Países de todo o mundo

Conferência visa proteger oceanos

Conferência mundial no Panamá reúne esforços para proteger os oceanos.

0
Cerca de 600 representantes governamentais estarão presentes.

Especialistas, representantes políticos e filantropos de todo o mundo se reúnem no Panamá na próxima quinta e sexta-feira (2 e 3) em busca de financiamentos e novos compromissos para fomentar a economia “azul”, além de ampliar as áreas marinhas protegidas e discutir as ameaças enfrentadas pelo oceano.

“Esperamos mais de 300 novos compromissos” para a proteção dos recursos marinhos “a curto, médio e longo prazo”, afirmou a vice-chanceler do Panamá, Yill Otero, durante a apresentação da oitava conferência anual Our Ocean.

Nesta reunião, cerca de 600 representantes governamentais, empresas e ONGs discutirão iniciativas para reduzir a poluição por plásticos e outros resíduos, combater a pesca ilegal e frear a mineração subaquática.

Além disso, também será anunciada “a mobilização de recursos” econômicos, tanto públicos como privados, para implementar as novas medidas, afirmou Otero.

Esses “compromissos não são exclusivamente monetários, também são políticas públicas”, acrescentou.

A conferência contará com painéis diários de especialistas sobre pesca sustentável, segurança marítima e vários temas da economia “azul” ? equivalente marinho da economia “verde”, que visa proteger a natureza.

Até o momento, 200 ONGs, 60 centros acadêmicos e de pesquisa, 14 filantropos, cerca de 100 empresas e organismos internacionais confirmaram presença no encontro.

O ex-secretário de Estado americano John Kerry, principal promotor da conferência, é o enviado da Casa Branca para questões climáticas e também estará presente.

Fonte UOL