Guarujá

Refugiados experimentam o surfe

Projeto Ondas oferece ação de surfe para nove famílias refugiadas da Ucrânia.

0
Serão dois dias de programação.

Há poucos dias, a Guerra da Ucrânia completou um ano sem fim à vista. Desde o dia 24 de fevereiro de 2022, cerca de 14 milhões de pessoas foram obrigadas a sair de suas casas e se tornaram refugiadas em outros países.

Nos dias 8 e 9 de março, um grupo de 26 refugiados ucranianos, que está em São José dos Campos desde o início da guerra, e 10 staffs, entre eles tradutores, irá participar do Projeto Surfe Experience – Ucrânia, na Praia da Enseada, em Guarujá. O evento foi idealizado pelo professor Denis Eleutério em parceria com a MoveOn, Projeto Ondas e Global Inspire Action com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá e do Delphin Beach Hotel na hospedagem.

“A ação tem objetivo de oferecer uma experiência positiva, viva, vibrante e relacional através do esporte como uma marca de amor, valor e construção de uma memória positiva aos corações em meio a dores inimagináveis que uma guerra causa”, afirma Denis.

Serão dois dias de programação. O primeiro com aulas de surfe, futevôlei e beach tênis no período da manhã e tarde (confira o cronograma abaixo), e o segundo com um city tour, para conhecer as belas praias e pontos turísticos de Guarujá.

Tendo o surfe como ação principal, motivo que leva o nome do projeto, o Ondas entrará ainda com toda estrutura e suporte na recepção para as aulas sob os cuidados do seu time de profissionais e outros professores voluntários.

Para Jojó de Olivença, idealizador do Projeto Ondas, é um privilégio muito grande poder participar de uma ação humanitária como essa, dando boas vindas a este grupo de ucranianos refugiados de guerra. Afinal, são famílias que vem de um sofrimento inimaginável por conta de toda a guerra e ainda se encontram longe de seus maridos que estão lá na frente de batalha.

“Queremos acima de tudo oferecer um momento de alegria, de lazer, de entretenimento, turismo e cultura aqui na nossa cidade. Tenho certeza que eles levarão um pouquinho da experiência do que é viver no Brasil interagindo com parte do povo brasileiro, aqui em Guarujá. Estamos de braços abertos para recebê-los e fazer deste um dia muito feliz e transformador tanto pra vida deles, como para a nossa”, afirma Jojó.

Ao todo são 26 pessoas. A maioria adolescentes e jovens. O mais novo com 11 anos, na sequência adultos e também idosos, sendo o mais velho com 72 anos. “Na verdade é praticamente apenas mulheres, com exceção das crianças que têm meninos e meninas. Porque os homens em idade adulta ficaram na Ucrânia. Então essas famílias estão aqui de forma parcial, pois estão longe de seus maridos, pais e filhos”, explica Denis.

A ideia

Certa vez, Denis Eleutério foi convidado para ministrar uma palestra em São José dos Campos, organizada por uma equipe da igreja da cidade, em um evento chamado Mesa de Treinadores, com vários profissionais de educação física, treinadores, coaches e pessoal da área da saúde.

Lá conheceu um treinador da Ucrânia, chamado Gilmar, que compartilhou sobre esse grupo de 9 famílias ucranianas, porque ele é treinador de time de futebol profissional lá no país e também radicado há mais de quinze anos.

Nesse ambiente, descobriu que a igreja da cidade foi quem trouxe todos os ucranianos para o Brasil, em parceria com a Global, e distribuiu em diferentes estados, dando total suporte a essas 24 pessoas

“Então essa parceria veio através do Gilmar, junto com a Global e eu, como CEO da Move On, um trabalho embrionário que que estou começando com a minha esposa onde a ideia e a proposta é conectar pessoas, valores e propósitos”.

Assim, Denis sugeriu trazer essa turma para uma experiência na praia, lembrando do Projeto Ondas para fazer o acolhimento. “Pé na areia, descalço, tomando um sol, tendo uma experiência do que é surfar, conhecendo um pouquinho de Guarujá, com um clima leve para que de alguma maneira eles no meio dessa dor, consigam sair daqui com essa marca positiva. Da recepção, da alegria e da descontração”, reflete.

Confira a programação que acontecerá nas areias da praia da Enseada, em frente ao Delphin Hotel (Av. Miguel Stefano 1295 – Enseada, Guarujá).

Dia 8 de março, quarta-feira (dia principal do evento)

– Das 8:30 às 9:30: check in no hotel

– Das 10h às 13:30: atividades na praia

– Das 13:30 às 15h: almoço

– Das 15h às 17h: outras atividades na praia, com surfe livre + coffee break

– Às 20h: jantar

Dia 9 de março, quinta-feira

– Período da manhã: atividades livre

– Período da tarde: city tour

Pelo desejo imenso de estar junto aos seus, as famílias voltam à Ucrânia no final de março.