Alegria no terral

Vento sopra terral e Maresias liga a máquina de tubos no litoral norte paulista.

0

Como todos devem ter visto, na última semana, um potente swell varreu os litorais das regiões Sul e Sudeste. Rolaram altas ondas em vários picos: Floripa, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, como não poderia deixar de ser, no litoral norte paulista.

Vínhamos monitorando este swell há uma semana. A ansiedade era geral entre atletas, free surfers e fotógrafos. A previsão era de altas para segunda-feira, 15 de junho.

Chegamos à praia cedo, já havia um tamanho e alguns surfistas na água como Thiago Camarão e Felipe Oliveira. Porém, o tempo ainda estava fechado e o vento era maral, o que dificultava as condições.

A esperança ficou para o dia seguinte, quando a previsão era de que o mar perdesse um pouco de força, mas o tempo melhoraria. Com isso, as chances de o vento virar terral são maiores.

Chegamos bem cedo e ainda não estava do jeito. Poucos surfistas na água, parecia que o mar ainda acordava. Com o passar da manhã, o sol foi esquentando e as condições melhoravam a cada hora. O vento virou terral, e aí é quando tudo começou a se alinhar.

A esta altura, os reports e mensagens nos grupos de WhatsApp já falavam que Maresias estava “on fire”. Não demorou e atletas e free surfers começaram a chegar em peso. O mar tinha pressão, tanto que várias pranchas foram quebradas. Nenhuma novidade quando Maresias liga a máquina.

Os maiores destaques ficaram por conta de Thiago Camarão – que mais uma vez mostrou que conhece muito bem a bancada de Maresias – e Edgard Groggia, outro que vem se destacando a cada sessão, garantindo dois tubos bem deep e extensos.

Ian Gouveia também estava presente e garantiu os seus. O swell prometia tanto que até a galera de Ubatuba colou na área. Wiggolly Dantas mostrou que está com o tubo de backside em dia, e na saída mostrou a assinatura na junção, aquela paulada.

Eric Bahia, junto com o pai Alfredo, também pegou os seus tubos. Outros vários atletas pegaram boas ondas, como Herbert Moreno, Pedro Dib, Felipe Oliveira, Fernando Junior, Carlos Bahia e Marcio Grillo.

Os free surfers que encararam as condições desafiadoras também fizeram a cabeça, havia onda para todo mundo. Foi uma tarde de altas ondas, com todos saindo amarradões da água.

Se você não tem a prancha ideal para encarar um mar desses, conheça o Surf’s Up Club. Para acompanhar mais do nosso trabalho, siga o perfil @stokedsoulfilms no Instagram.