Andy Burgess

Por dentro da tempestade

Em série produzida pela Red Bull, filmmaker Andy Burgess tenta explicar o fenômeno da Brazilian Storm.

0

Muitos surfistas brasileiros fazem parte da chamada Brazilian Storm: geração de atletas que, nos últimos anos, levou o País ao topo do esporte. No episódio “Como o Brasil Dominou o Surfe”, primeiro da série “But Why Tho”, o cineasta Andy Burgess explica porque levou cerca de 50 anos para que esses esportistas fossem o foco de olhares de todo o planeta e revela o impacto que os surfistas geraram aqui e pelo mundo afora.

Com a presença de nomes importantes, o episódio, com cerca de 8 minutos de duração, possibilita um mergulho na trajetória nacional do esporte, traçado a partir do destaque de Gabriel Medina, em 2014, quando tornou-se o primeiro homem da América do Sul a conquistar um título mundial, até vitórias do big rider Carlos Burle. O episódio relembra ainda a trajetória do campeão do mundo em 2015, Adriano de Souza; as aventuras do ícone de ondas gigantes, Pedro Scooby; e do atual campeão do mundo, Italo Ferreira.

Trazendo a história até o momento atual, ‘Como o Brasil Dominou o Surf’ ainda conta com entrevistas exclusivas de Lucas Chumbo, vencedor do Nazaré Tow Surfing Challenge 2019 – provavelmente o evento de ondas grandes mais emocionante do mundo -, e do astro da nova geração, Mateus Herdy, de apenas 19 anos, ambas conduzidas virtualmente por Burgess. O cineasta, ao decorrer do vídeo, afirma: “Se os últimos anos são um indicador do futuro, parece que a tempestade brasileira deve continuar”.

‘But Why Tho’ conta com legendas em português. Basta clicar no menu de “configurações” do vídeo acima.