2022

Oceanos têm ano mais quente da história

Ano de 2022 tem as temperaturas mais quentes já registradas nos oceanos, mostra análise.

0
Ciclos de energia e água foram alterados.

A temperatura dos oceanos em 2022 foi a mais quente já registrada. O alerta consta em relatório elaborado por uma equipe internacional de cientistas, e divulgado nesta quarta-feira (11). Segundo o documento, os mares absorveram cerca de 10 zettajoules a mais de calor no ano passado do que em 2021, o que equivale a cada pessoa na Terra usando 40 secadores de cabelo o dia todo, todos os dias.

“Os ciclos de energia e água da Terra foram profundamente alterados devido à emissão de gases de efeito estufa pelas atividades humanas, levando a mudanças generalizadas no sistema climático”, apontaram os especialistas no relatório Another Year of Record Heat for the Oceans (Mais um Ano de Calor Recorde para os Oceanos, em tradução literal).

Mais de 90% do excesso de calor retido pelas emissões de gases de efeito estufa é absorvido nos oceanos, e registros feitos a partir de 1958 revelam um aumento significativo da temperatura das águas, com aceleração após 1990. Ao que tudo indica, os oceanos agora estão em seu ponto mais quente em mil anos, e aquecendo mais rápido do que em qualquer outro momento nos últimos 2.000 anos, destaca o jornal britânico The Guardian.

“Medir a temperatura dos oceanos é a maneira mais precisa de determinar o quão desequilibrado está o nosso planeta. Estamos tendo um clima mais extremo por causa do aquecimento dos oceanos e isso tem consequências tremendas em todo o mundo”, afirmou o professor John Abraham, da Universidade de St. Thomas, dos Estados Unidos, e parte da equipe de estudo.

Eventos climáticos extremos

O professor Michael Mann, da Universidade da Pensilvânia, também parte da equipe, complementou que “oceanos mais quentes significam que há mais potencial para eventos de precipitação maiores, como vimos no ano passado na Europa, Austrália e atualmente na costa oeste dos Estados Unidos”.

Segundo ele, a análise mostrou uma camada cada vez mais profunda de água quente na superfície do oceano. “Isso leva a uma intensificação maior e mais rápida dos furacões – algo que também vimos no ano passado – uma vez que os ventos não produzem mais ventos frios sub- águas superficiais que, de outra forma, amorteceriam a intensificação”.

Como destaca The Guardian, as temperaturas da superfície do mar são uma grande influência no clima mundial. O que acontece é que oceanos mais quentes ajudam a sobrecarregar o clima extremo, levando a furacões e tufões mais intensos e mais umidade no ar, que provoca chuvas e inundações mais fortes. A água mais quente também se expande, elevando o nível do mar e colocando em risco as cidades costeiras.

Relatório internacional

Para realizar a pesquisa, publicada nesta quarta-feira (11), os cientistas internacionais usaram dados de temperatura coletados por uma variedade de instrumentos nos oceanos e combinou análises separadas feitas por equipes chinesas e americanas para calcular o conteúdo de calor dos 2 mil metros superiores, onde ocorre a maior parte do aquecimento.

Os estudiosos também avaliaram a salinidade, que, junto com a temperatura, determina a densidade da água e é um fator vital para a circulação oceânica. Um índice da variabilidade da salinidade nos oceanos atingiu um recorde em 2022, mostrando a amplificação contínua do ciclo hidrológico global.

O The Guardian aponta que outra característica importante dos oceanos é a estratificação (divisão da água do oceano em camadas, com base na densidade). Que ficou mais forte – isso restringe a mistura de águas mais profundas, mais frias e mais ricas em nutrientes com águas superficiais. Em 2022, esse processo se intensificou, trazendo “consequências científicas, sociais e ecológicas importantes”. Para diminuir esses efeitos, encerra a reportagem, será preciso que a humanidade alcance emissões líquidas zero.