Rip Curl Rottnest Search

Medina é bi na Austrália

Gabriel Medina fatura o Rip Curl Rottnest Search e conquista segundo troféu de campeão na perna australiana.

0
Gabriel Medina comemora a sua segunda vitória no Championship Tour 2021.

Cinco etapas, quatro finais e duas vitórias. Gabriel Medina segue a passos largos para chegar ao último evento do circuito como líder absoluto do ranking, e nesta terça-feira (25) venceu o Rip Curl Rottnest Search, no oeste da Austrália. O bicampeão mundial superou Italo Ferreira na semi e bateu o australiano Morgan Cibilic na finalíssima para comemorar a segunda vitória no país da Oceania em 2021.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos

“Esse troféu é especial para mim, porque tem muita história. Quando eu comecei a competir no CT, meu sonho era disputar os eventos do Search para surfar ondas perfeitas e agora estou aqui novamente, com este troféu incrível”, disse Gabriel Medina, que tinha vencido o último evento da série Rip Curl Search, em San Francisco em 2011, ano que entrou no CT. “Eu estava bem triste esse ano e nem queria vir para cá. Mas, minha mulher (Yasmim Brunet) falou: vamos, você está surfando, treinando, por que não está feliz? No final, foi a melhor decisão. Senti que superei as expectativas em todos os eventos aqui e todo mundo tem dias difíceis. O importante é ser forte, que tudo tem a sua recompensa”.

Com a vitória Medina abriu mais de 8.000 pontos de vantagem no ranking para o segundo colocado, Italo Ferreira. O sul-africano Jordy Smith subiu duas posições e tirou o terceiro lugar de Filipe Toledo, que caiu para quarto, e o havaiano John John Florence saiu da quinta posição, agora ocupada pelo vice-campeão do Rip Curl Rottnest Search, Morgan Cibilic, que antes da etapa estava em 11º lugar.

O sexto e último dia da competição teve ondas de 1,5 metro nas séries em Strickland Bay, e a tão aguardada bateria brasileira da semi foi a segunda da fase. Gabriel Medina e Italo Ferreira começaram acelerados. Italo partiu para um voo muito alto de backside, porém errou. Medina foi para o surfe de frontside e soltou três batidas contundentes em sequência para largar com 8.50 pontos.

Italo deu a resposta e usou a borda numa rasgada, depois subiu num floater na junção e aterrissou na base da onda. A atuação valeu 6.17 pontos. O mar ficou calmo e os dois não aproveitaram os momentos de prioridade.

Gabriel Medina decola nas rampas de Strickland Bay.

Medina trocou de nota com uma direita que teve aéreo reverse, não muito alto, além de rasgadas (4.83), e aos oito ele aproveitou outra onda deixada por Italo. O bicampeão mundial executou um aéreo de frontisde com rotação completa, porém com pouca altura, e fez um layback (5.20) para ampliar a diferença. Italo, que precisava de 7.54 pontos, surfou na sequência e tentou voar muito alto novamente, porém errou outra vez.

Italo ainda conseguiu voltar para o pico com velocidade e pegou a prioridade, mas ficou com ela até o minuto final, quando remou numa onda errada. Nos últimos segundos, Medina fez o uso da prioridade e foi às alturas de backside, mas não completou a manobra. Italo se despediu do Rip Curl Rottnest Search com a terceira posição e Medina partiu para a final para encarar Morgan Cibilic, novato na elite.

“Sem dúvidas, foi uma perna australiana bem longa, mas consegui uma vitória e bons resultados, então no geral foi bom”, diz Italo Ferreira. “Tenho surfado bem, me divertido bastante, curtido a vida e está sendo um sonho. Estou muito empolgado e agora tem o Surf Ranch, que para mim sempre foi difícil surfar lá. Acho que preciso trocar uma ideia com o Kelly (Slater, idealizador da piscina), quem sabe ele libera umas ondas para eu treinar mais lá (risos)”.

Italo Ferreira termina a prova em terceiro lugar e segue como vice-líder do ranking.

O australiano Morgan fez um duelo caseiro na primeira semi masculina. Ele e Liam O’Brien partiram para o ataque vertical de backside no início, mas erraram as manobras. Morgan, mais ativo, também não estava com uma boa escolha de ondas, mas insistia, enquanto Liam segurava a prioridade.

Morgan conquistou 3.67 pontos e logo em seguida soltou três manobras numa esquerda intermediária e colocou mais 4.50 no somatório. Depois de muito tempo de espera, Liam surfou, mas rasgou e caiu quando partiu pra pancada de backside. Liam tentou a virada com uma direita que teve uma rasgada sem expressão e um layback na junção. Ele precisava de 5.84 e tirou 4.60.

Quando restavam oito minutos para o término da bateria, os dois surfaram a mesma onda. Morgan, que tinha a prioridade, escolheu a esquerda e se deu bem, fazendo um ataque de três manobras boas que valeram 6.17 pontos na opinião dos juízes. Já Liam não teve espaço para nada.

Liam ainda tentou outras ondas, mas não teve sucesso e terminou a prova em terceiro lugar, e Morgan foi para a sua primeira final na elite.

Liam O’Brien entra como convidado e chega até a semifinal.

Final – A bateria mais importante do Rip Curl Rottnest Search foi o quatro encontrou entre Medina e Morgan. O brasileiro venceu o australiano no round 3 do Pipe Masters, na semifinal da Newcastle Cup e nas quartas de final do Narrabeen Classic.

A finalíssima começou com os dois surfistas errando, mas aos sete minutos Medina largou na frente com três manobras de frontside que valeram 7.00 pontos. Dois minutos depois Morgan deu o troco. Ele começou com uma batida reta e forte de backside, depois rasgou puxando pra dentro da onda e bateu, porém não conseguiu ganhar a onda e os juízes deram essa última manobra como incompleta. A nota foi 7.27.

Morgan Cibilic e o ataque vertical no Rip Curl Rottnest Search.

Depois disso o mar deu uma acalmada, mas não Medina. Minutos depois o brasileiro espancou uma esquerda com três manobras contundentes e anotou 8.50 pontos. Morgan, que não surfava desde os nove minutos de duelo, segurou a prioridade e nos 31 minutos restantes só pegou uma onda que valeu 0.20. Medina surfou várias, mas não trocou de nota e venceu pelo placar de 15.50 a 7.87.

“Estou muito feliz e nem acredito. Esse é o melhor início de ano da minha carreira”, diz Gabriel Medina, logo que saiu do mar. “Eu tive umas baterias difíceis contra o Conner (Coffin) e o Italo, mas sinto que estou surfando bem, do jeito que eu gosto. É uma bênção estar surfando essas ondas e viajando o mundo com a minha esposa. Estou com pessoas positivas ao meu lado e isso me deixa muito feliz. Quero agradecer ao Andy (King, seu treinador) pelo grande suporte e estou feliz por ganhar esse evento de novo, porque o outro troféu que ganhei em San Francisco, já está até com teias de aranha (risos)”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Waves (@waves.com.br)

Ranking – Essa foi a quarta final de Medina no Tour 2021. Agora, com duas vitórias e dois vices, ele tem 38.920 pontos no ranking, contra 30.235 do segundo colocado, Italo Ferreira.

Depois de Filipinho, que está em quarto, o próximo brasileiro na lista dos melhores é Yago Dora, que subiu três degraus e agora é o décimo. Caio Ibelli caiu duas posições a aparece em 14º lugar. Miguel Pupo foi o brazuca que mais subiu no ranking. Foram dez posições e no momento ele é o 15º colocado. Adriano de Souza (18º), Jadson André (22º), Deivid Silva (23º), Peterson Crisanto (25º) e Alex Ribeiro (34º) completam o time brasileiro.

Próxima etapa – Após a quinta etapa do circuito da elite em 2021, a quarta na Austrália, o CT vai para Lemoore, na Califórnia, Estados Unidos, onde fica o Surf Ranch, a piscina de ondas perfeitas. As disputas acontecem nos dias 18, 19 e 20 de junho.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Waves (@waves.com.br)

Rip Curl Rottnest Search 2021

Final masculina

Gabriel Medina (BRA) 15.50 x 7.87 Morgan Cibilic (AUS)

Semifinal masculina

1 Morgan Cibilic (AUS) 10.67 x 8.33 Liam O’Brien (AUS)
Gabriel Medina (BRA) 13.70x 7.17 Italo Ferreira (BRA)

Ranking 2021 após a quinta etapa

1 Gabriel Medina (BRA) – 38.920 pontos
2 Italo Ferreira (BRA) – 30.235
3 Jordy Smith (AFR) – 22.505
4 Filipe Toledo (BRA) – 22.065
5 Morgan Cibilic (AUS) – 21.290
6 John John Florence (EUA) – 19.660
7 Conner Coffin (EUA) – 18.885
8 Griffin Colapinto (EUA) – 18.150
9 Kanoa Igarashi (JPN) – 17.460
10 Ryan Callinan (AUS) – 15.470
10 Yago Dora (BRA) – 15.470
14 Caio Ibelli (BRA) – 12.620 pontos
15 Miguel Pupo (BRA) – 12.055
18 Adriano de Souza (BRA) – 10.990
22 Jadson André (BRA) – 10.490
23 Deivid Silva (BRA) – 10.065
25 Peterson Crisanto (BRA) – 9.565
34 Alex Ribeiro (BRA) – 5.585

Final feminina

Sally Fitzgibbons (AUS) 15.24 x 11.23 Johanne Defay (FRA)

Semifinal feminina

1 Sally Fitzgibbons (AUS) 15.43 x 7.64 Tyler Wright (AUS)
2 Johanne Defay (FRA) 13.50 X 12.83 Carissa Moore (HAW)

Ranking Feminino 2021 após a quinta etapa

1 Carissa Moore (EUA) – 36.055 pontos
2 Sally Fitzgibbons (AUS) – 28.185
3 Tatiana Weston-Webb (BRA) – 27.540
4 Tyler Wright (AUS) – 26.050
5 Stephanie Gilmore (AUS) – 24.645
5 Johanne Defay (FRA) – 24.645
7 Caroline Marks (EUA) – 23.915
8 Isabella Nichols (AUS) – 20.945
9 Courtney Conlogue (EUA) – 17.095
9 Bronte Macaulay (AUS) – 17.095
9 Keely Andrew (AUS) – 17.095