Beach Business

Por dentro da Mormaii

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A partir desta edição, Waves tem o prazer de anunciar um espaço especial no site, dirigido por um dos grandes fotógrafos da era de ouro do surf brasileiro: Alberto Sodré, mundialmente conhecido também como “Cação”.

 

Sou suspeito para falar dele, pois além da admiração profissional me considero um amigo de longa data. Portanto, natural ele vir ao Waves e ocupar um espaço nobre no site, uma coluna no formato de vídeo, embrião de um programa que vem por aí: Beach Business.

 

Bem-vindo, Alberto, fique à vontade e em casa para que as novas gerações aprendam um pouco sobre os bastidores do esporte. (Alceu Toledo Junior)

 

A ideia deste programa começou a tomar forma como o próprio mercado do surf, na praia. Mais precisamente durante dez dias de dilúvio, forte vento maral e muito, mas muito frio em Garopaba (SC).

Fui passar alguns dias no Sul para treinar e fazer imagens, claro. A expectativa era da entrada de um swell gigante de Sul. A postos estavam Marco Aurélio Raymundo (Morongo) e Romeu Bruno. A promessa era uma sessão clássica de tow-in.

Entretanto, o swell trouxe um vendaval com rajadas de mais de 100 km/h, muita chuva e temperaturas bem abaixo dos 10 graus. Se por um lado a expectativa do surf foi frustrada, aproveitei para rever alguns velhos amigos, dos quais as rotas traçadas pela vida me separou nos últimos anos.

Entre eles Morongo, um dos fundadores deste mercado. Tive também o prazer de conhecer uma moçada nova e de muito talento já forjada na realidade de viver do surf de forma extremamente profissional. Sem surf e com muita prosa boa, a ideia do programa começou a fermentar novamente.

Já há algum tempo, venho trabalhando nesta ideia: criar um programa que traga o espectador para alguns momentos do nosso dia-a-dia com os profissionais do surf. Além disso, mostrar um pouco dos bastidores de um mercado forte, criado por pessoas que provaram “against all odds” que era possível colocar na mesma sentença duas palavras até então consideradas antônimas: trabalho e praia.

Entre o final dos anos 70 e o início dos 80, um grupo de jovens de cabelos longos, pele bronzeada e com uma postura diferente do padrão mais conservador da época, deu início, meio que sem grandes pretensões, ao mercado que hoje se destaca no país como o mais bem sucedido entre os esportes alternativos (fora o futebol)!

Invariavelmente todos foram chamados de irresponsáveis na época por acreditarem que seria possível um dia viver do surf. Sei exatamente do que estou falando, pois quando lançamos a primeira edição da Fluir e abandonei meu emprego em uma grande produtora, fui taxado de louco por muitas pessoas.

O surf business é hoje uma realidade incontestável. Me desculpem os profetas do apocalipse, mas nós, os vagabundos da praia, construímos um dos mais sólidos mercados esportivos do mundo! Por isso a partir deste mês estarei aqui no Waves para trazer um pouco dos bastidores do surf.

Vamos prosear com alguns dos grandes responsáveis pelo sucesso do surf brasileiro: empresários, atletas, profissionais de mídia, shapers e pessoas que acreditaram no sonho de viver sem abrir mão de um estilo de vida, com competência para criar um mercado forte. Assim novas gerações tiveram condições de competir no mesmo nível com os grandes talentos forjados dentro das estruturas australianas, americanas e havaianas.

Vamos principalmente escutar os guardiões do soul surf: surfistas-empresários que criaram um mercado fiel as próprias raízes, coisa rara no mundo empresarial e esportivo de hoje em dia.

Meu primeiro convidado é um destes “irresponsáveis” que largou a medicina para fazer, acreditem, roupa de borracha – isto nos anos 70. Hoje, quase 40 anos depois, ele se transformou no homem por trás de uma das mais bem sucedidas marcas de surfwear de todo o mundo: o Dr. Marco Aurélio Raymundo, hoje simplesmente Morongo.

Morongo explica como uma fina pele de neoprene é capaz de nos manter aquecidos nas águas mais geladas, nos leva a uma viagem na história da roupa de borracha, conta como foi o início da Mormaii e mostra um pouco da alta tecnologia empregada na produção nos dias de hoje.

Para dar o clima eu levei um presente especial para o Morongo. Um long-john que ele fez sob medida para mim há 28 anos.

Esta é apenas uma edição piloto do programa. O formato deve evoluir bastante nas próximas edições e se moldar às lições aprendidas. Mas o nosso mercado é assim, nos permite ousar, dividir ideias e aprender “on the fly”.

Bem-vindo, Beach Business.

 

Ficha Técnica

 

Produzido para Waves.Terra
Por Communique
Imagens Alberto Sodré
Produção Musical Caio Muniz
Imagem Morongo no Chile Fabiana Nigol
Produção Executiva Alberto Sodré e Rebeca Salzberg