Fim de semana no Rio

377 toneladas de lixo recolhidas

Companhia retira 377 toneladas de lixo das praias somente em um fim de semana e faz apelo por conscientização no Rio de Janeiro.

0
Operação de limpeza é reforçada.

A Comlurb recolheu 377 toneladas de resíduos das praias no último fim de semana (28 e 29), sendo: 124,6 toneladas das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, 126,2 toneladas das praias da Zona Sul, 84,1 toneladas das praias da Ilha do Governador, 32,1 toneladas do Piscinão de Ramos, 5,3 toneladas de Paquetá e 4,8 toneladas de Barra de Guaratiba.

A empresa faz apelo para que os frequentadores das praias cariocas façam o descarte de seus resíduos de forma ordenada, nos contêineres colocados em toda a orla da cidade, que conta hoje com 2.500 recipientes plásticos de 240 litros, fora as caixas metálicas de grande capacidade, colocadas estrategicamente em alguns pontos.

A companhia fez um planejamento de posicionamento dos contêineres para garantir que os pontos da orla com maior frequência de público recebam a maior quantidade de peças. A Comlurb iniciou, no dia 18 de janeiro, na Pedra do Leme, a ação de conscientização anual do projeto Praia Limpa.

Desde dezembro, a companhia já vem reforçando o serviço de limpeza com a operação Praia Limpa, realizada todo ano no verão com a ampliação do efetivo de garis e mais turnos de trabalho. A contribuição dos frequentadores para a manutenção da limpeza da praia é essencial. As ações de conscientização do Praia Limpa já passaram por Ipanema, Arpoador, Leblon e Recreio dos Bandeirantes. Neste fim de semana, elas foram realizadas na Barra da Tijuca (no Pepê, Posto 2) no sábado. As próximas estão previstas para as praias da Ilha do Governador e o Piscinão de Ramos.

O reforço do verão com o Praia Limpa mobiliza 600 garis por dia, trabalhando em até três períodos, incluindo a noite/madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas. Atualmente, o serviço foi incrementado com os novos tratores de praia com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, fazendo sua higienização e contribuindo para reduzir ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. O revolvimento além de ajudar na prevenção de microorganismos, retira resíduos de menor tamanho. Há seis anos que o equipamento não era usado na limpeza das praias.