Tainá Hinckel

Representando o Brasil

0
1500x1000

Aos 13 anos, Tainá Hinckel já desponta como uma das grandes promessas do surfe feminino brasileiro. Foto: Divulgação.

 

Surfista sensação da nova geração do surfe feminino brasileiro, Tainá Hinckel, local da praia da Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), foi confirmada pela WSL South America como representante do Brasil e, consequentemente, da América do Sul, no campeonato mundial Pro Junior, na Austrália.

O palco da batalha será em Kiama, cidade localizada 120km ao sul de Sydney, em New South Wales. A decisão dos títulos masculino e feminino de 2016 já está confirmada dos dias 4 a 13 de janeiro. O evento vai definir os campeões das temporadas 2016 e 2017 da categoria dos melhores surfistas do mundo com até 18 anos de idade. O convite da WSL foi confirmado devido ao título que ela conquistou no único torneio da categoria, que aconteceu em San Bartolo, no Peru.

 

1500x1000

Tainá fazendo a festa no lugar mais alto do pódio no Peru. Foto: Divulgação.

Entre vários títulos conquistados ao longo do ano, em setembro, Tainá trouxe para casa a taça de campeã brasileira Sub 18, após vencer a competição que rolou em Itamambuca (SP). A atleta, de apenas 13 anos, ainda tem mais motivos para comemorar. De acordo com seu pai e técnico, Carlos Kxot, Tainá foi sondada recentemente por representantes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para participar de eventos nos moldes das Olimpíadas 2020, que acontecerão no Brasil, em fevereiro de 2017.

 

“Estou muito feliz em ir para a Austrália representar o Brasil e a América do Sul. Vou procurar me divertir, pegar altas ondas e conseguir uma boa colocação. Nós vamos com tudo. Agora, participar da primeira vez em que o surfe vai fazer parte das Olimpíadas com certeza vai ser uma honra. Espero conseguir esta vaga para fazer parte do time brasileiro de surfe olímpico 2020. São sonhos que estou conseguindo realizar. Conto com toda a torcida brasileira!”, disse Tainá.

Com vistas ao futuro que se aproxima, a atleta vem se planejando para várias viagens internacionais e tem treinado dentro e fora da água com muito afinco. No mar, ela é acompanhada por seu pai, e na academia tem a parceria do professor George Madeira, que faz o trabalho de fisiologia do exercício aplicado ao treinamento do surfe, fortalecimento dos músculos, estabilização das articulações e aprimoramento ao surfe através de exercícios funcionais e crossfit.