Vissla Cosmic Itamambuca

Clássicas ganham espaço

0

A praia de Itamambuca foi palco do primeiro evento Cosmic no Brasil. Apesar da forte chuva, o sábado (22/10) teve ótimas condições para o surfe, com ondas em torno de 1 metro e boa formação no canto direito da praia, que já presenciou a história das competições desde a década de 70.

Diferente das competições atuais, o Cosmic Itamambuca busca resgatar a memória dos antigos festivais, onde as pranchas dominavam as surf shops, o espírito da diversão era maior do que a gana e o estresse competitivo de hoje em dia.

Para finalizar a noite do sábado (22/10), o palco mudou da praia para a Pizzaria Padang, onde a banda Salt Water Soul, juntamente com a participação especial do surfista Teco Padaratz, fez um show memorável para os participantes, organizadores e convidados. Abastecidos com muita cerveja gelada, todos puderam assistir à exibição dos filmes “Dream Steeple”, de Eddie Obrand, e “O Surfista da Monoquilha Vermelha”, da Flamboiar.

O domingo amanheceu ensolarado para as finais, com excelentes condições. Demorou um pouco para os participantes e público entenderem sobre o conceito do evento, mas aos poucos surgiram performances que lembravam os surfistas da década de 70, com suas monoquilhas cortando a linha da onda, onde o estilo e o divertimento reinavam nos festivais.

 

O ponto forte do domingo (23/10) foram as baterias de bodysurfing (surfe de peito). Os surfistas mostraram, além de muita disposição, camaradagem, dividindo ondas e mostrando ao público como é divertido surfar com apenas um handplane e um par de nadadeiras. Nessas baterias, os próprios surfistas julgaram seus concorrentes e contaram com a presença do legend Fuad Mansur, que colocou muito mais diversão no quadro de juízes.

Outro destaque foi a mistura de perfis nas baterias dos profissionais, como exemplo, colocando o longboarder Alexandre Wolthers com o bicampeão brasileiro Renato Galvão, o campeão mundial ISA Junior Weslley Dantas e o vice-paulista Wesley Leite.

Andrew Serrano, embaixador da marca, apresentou performances com muito estilo nas diferentes pranchas escolhidas durante a chamada das baterias e atuou como diretor de provas, ajudando a mostrar o verdadeiro critério de julgamento, ou seja, a valorização do estilo clássico efetuando linhas que cada prancha proporciona.

A performance que ficará na memória foi do surfista do Rio de Janeiro Marcelo Trekinho, que se adaptou facilmente às pranchas do quiver Cosmic com as ondas de Itamambuca, executando manobras com muita fluidez e estilo, vencendo a categoria dos Profissionais, que teve como finalistas os locais de Ubatuba Hizunomê Bettero, Tales Araújo e Wesley Leite.

Durante todo evento, a Vissla fez um trabalho ambiental com o recolhimento de 200 litros de lixo reciclável destinados para uma cooperativa, 50 litros de lixo orgânico para uma empresa de jardinagem e com apenas 50 litros de rejeitos que terão o aterro sanitário como destino. Além disso, foram distribuídas 50 mudas nativas, sacos de lixo, bituqueiras e kits com livros com assuntos ambientais.

 

Para hidratar e alimentar os surfistas, a organização do evento ofereceu água e frutas para todos os participantes e açaí da Brothers Açaí. Além disso, para garantir a aderência nas pranchas Cosmic, a Fu Wax forneceu parafinas exclusivas do evento.

O evento – Cosmic Itamambuca teve a organização técnica da Associação Ubatuba de Surfe e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Cervejas Corona, Brothers Açaí e parafinas Fu Wax.

 

Classificação final

Sub 16

1 Alexander Salomão (UBA)
2 Daniel Ferlin (SAN)
3 Danilo V. Boas (UBA)
4 João Paulo Alves (UBA)

 

Sub 24

1 Victor Lucas (SSB)
2 Alef Araújo (UBA)
3 Kelyrson Cypriano (UBA)
4 Felipe Cunha (SP)

Sub 34

1 Victor Lucas (SSB)
2 Dulmar Simões (PAR)
3 Kassio Ribeiro (SAN)
4 KIM (SAN)

 

Sub 44

1 Alvinho Correa (UBA)
2 Gilberto SPY (UBA)
3 Igor Mathey (UBA)
4 Rafael Maldonado

 

45 Up

1 Marino Cezar (GUA)
2 Carlos Roberto (UBA)
3 Augusto Cesar (SAN)
4 Alexandre Ponciano (UBA)

 

Creators & Innovators (Shapers)

1 Alexandre Moliterno (UBA)
2 Felipe Lucas (SP)
3 Emerson Cortez (SAN)
4 Augusto Motta (UBA)

 

Bodysurfing

1 Alexandre Wolters (SAN)
2 Felipe Barone (UBA)
3 J.P. (UBA)
4 Andrew Serrano (SAN)

 

Profissional

 

1 Marcelo Trekinho (RJ)
2 Wesley Leite (UBA)
3 Tales Araújo (UBA)
4 Hizunomê Bettero (UBA)