Garopaba / Imbituba

Bandeira vermelha no Sul

Relatório apresenta aumento do número de locais impróprios para banho em Garopaba e Imbituba (SC).

7
Praia do Porto, em Imbituba, continua sem condições adequadas para banho.

A cidade de Garopaba (SC) acaba de perder o título de água 100% própria para banho. No Relatório de Balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado no dia 10 de janeiro, dois dos quatro pontos analisados da Praia do Centro encontram-se impróprios.

Além disso, o relatório divulgou também o aumento para quatro pontos de Imbituba que não estão dentro dos parâmetros de balneabilidade.

A Praia do Porto, que já havia sido declarada imprópria no relatório de dezembro, continua sem condições adequadas. A novidade fica por conta da Praia da Ribanceira, o canto esquerdo do molho central da Praia do Porto e a Lagoa de Ibiraquera, próximo à boca da barra, que foram consideradas inapropriadas.

A Praia da Vila, analisada em dois pontos, a Praia de Ibiraquera e as proximidades do navio encalhado na Praia do Porto seguem em condições de banho. Siriú e Lagoa da Ferrugem também têm condições adequadas para banho.

Medidas a serem tomadas Procurado pela reportagem do site Garopaba Mídia, o Secretário de Meio Ambiente de Imbituba, Paulo Marcio de Souza diz que as chuvas da última semana de 2017 foram a principal razão para o aumento de pontos impróprios para banho no litoral catarinense.

“Independentemente disso, não podemos ficar culpando A ou B, temos que encarar o problema de frente e tomar medidas enérgicas. Nos últimos anos, houve um crescimento desgovernado no entorno da lagoa e isso com certeza contribui para esse fato. Nessa semana, todos os técnicos da SEMA, estão focados em fazer os levantamentos técnicos necessários para que possamos iniciar os trabalhos o quanto antes, bem como também iremos intensificar as fiscalizações”, diz a nota.

A Fatma disponibiliza mensalmente a pesquisa de balneabilidade em todas as praias do Santa Catarina com busca pelo município e visualização no mapa.

Fonte Glaucia Rosa Damazio / Garopaba Mídia