Instituto Argonauta

Balões impregnam litoral

Balões utilizados em evento organizado por shopping de São Paulo vão parar nas praias de São Sebastião e Ubatuba.

0
Técnicos tentam entender como balões chegaram às praias do litoral norte paulista.

Dentre as atividades realizadas pelo Instituto Argonauta está o monitoramento diário das praias do litoral norte do estado de São Paulo, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Na manhã do dia 14 de junho (quinta-feira) foram encontrados cerca de 35 balões nas praias de São Sebastião. Na maioria deles havia a inscrição #patiofashionday.

Ao realizar uma busca na internet os técnicos se surpreenderam com o fato do evento ter acontecido no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo (capital) no dia 13 de junho, dia anterior ao encontro dos balões.

Agora os técnicos estão tentando entender como esses balões chegaram às praias de São Sebastião. “A hipótese mais provável é que eles foram trazidos pelo vento de São Paulo até a costa, aonde caíram no mar e foram levados de volta à praia”, relata o oceanógrafo Hugo Gallo, Presidente do Instituto.

O Instituto Argonauta entrou em contato com o shopping Pátio Higienópolis por telefone e e-mail e os responsáveis mostraram-se surpresos e esclareceram que “os balões foram utilizados somente para decoração fixa no evento, sem a liberação proativa no céu ou a sua distribuição aos clientes como mecanismo de marketing”.

Nos dias 15, 16 e 17, mais balões foram encontrados, alguns eram de personagens infantis e muitos deles tinham formato de coração, estes, possivelmente utilizados para decoração de vários eventos no dia dos namorados, o que pode explicar a amplitude da área na qual foram encontrados: Santiago, Guaecá, Boiçucanga, Boracéia, Toque-toque e Juqueí (São Sebastião), Enxovas (Ilhabela), Enseada, Sununga, Puruba e Ubatumirim (Ubatuba)

O impacto do lixo na fauna marinha é bastante conhecido. Inclusive o Instituto Argonauta já registrou casos de tartarugas-marinhas que haviam ingerido bexigas e outros plásticos.

Os balões, assim como canudinhos, copos descartáveis e sacolas plásticas estão entre os tipos de resíduos plásticos que devem ser combatidos, pois são utilizados por poucos minutos, impactam o meio ambiente por séculos e podem ser facilmente substituídos por alternativas duráveis e ecológicas.

Para saber mais, acesse o site Instituto Argonauta.