ISA World Longboard

Bahia e Sphaier seguem firmes

Rodrigo Sphaier e Carlos Bahia avançam mais uma fase e seguem em busca do título no ISA World Longboard em El Salvador.

0

Oaumento significativo no tamanho das ondas mostrou uma face diferente de El Sunzal no terceiro dia do ISA World Longboard Championship 2023, em El Salvador.

Com o swell bombando, a 2ª fase feminina foi concluída, além das disputas do round 2 da repescagem das mulheres e a fase 2 da chave principal masculina.

Maior vencedor da história do ISA Longboarding e duas vezes medalhista de ouro, o francês Antoine Delpero, saiu da “semi-aposentadoria” para defender seu país ao lado do irmão irmão Edouard, medalhista de bronze em 2019.

Juntos, aproveitaram toda a extensão das direitas e conseguiram as primeiras notas 9,0 um dos maiores somatórios até agora. Edouard surfou apenas três ondas em sua bateria, cada uma delas valeu 9 pontos ou mais.

O sucesso inicial, junto com as companheiras de equipe Alice Le Moigne e Zoe Grospiron bom sinal para a equipe europeia. “É uma experiência única surfar com Antoine no time, e Alice, é meu segundo time com ela e a primeira vez com Zoe”, diz Edouard. “Então, temos um super time, super relax e nos divertimos muito juntos. Isso realmente cria uma boa motivação para fazermos um bom surfe”.

Carlos Bahia vence mais uma bateria no ISA World Longboard Championship 2023.ISA / Pablo Jimenez
Carlos Bahia vence mais uma bateria no ISA World Longboard Championship 2023.

A segunda bateria do round 2 teve uma batalha acirrada pela vitória entre mentor e pupilo. Vitória do uruguaio Julian Schweizer sobre o peruano Benoit ‘Piccolo’ Clemente. Ambos avançaram, mas o momento foi histórico para Schweizer.

“Estou super feliz por surfar com Piccolo”, diz Schweizer. “Na verdade, ele é meu mentor. Sempre terminamos em baterias juntos, mas estou muito feliz por conseguir a vitória. Esta é a primeira vez que o venço, então essa bateria realmente importa muito para mim”.

As baterias masculinas do final da tarde tiveram muita ação e grandes pontuações para vários competidores, incluindo o brasileiro Carlos Bahia, o filipino Rogelio Esquieviel Jr., o peruano Sebastián Cárdenas e os irmãos portugueses João e António Dantas. Rodrigo Sphaier, o outro brasileiro no campeonato, avançou para o round 3 em segundo lugar na sua bateria.

Rodrigo Sphaier avança na segunda posição.ISA / Pablo Jimenez
Rodrigo Sphaier avança na segunda posição.

Medalha de prata em casa no Pan de Lima 2019, Maria Fernanda Reyes busca uma das 4 vagas para os próximos jogos, neste ano em Santiago. Um grande desempenho na 3ª fase manteve o sonhos vivo, com 7,83 na melhor onda e a classificação com um total de 13,83, a maior soma do dia entre as mulheres.

“Estou super feliz por fazer minha bateria, representando o Peru mais uma vez neste Mundial”, diz Reyes. “Sei que o Longboard está a caminho dos Jogos Olímpicos, por isso temos de mostrar e demonstrar o mais alto nível que temos.”

A samoa americana aparece em seu primeiro Mundial de Longboard, graças aos irmãos Jarrard. As irmãs Seva e Lucy venceram baterias na 2ª fase da repescagem. Além da  dupla, a família conta com Ioane na competição masculina. Os pais Susanna e Lionel também estão em El Salvador

Com uma das maiores pontuações do dia, Seva está curtindo o evento. “Minha família e eu estamos super empolgados e abençoados também. Está super favorável. Nem todo mundo consegue ter essa experiência, mas desde que eu a experimentei com minha família, isso torna tudo muito melhor. Parece que já ganhei apenas por tê-los aqui”, diz ela.

Uma das favoritas ao título, a carioca Chloé Calmon volta ao mar nesta quinta, para as disputas do round 3 em El Sunzal.

Chloé Calmon está entre os destaques do evento desde o primeiro dia.