HD World Junior

Triagem inaugura prova

0

Victor Bernardo, atual campeão nacional Sub 20, marca presença na triagem do HD World Junior. Foto: Rommel / ISA.

O prazo do Devassa apresenta HD World Junior Championship começa domingo em Santa Catarina, mas no sábado já tem competição nas ondas da praia da Joaquina, com a triagem entre dezesseis convidados para disputar duas vagas no evento que decide os títulos mundiais da ASP na categoria para surfistas com até 21 anos de idade pela primeira vez no Brasil.

 

O campeão e o vice vão completar a relação dos 48 concorrentes ao troféu de melhor Pro Junior do mundo em Florianópolis. No feminino, são dezoito surfistas que já podem estrear no domingo, pois o masculino não inicia no primeiro dia porque alguns participantes estão em Portugal competindo em uma etapa do ASP Prime neste fim de semana.

Um deles é Gabriel Medina, que na quarta-feira deu um show nas ondas de Carcavelos batendo os recordes do campeonato em Cascais. Outros paulistas que também vão defender o Brasil no HD World Junior Championship já perderam em Portugal, como mais um dos principais cabeças de chave do evento, Filipe Toledo, o campeão mundial Pro Junior da ASP em 2011, Caio Ibelli, e Jessé Mendes. Além de Medina, o costa-riquenho Carlos Muñoz da equipe da ASP North America, é outro que vai competir em Florianópolis e continua na disputa do título em Portugal.

A temporada feminina da ASP já foi encerrada na Europa e são as meninas que devem abrir o HD World Junior Championship na Praia da Joaquina. A grande favorita ao título é a sul-africana Bianca Buitendag, que já integra a divisão de elite do ASP Womens Tour. Ela estreia na terceira bateria com duas das cinco representantes da América do Sul, a peruana Miluska Tello e a argentina Lucia Cosoleto.

“Ganhar o título mundial Pro Junior seria fazer uma temporada perfeita para mim”, disse Bianca Buitendag. “Eu já cheguei perto disso duas vezes, mas nas duas terminei em segundo lugar. Agora estou mais confiante no meu surfe. Tive uma boa temporada no primeiro ano na elite do WCT e espero conseguir realizar o meu sonho de conquistar o título Pro Junior aqui”.

Outra forte candidata é a francesa Joanne Defay, que se classificou para o seleto grupo das top-17 do WCT este ano e encabeça a quinta das seis baterias da primeira fase. “Na verdade, meu objetivo era ser campeã Pro Junior da Europa e ir pro Mundial Pro Junior para ser campeã também. Eu trabalhei pra isso e ganhar aqui no Brasil significaria ter conseguido realizar meus objetivos. Acho que minha classificação para o WCT foi um bônus pela minha boa temporada na Europa. Eu não esperava isso para este ano, mas bom que consegui e isso certamente me deixa mais confiante para tentar o título Pro Junior”.

Duas brasileiras participam como convidadas dos organizadores do evento, a carioca Carol Fernandes indicada pela marca de surfwear HD e a catarinense Marina Rezende pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF). Carol é irmã do primeiro brasileiro a conquistar o título mundial Pro Junior na ASP, Pedro Henrique, em 2000 no Havaí. Só que as duas acabaram escaladas juntas na quarta bateria com a havaiana Mahina Maeda. Esta primeira fase é classificatória e as vencedoras avançam direto para a terceira rodada da competição, mas as perdedoras têm uma segunda chance na repescagem.

Triagem masculina
No masculino também é assim, porém na triagem que acontece no sábado todos os confrontos são eliminatórios desde o início. Os dezesseis convidados pelos organizadores do HD World Junior Championship, sendo oito indicados pelo ranking sul-americano Pro Junior da ASP South America, cinco pela Federação Catarinense de Surf, um pela Associação de Surf da Joaquina e dois pela marca HD, foram divididos em quatro baterias na primeira fase.

Os dois primeiros de cada avançam para as quartas de final, já em duelos homem a homem, sistema de disputa que prossegue nas semifinais, quando os dois que se classificarem para a grande final já conquistam as vagas para o evento principal do HD World Junior Championship na Ilha de Santa Catarina. Os primeiros a vestirem a lycra de competição do evento serão o peruano Ricardo Cruzado, o argentino Facundo Ane e dois brasileiros, o catarinense Cainã Barletta e o paulista Matheus Faria.

A segunda e a quarta bateria do sábado serão verde-amarelas e só na terceira tem outro peruano, Joaquin Del Castillo, contra o atual campeão brasileiro Pro Junior, o paulista Victor Bernardo, além de dois catarinenses, Ian Tavares e Pedro Souza que foi indicado pela Associação de Surf da Joaquina. Apesar de ser um dos principais palcos do esporte no mundo, desde 2004 quando a etapa brasileira do WCT em Santa Catarina mudou de Florianópolis para Imbituba, que a “Joaca” não recebe uma competição internacional da ASP.

Favoritos ao título Agora é o futuro do surfe mundial que estará se apresentando na Praia da Joaquina e os principais concorrentes ao título masculino no HD World Junior Championship são os tops do WCT, Gabriel Medina e Filipe Toledo, além do também paulista Caio Ibelli, único que pode conquistar um segundo caneco de campeão Pro Junior na ASP em Florianópolis. Três surfistas já conseguiram esse feito, o atual campeão mundial do WCT, Joel Parkinson, em 1999 e 2001, o cearense Pablo Paulino em 2004 e 2007 e outro australiano, Jack Freestone, em 2010 e 2012.

Além dos favoritos ao título do forte time da ASP South America, com doze surfistas no masculino e cinco no feminino, os seis escritórios regionais da ASP também têm os seus candidatos. Citando os dois principais de cada equipe, as grandes apostas dos selecionados pela ASP Europe são o marroquino Ramzi Boukhiam e o francês Tom Cloarec.

 

Da ASP Australasia, o campeão australiano Pro Junior, Jake Sylvester, e o taitiano Enrique Ariitu. Da ASP North America, o norte-americano Conner Coffin e o porto-riquenho Carlos Muñoz. Da ASP Hawaii que terá só quatro participantes no masculino, Keanu Asing e Joshua Moniz. Da ASP Africa, Dylan Lightfoot e David Van Zyl. E da ASP Japan, Arashi Kato e Hiroto Arai.

O HD World Junior Championship 2013 será apresentado pela Devassa e vai distribuir uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.

 

Primeira fase da triagem masculina

 

1 Ricardo Cruzado (Per), Facundo Ane (Arg), Cainã Barletta (Bra), Matheus Faria (Bra)
2 Lucas Silveira (Bra), Yago Dora (Bra), Fernando Paulino (Bra), Gustavo Ramos (Bra)
3 Victor Bernardo (Bra),
Joaquin Del Castillo (Per), Ian Tavares (Bra), Pedro Souza (Bra)
4 Rafael Teixeira (Bra), Wesley Leite (Bra), João Paulo Abreu (Bra), Lucas Yan Cabral (Bra)

Primeira fase feminina (evento principal)

 

1 Frankie Harrer (EUA), Reika Noro (Jap), Melanie Giunta (Per)
2 Tatiana Weston-Webb (Haw), Chelsea Tuach (EUA), Minato Takahashi (Jap)
3 Bianca Buitendag (Afr), Miluska Tello (Per), Lucia Cosoleto (Arg)
4 Mahina Maeda (Haw), Carol Fernandes (Bra), Marina Rezende (Bra)
5 Joanne Defay (Fra), Ella Williams (Nzl), Emma Smith (Afr)
6 Stephanie Single (Aus), Leticia Canales Bilbao (Esp), Dax McGill (Haw)