We Are One Ocean

WSL reduz emissão de carbono

A redução de 49% em emissões de carbono é um dos vários resultados referentes ao impacto da campanha We Are One Ocean, que envolve uma série de iniciativas comunitárias nas etapas do Championship Tour (CT) pelo mundo.

0
Tatiana Weston-Webb participa de ativação do WAOO em Teahupoo, Taiti.

A World Surf League (WSL) e a WSL PURE, organização sem fins lucrativos da WSL, anunciam o impacto de sua campanha global We Are One Ocean (WAOO) sobre a temporada 2022 da competição Championship Tour (CT): redução em 49% das emissões de carbono se comparado a 2018; educação de mais de 35.000 jovens em todo o mundo sobre gestão cultural e ambiental; coleta de 100 toneladas de plástico apenas nos rios da Indonésia; e conservação de 347.291 hectares de terra, incluindo proteção de longo prazo para ondas icônicas e ecossistemas de surfe em Playa Hermosa, na Costa Rica, e em Grajagan Bay, Java, Indonésia.

Como parte da We Are One Ocean, a WSL PURE financia um programa anual de subsídios para apoiar organizações sem fins lucrativos, com foco em melhorar a saúde dos ecossistemas oceânicos globais, ao mesmo tempo em que apoia os meios de subsistência e as culturas das pessoas que dependem deles.

As doações deste ano beneficiaram projetos que restauraram ecossistemas, reduziram a poluição por plásticos marinhos e desencadearam ações climáticas. Entre os favorecidos está a SOS Mata Atlântica, do Brasil, que agora terá o surfista brasileiro Filipe Toledo, campeão mundial de surfe da WSL (2022), como representante do Pacto Trinacional pela Mata Atlântica – criado com o objetivo de reflorestamento, a partir da união de três países: Argentina, Paraguai e Brasil.

Essa é uma das primeiras bandeiras da Restauração Mundial do Programa Ambiental das Nações Unidas. “É uma honra poder ser o representante de uma causa tão nobre e tão importante para o nosso planeta. Espero que eu possa influenciar e ser espelho para muitas pessoas e nações a cuidarem da nossa natureza”, afirma Filipe.

Outro favorecido pela doação do WSL PURE obteve reconhecimento significativo por seu trabalho, a SeaForester, organização que desenvolve novas tecnologias para plantar e restaurar florestas de algas para melhorar a saúde marinha e capturar carbono, indicada como finalista no Prêmio Earthshot, concedido pelo Reino Unido. Entre os demais projetos beneficiados deste ano estão: Na Kama Kai (Havaí), Native Like Water (EUA), Surf Conservation Partnership (Indonésia), Regeneration Surf Coalition (Portugal) e JBay Surf Alliance (África do Sul).

Sobre a We Are One Ocean (WAOO) – Lançada em 2021, a WAOO é uma campanha global liderada pela WSL para inspirar a comunidade de surfe a proteger e conservar nosso oceano. Seu foco é proteger e conservar os ecossistemas do surfe em todo o mundo, por meio da restauração costeira, ações climáticas e redução da poluição plástica.

Durante a temporada 2022 do Championship Tour, a WAOO fez parcerias com comunidades locais, povos indígenas, surfistas e uma coalizão de mais de 100 organizações para liderar iniciativas em cada local em que há etapas do CT. Um deles foi Saquarema (RJ), onde ocorre a Rio Pro, que com a assessoria da Boomerang Soluções Ambientais na área de Gerenciamento de Resíduos, e uma série de medidas e ações, recolheu 1,2 tonelada de lixo reciclável, envolvendo centenas de crianças em ações ambientais, como no plantio de 100 mudas de vegetação nativa da região, recompondo o ecossistema de restinga da praia de Itaúna. Além das iniciativas ao redor do mundo, como o plantio de espécies costeiras nativas no Havaí, a remoção de plástico dos cursos d’água na Indonésia e a restauração de ecossistemas de corais no Taiti.

Desde 2018, a WSL se mantém comprometida a desenvolver uma série de compromissos de sustentabilidade que definiram o padrão para esportes profissionais globais, incluindo tornar-se neutro em carbono, eliminar plásticos de porção única em eventos e investir em comunidades locais.

“Estamos muito orgulhosos do impacto que entregamos este ano em parceria com WSL PURE, a coalizão WAOO, nossos surfistas do WSL CT e nossos funcionários globais”, diz Emily Hofer, diretora de pessoal e propósito da WSL. “Nosso objetivo é iniciar um movimento positivo e inspirador para proteger nosso recurso mais precioso, nosso único oceano. Nosso trabalho mais importante ainda está no horizonte”.

“A conexão entre os surfistas e o oceano é profunda – um sentimento tão intenso, que palavras não podem fazer justiça. Como as mudanças climáticas e a destruição do habitat ameaçam tantos lugares, esse vínculo é uma das ferramentas mais poderosas em nosso arsenal de conservação. Estamos empolgados com nossa parceria com a World Surf League, trabalhando juntos para mobilizar a paixão dos surfistas para proteger ecossistemas marinhos insubstituíveis”, afirma M. Sanjayan, CEO da Conservation International, que co-fundou a Surf Conservation Partnership We Are One Ocean é apoiado pela Shiseido, como parte do PROJETO SHISEIDO BLUE, que promove a conservação dos oceanos por meio de iniciativas como limpeza de praias e plantio em dunas de areia para proteger as costas.

Sobre a World Surf League – A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL Wave Co, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros.