Ilhabela e Ilha Grande

Comunidades isoladas

Autoridades de Ilhabela (SP) e Ilha Grande (RJ) proíbem a entrada de turistas como forma de evitar a propagação do coronavírus.

0
Praia de Dois Rios, um dos cartões-postais de Ilha Grande (RJ).Carlos Secchin
Praia de Dois Rios, um dos cartões-postais de Ilha Grande (RJ).

Considerada pelo jornal britânico The Guardian, como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete, que é habitada pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela (SP), decidiu proibir a entrada de turistas no local.

A medida foi tomada pelos moradores com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19 entre os moradores mais idosos do local, que só pode ser acessado por trilha ou pelo mar.

Segundo informações, pousadas, campings, bares e restaurantes da praia estarão fechados por tempo indeterminado. Os moradores entendem que sem turistas não há riscos dos moradores contraírem o coronavírus.

Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Ilhabela tomou o mesmo rumo e decidiu bloquear a entrada de turistas em todo o município. A medida foi tomada por meio de decreto, que restringe a entrada de veículos pela balsa. Entrada de pedestres também será restrita a moradores e trabalhadores do arquipélago.

Em Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), moradores fizeram nesta semana um bloqueio no mar para impedir que barcos com turistas atracassem em suas praias. O motivo foi o mesmo das demais comunidades caiçaras de Ilhabela, impedir que os turistas levem o risco do coronavírus às comunidades de caiçaras.

Pouco depois, a Prefeitura de Angra também determinou o fechamento do acesso de turistas à paradisíaca ilha da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Fonte Tamoios News e G1.