Bundjalung

Paraíso aborígene

Carlos Portella retrata as ondas perfeitas e a cultura local da nação Bundjalung, na Austrália.

0

Depois de seis anos do seu lançamento, o filme Bundjalung – A Surfing Paradise, está agora disponível gratuitamente na internet. Produção independente do diretor Carlos Portella Nunes, o documentário entrou na seleção oficial de diversos festivais internacionais, ganhou o prêmio de melhor curta do festival Lagoa Surfe Arte e foi exibido no canal Off no quadro “Off Docs”.

O filme retrata as ondas e a cultura aborígene da nação Bundjalung, na Austrália. Esta região, localizada entre os estados de New South Wales e Queensland, possui algumas das ondas mais famosas do mundo, porém poucas pessoas ouviram falar desta nação que guarda uma triste história e uma linda cultura que luta para sobreviver.

Snapper Rocks, Kirra, Lennox Heads e Angourie são alguns dos paraísos dos surfistas localizados em Bundjalung. Filmado durante dois anos nas centenas de quilômetros de costa desta nação, este documentário retrata sessões épicas de surfe assim como a história e a cultura deste país.

“Faz dez anos que eu e minha esposa Laura saímos pelo mundo sem passagem de volta. Eu tinha o sonho de pegar ondas perfeitas e fazer filmes sobre as populações que recebem surfistas pelo mundo afora, enquanto a Laura queria aprender outras línguas e se desenvolver profissionalmente na sua grande paixão: a culinária”, diz Portella.

“Nosso primeiro destino foi a Gold Coast, na Austrália. Lá vivemos dois anos incríveis. Ondas perfeitas, bons amigos e muitos aprendizados. Trabalhamos em restaurantes na frente do Superbank, fiz alguns trabalhos audiovisuais e tive a oportunidade de fazer um mestrado em ‘Arts and Media’. E, claro, peguei e registrei altas ondas”, relata o filmmaker.

Desta estadia na Austrália nasceu “Bundjalung – A Surfing Paradise. “Quando eu ia à praia, costumava conversar com dois aborígenes que estavam volta e meia por lá: Russel Currowa e Dean Rotuman. Com eles, que eram dos raros aborígenes que se via por ali, aprendi muito sobre uma história triste e pouco contada que viveu esta população com uma cultura tão rica. Esta nação possui uma belíssima cultura que luta para sobreviver”, afirma Portella.

O filme conta com legendas em português e tem acesso gratuito pela plataforma Vimeo. No site do projeto, Working For Barrels, também foram disponibilizados diversos bônus, dentre eles os melhores momentos do WCT 2010 ao som de Vivaldi. Bobby Martinez, Dane Reynolds, Kelly Slater, Taj Burrow, entre outros, quebrando em variadas condições e embalados por uma música clássica intensa.

Ficha técnica:

Título Bundjalung, A Surfing Paradise
Finalizado: Jan/2014
Duração: 20 minutos
Formato: 1080×720
Direção e produção: Carlos Portella e Working For Barrels
Imagens: Carlos Portella, Gabriel Teixeira, Laura Carvalho e Alex Chacon
Edição: Carlos Portella