North Devon

Nova Reserva Mundial

North Devon, no Reino Unido, é anunciada como a 12ª Reserva Mundial de Surfe do mundo.

0
North Devon é anunciada como a 12ª Reserva Mundial de Surfe do mundo.Maíra Pabst
North Devon é anunciada como a 12ª Reserva Mundial de Surfe do mundo.

North Devon tornou-se o 12º local do mundo a ser selecionado como Reserva Mundial de Surf, uma designação internacional que reconhece e celebra as praias de surfe de excelente qualidade da região e reúne a comunidade local e especialistas em ações para protegê-las.

A área tem sido reconhecida não só pela sua alta qualidade e diversidade de ondas, mas também pela beleza natural única de seus arredores, sua cultura de surfe profundamente enraizada e histórica e sua importância para a comunidade em geral.

North Devon junta-se a uma lista exclusiva de Reservas Mundiais de Surfe, que inclui Malibu e Santa Cruz na Califórnia, Ericeira em Portugal, Gold Coast, Manly e Noosa na Austrália, Punta de Lobos no Chile, Huanchaco no Peru, Guarda do Embaú no Brasil e Baía de Todos Santos no México.

“Nosso foco principal é cuidar da qualidade das próprias ondas e preservar os ecossistemas que as produzem”, disse Adam Hall, surfista local e cofundador da Surfing Reserve em North Devon. “Os pontos de surfe precisam ser celebrados, reconhecidos e protegidos da mesma forma que protegemos e reconhecemos belos parques nacionais como Exmoor.”

Qualidade das ondas é apenas um dos fatores considerados para se estabelecer uma Reserva.Save The Waves
Qualidade das ondas é apenas um dos fatores considerados para se estabelecer uma Reserva.

O programa World Surfing Reserves (WSR) foi lançado em 2009 pela Save The Waves Coalition, com sede na Califórnia, uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a proteger os ecossistemas de surfe em todo o mundo. Este modelo pioneiro obteve sucesso comprovado.

“Estamos muito satisfeitos em receber North Devon como Reserva Mundial de Surf ao lado de outros locais icônicos de surfe protegidos em todo o mundo”, disse Nik Strong-Cvetich, CEO da Save The Waves. “Esperamos que esta designação ajude a dar mais voz aos surfistas nas decisões que irão impactar o belo litoral de North Devon e proteger uma gama tão diversificada de ondas”.

Cada Reserva estabelece um Conselho de Manejo Local para desenhar um plano de ação – “Plano de Manejo” – que visa melhorar a conservação do litoral e das ondas. Em North Devon, o grupo inclui organizações locais, como a Biosfera da UNESCO de North Devon e a Area of ​​Outstanding Natural Beauty (AONB), grupos ambientais como Surfers Against Sewage, grupos comunitários locais, clubes de surfe, empresas de praia locais e proprietários de terras, todos se unindo para trabalhar em direção a objetivos acordados e ideais compartilhados.

Pela primeira vez, as comunidades locais de surfe terão voz nos processos de tomada de decisão que afetam a costa norte de Devon.

O objetivo é proteger as ondas e a experiência de surfe de ameaças como desenvolvimento costeiro prejudicial, qualidade e poluição da água, acesso limitado à costa, mudanças climáticas e uma série de outros fatores que afetam os delicados ecossistemas dos quais as ondas de qualidade dependem.

A North Devon World Surfing Reserve cobre uma zona de surfe de classe mundial que se estende por aproximadamente 30 quilômetros de costa. Sua alta densidade de surfe excepcional, em picos icônicos como Croyde, Saunton, Woolacombe e Lynmouth, atende a surfistas de iniciantes a especialistas e uma variedade de estilos de surfe.

A Reserva é a primeira do tipo no Reino Unido e apenas a segunda na Europa. É também a primeira Reserva Mundial de Surfe de águas frias, com muitas das melhores ondas chegando no inverno. É intenção dos organizadores que a implementação bem-sucedida deste modelo em North Devon possa ser replicada por outras áreas costeiras do Reino Unido para proteger suas próprias ondas e praias e, finalmente, alcançar o status de Reserva de Surfe.