Litoral Norte de SP

Chuvas provocam alagamentos

Litoral norte de São Paulo tem registro de chuva persistente nesta terça-feira em São Sebastião e Caraguatatuba, segundo a Defesa Civil do estado.

0

Chuvas intensas que atingem o estado de São Paulo causam alagamentos em partes do litoral norte, inclusive no município de São Sebastião, que há três meses registrou 64 mortes por causa de fortes temporais. No litoral norte, há registro de chuva persistente em São Sebastião e Caraguatatuba, segundo a Defesa Civil de SP.

Em São Sebastião, um trecho da rodovia Rio-Santos ficou alagado, segundo o prefeito do município.

O rio que passa por dentro do bairro de Juquehy, um dos mais afetados nas chuvas de fevereiro, transbordou, ainda segundo o prefeito. O bairro de Vila Sahy, que teve vítimas na tragédia de fevereiro, também registrou pontos de alagamento.

A previsão é de que 175 milímetros de chuva caiam na região até o fim do dia, segundo a prefeitura.

“Infelizmente estamos sofrendo mais um impacto de grandes chuvas aqui na cidade. A Defesa Civil Municipal, Polícia Municipal, Bombeiros, Polícia Militar e SAMU estão em alerta máximo para atender as ocorrências”, disse Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião.

Aulas foram suspensas em duas escolas públicas da região: Escola Municipal Nair Ribeiro e EMEI Branca de Neve. Três unidades de saúde também tiveram atendimento suspenso por causa das dificuldades de acesso: Barra do Sahy, Juquehy 1 e 2.

Um alerta emitido pela Defesa Civil de São Paulo apontou que a Baixada Santista, os litorais norte e sul e o Vale do Ribeira são pontos com previsão de chuva forte e contínua ao longo do dia.

São Sebastião, Caraguatatuba e Litoral Sul

Cidades do litoral sul paulista estão em estado de alerta em razão de fortes chuvas previstas para esta semana. Na região, segundo a Defesa Civil, os acumulados nos próximos dias podem passar de 100 mm.

Em São Sebastião, no litoral norte do estado, cidade mais atingida pela tragédia das chuvas de fevereiro, a prefeitura colocou equipes nas ruas para atender quaisquer possíveis ocorrências desde a noite desta segunda (12).

Somente na região de Juquehy foram registrados 114,2 mm de chuva nas últimas 24 horas.

A Barra do Sahy, local mais afetado pelos temporais de fevereiro, registrou alagamentos na manhã desta terça (13). Em publicação no Twitter, o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), mostrou a situação. Os moradores do local, além de outras áreas de risco, são incentivados a deixar suas residências.

Em razão de deslizamento de terra que atingiu a pista, trecho da rodovia Rio-Santos foi interditado, também de acordo com Augusto. Ele também mostrou o cenário nas redes.

No Guarujá, na Baixada Santista, a prefeitura emite, desde segunda, alerta de chuvas e ventos fortes, intensificando a necessidade de atenção nas áreas de risco, como morros. Os moradores são avisados da situação via SMS. Por enquanto, segundo acompanhamento realizado pela Defesa Civil, não há necessidade de retirar moradores de suas casas.

Caraguatatuba, no litoral norte, também está em alerta. Preocupada com as chuvas, a administração da cidade fiscaliza os bairros e envia mensagens à população via redes sociais. Até a publicação deste texto não havia pontos alagados.

Fonte UOL