Mundial de bodyboard

Prova começa em altas ondas

0

Peruano Cesar Bauer faz o tubo em casa. Foto: Harry Petersen.

O Peruvian Inka Challenge, quarta etapa do Circuito Mundial IBA de Bodyboarding, começou na última quinta-feira (23/7), na praia de Chilca, Peru.

 

As ondas apareceram no local e fizeram a cabeça dos competidores. Ondas de 2,5 metros com séries maiores levantaram o público presente no evento. Foram realizadas as 16 baterias do primeiro e segundo rounds, mas os brasileiros ainda não fizeram suas estreias.

 

A maioria dos atletas que caíram na água foram os peruanos, que por estarem pior posicionados no ranking, tiveram que entrar nas fases eliminatórias. A partir desta sexta-feira, os atletas canarinhos começam a busca pelos 1.000 pontos e os US$ 20 mil oferecidos em prêmios.

 

Felipe Mendes abre as disputas do segundo dia diante do lado do canário Igor Sanchez, e dos peruanos Manuel Odria e Miguel Rodrigues. Já na última bateria da terceira fase, será a vez do capixaba Thiago Abul fazer sua estreia contra o norte-americano Jason Bitzer, o peruano Luis Fung e o panamenho Jesus Herrera

 

Além dos dois brasileiros, mais quatro atletas da esquadra verde-amarela estão escalados no quarto round e devem fazer suas primeiras aparições no Peruvian Inka Challenge.

 

Stephan Stamm, Fabio Rodrigues e Eder Luciano terão pela frente os peruanos Carlos Sierre, Jorge Saavedra e Jose Luiz Ugarte, respectivamente, enquanto o carioca Francirley Ferreira terá a companhia do experiente português Rui Pereira. Vale lembrar, que mais dois atletas farão parte das baterias e serão decididos depois das disputas da terceira fase.

 

Mesmo sem estrear na etapa e ainda tendo mais um dia de descanso, os cabeças-de-chave já se concentram para a etapa e foram até Chilca conferir as condições. O catarinense Luis Villar inclusive já treina há bastante tempo no local e promete buscar um bom resultado.

 

?Já estou no Peru há mais de uma semana e sempre venho treinando em ondas boas. A previsão é para que tenhamos excelentes condições em Chilca, que é uma onda forte, tubular e muito cosntante. Todos estão concentrados e treinando bastante para trazer uma vitória e bons resultados para o Brasil?, ressalta Luis.

 

Quem também compareceu ao local do evento foi o multicampeão Mike Stewart. O havaiano, que já foi coroado nove vezes como o melhor do mundo, se mostrou bastante empolgado para mais este evento em ondas grandes e apontou as dificuldades que os atletas terão pela frente.

 

?Este é um local único. A onda aqui tem muita força e é difícil se posicionar e achar as melhores. Será bastante desafiador para os competidores. O nível promete ser bem alto. É muito bom estar aqui no Peru, eu estou bastante ansioso para este evento?, frisa Mike.

 

A primeira chamada acontece às 9 horas (horário de Brasília). Acesse Peruvian Inka Chellenge para assitir as baterias ao vivo.

 

Baterias dos brasileiros no Peruvian Inka Challenge

 

Round 3

 

1 Felipe Mendes (Bra), Igor Sanchez (Can) e mais dois atletas do round 2

Thiago Abul (Bra), Jason Bitzer (EUA) e mais dois atletas do round 2

 

Round 4

 

1 Eder Luciano (Bra), Jose Luiz Ugarte (Per) e mais dois atletas do round 3

3 Fábio Rodrigues (Bra), Jorge Saavedra (Per) e mais dois atletas do round 3

4 Rui Pereira (Por), Francirley Ferreira (Bra) e mais dois atletas do round 3

7 Sthepan Stamm (Bra), Carlos Sierre (Per) e mais dois atletas do round 3

 

Round 5

 

1 Uri Valadão (Bra), Airam Cabrera (Can) e mais dois atletas do round 4

2 Mark McCarthy (Afr), Ben Player (Aus) e mais dois atletas do round 4

3 Ryan Hardy (Aus), Manuel Centeno (Por) e mais dois atletas do round 4

4 Pierre Costes (Fra), Amaury Laverhne (Reu) e mais dois atletas do round 4

5 Magno Oliveira (Bra), Yeray Martinez (Can) e mais dois atletas do round 4

6 Luiz Villar (Bra), Hugo Pinheiro (Por) e mais dois atletas do round 4

7 Mike Stewart (Haw), Renê Xavier (Bra) e mais dois atletas do round 4

8 Dave Winchester (Aus), Jeff Hubbard (Haw) e mais dois atletas do round 4