Cearense de Surf 2022

Eugênio na briga pelo título

Estreante Eugênio Alves vence etapa e entra na briga pelo título de Campeão Cearense Profissional.

0
Praia do Iguape é palco do Circuito Cearense de Surf 2022.

O terceiro dia do Iguape Pro, terceira etapa do Circuito Cearense de Surf 2022, que acontece na Praia do Iguape, município de Aquiraz, foi marcado pela definição de mais 7 categorias amadoras, Open, Sub 18 Fem, Sub 16, Sub 12, Sub 10, Sub 8 e Local.

Na principal categoria entre os amadores, a Open, destaque para Raoni Rocha, que mostrou um surfe muito potente para superar os adversários e faturar mais um troféu para a sua estante.

Em segundo lugar ficou o local de Paracuru Lailson Ferreira, que surfou muito mas, não foi capaz de superar o campeão. Adailo Santos e Pedro Rian completaram o pódio em terceiro e quarto colocados, respectivamente. Vale destacar que o nível dessa categoria está cada vez mais alto e qualquer um dos finalistas poderia ter saído do evento como campeão.

Raoni Rocha se dá bem na Open.

Na Sub 18 Feminino continua a dominância total da talentosa paraibana Ana Luiza, que com o resultado já se torna a Campeã Cearense da categoria por antecipação. Ana Luiza cada vez mais se destaca no cenário regional e nacional e em breve conquistará um lugar ao sol entre a gringas. Em segundo, e não menos talentosa, ficou a cearense Vitória Carneiro, com Gabriely Queiroz na terceira colocação e Rilary Silva em quarto.

Na Sub 16 o destaque foi a atuação de Pedro Rian, que mostrou todo o seu talento para superar Alessandro Costa, Jonathan Santos e John John, respectivamente segundo, terceiro e quarto colocados.

Entre Sub 12 o local da Praia da Taíba, Phelipe Silva, levantou a torcida com manobras fortes e radicais para conquistar o lugar mais alto do pódio. Nicolas Silva terminou em segundo, Kelyson Carneiro ficou em terceiro e Lucas Peixoto em quarto.

Na Sub 10 o destaque para Saymon Rocha, que venceu mais uma, com Francisco Willian em segundo, Lucas Peixoto em terceiro e Gabriel Silva na quarta colocação.

Saymon Rocha é o melhor na Sub 10.

A Sub 8 foi um capítulo a parte desse dia. Apresentando um nível de surfe acima de sua idade, Gabriel Nascimento mostrou estar em perfeita sintonia com as ondas e equipamento para dominar a bateria do início ao fim e sagrar-se campeão da categoria que atraiu todas as atenções dos presentes.

Foi um verdadeiro espetáculo ver os pequenos destemidamente enfrentar ondas maiores que eles e ainda executar manobras que muitos não arriscariam nem em dias de flat. Destaque também para a pequena Eloá Lima, que não se intimidou e competiu de igual pra igual com os meninos. Paulo Ricardo e Benjamim Noah completaram o show ficando em terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Na categoria Local, o grande campeão, mostrando profundo conhecimento das ondas, foi Luiz Silva, com Erenildo Silva, o Erê, em segundo, Gabriel Alves em terceiro e Adailo Santos em quarto.

Luiz Silva é campeão da categoria Local.

Categoria Profissional – A sexta-feira (11) terminou com a consagração do mais novo astro do surfe cearense. Estreante na categoria Profissional, Eugênio Alves mostrou todo o seu talento para superar grandes nomes do surfe cearense e nordestino e cravar seu nome no Hall dos Campeões que já venceram pelo menos uma etapa do Circuito Cearense de Surfe.

A grande final da principal categoria da competição foi um misto de experiência e renovação. Experiência com a participação de Edvan Silva, tetracampeão Cearense Pro e Rafael Venuto, outro nome consagrado do surfe alencarino, e renovação com a energia e jovialidade de Eugênio Alves e Luiz Demétrio.

Esse equilíbrio deu o tom da bateria mais acirrada dos dois primeiros dias da competição e ficou claro quando, até a metade da bateria, os quatro atletas estavam praticamente empatados. Foi quando o local da Praia do Icaraí, Eugênio Alves, desequilibrou pegando uma longa onda para a direita desferindo uma sequência de várias manobras para cravar um 7.25 pontos e saltar da quarta colocação direto para o lugar mais alto do pódio.

Com a vitória, Eugênio entrou na briga direta pelo Título do Circuito Cearense 2022, já que dos três líderes, apenas Edvan Silva chegou à final. “Estou muito feliz e só tenho a agradecer a Deus e a todos que me apoiam, minha família, meus amigos e todos que acreditaram em mim. Eu me profissionalizei esse ano e ainda não posso ter uma rotina de atleta profissional, já que acordo bem cedo todo dia para ir trabalhar e não tenho como treinar durante a semana. Apesar disso, eu acredito muito no meu potencial porque sei que o verdadeiro valor de qualquer pessoa está na sua educação, na maneira como você trata e cuida de sua família. É por isso que eu acredito que tudo vai dar certo e que no momento certo eu poderei me dedicar apenas ao surfe”, declarou o campeão.

Na segunda colocação ficou Rafael Venuto, que chegou a liderar a bateria colocando pressão no multicampeão cearense, Edvan Silva, que comemorou muito a terceira colocação e principalmente, a presença em mais uma grande final.

Na quarta colocação ficou o irreverente Luiz Demétrio, mais um representante dessa nova safra de grandes talentos que estão emergindo nos últimos tempos no surfe cearense. Apresentando um surfe moderno e fluido, Demétrio contagiou a torcida com sua presença energética e conquistou uma honrosa quarta colocação em um evento recheado de grandes nomes. Surfando sempre com um sorrido no rosto, Demétrio foi mais um destaque desse evento dentre os profissionais e certamente em muito breve, conquistará seu lugar ao sol.

Com os líderes Artur Silva e Glauciano Rodrigues, respectivamente primeiro e segundo do Ranking, perdendo antes das finais, a última etapa ganhou um ar quase dramático, pois apenas 15 pontos separam Artur Silva (2.085pts) de Glauciano (2.070pts). E como se isso já não bastasse, a disputa final será no quintal de casa de ambos os atletas, já que tanto Glauciano, quanto Artur são locais da Praia do Futuro.

Também não podemos perder de vista que, com a ausência do líder e vice-líder do ranking na grande Final da 3ª Etapa, outros atletas como o potiguar Daniel Costa, atual 5º colocado e Eugênio, o 4º na corrida pelo título, surgem com reais possibilidades de terminar o ano com um dos títulos mais cobiçados do surfe nordestino, o de Campeão Cearense de Surfe Profissional.

Ranking Profissional após 3 etapas

1º Arthur Silva- CE 2085 pontos
2º Edvan Silva- CE 2070
3º Glauciano Rodrigues- CE 1900
4º Eugenio Alves- CE 1770
5º Daniel Costa- RN 1510

Resultados

Profissional

1º Eugênio Alves
2º Rafael Venuto
3º Edvan Silva
4º Luiz Demétrio

Open

1º Raoni Rocha
2º Lailson Ferreira
3º Adailo Santos
4º Pedro Rian

Sub 18 Fem

1ª Ana Luiza (PB)
2ª Vitória Carneiro
3ª Gabriely Queiroz
4ª Rilary Silva

Sub 16

1º Pedro Rian
2º Alessandro Costa
3º Jonathan Santos
4º John John

Sub 12

1º Phelipe Silva
2º Nicolas Silva
3º Kelyson Carneiro
4º Lucas Peixoto

Sub 10

1º Saymon Rocha
2º Francisco Willian
3º Lucas Peixoto
4º Gabriel Silva

Sub 8

1º Gabriel Nascimento
2ª Eloá Lima
3º Paulo Ricardo
4º Benjamim Noa

Local

1º Luiz Silva
2º Erenildo Silva
3º Gabriel Alves
4º Adailo Santos