior parte do dia por causa das cinzas vulcânicas do Agung, interrompendo a viagem de milhares de pessoas.

A última erupção foi “estromboliana”, disse a agência geológica, que é o tipo mais brando de erupção vulcânica explosiva.

Ele alertou as pessoas que moram perto de rios a ter cautela, especialmente em dias úmidos, devido ao risco de fluxos rápidos de detritos vulcânicos enlameados.

Fonte Abc.au