The Allman Brothers Band

Ao vivo no Fillmore East, 1970

Allman Brothers ao vivo no Fillmore East, gravado em 1970, é o ponto alto da carreira de uma das bandas mais importantes dos Estados Unidos.

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Este show antológico do grupo americano The Allman Brothers foi gravado no Fillmore East em 1970 e hoje, 52 anos depois, é um dos registros mais emblemáticos do rock blues branco desta banda dos irmãos Greg (vocal e teclado) e Duane (guitarra), ambos já mortos.

O filme infelizmente não traz o show completo que faz parte de um álbum duplo, mas inclui as essenciais In Memory of Elizabeth Reed e Whippin’ Post, música que seria gravada pelo guitarrista Frank Zappa nos anos 80, depois de ser pedida por um fã durante um show na Suécia.

Zappa então teria obrigado a banda a ensaiar Whipping Post por vários anos seguidos sob a alegação de que eles teriam que saber interpretar caso algum fã pedisse novamente. Não foi o caso, e a música acabou fazendo parte de dois álbuns, Them or Us, de estúdio, e Does Humour Belongs In Music, ao vivo.

Nota da redação Precisa estar logado no Spotify para ouvir as músicas do playlist abaixo na íntegra.

A trágica história do Almann Brothers (Por Dave Ling, Classic Rock, 2019) Assim como tudo parecia estar dando certo para os Allman Brothers, drogas, mortes e desintegração levaram o sonho ao esquecimento.

Os Allman Brothers estão tocando Layla com uma postura fluida, visivelmente alerta aos padrões de mudança da música. No lado esquerdo do palco, a figura diminuta de Gregg Allman fica presa entre o órgão Hammond e o gabinete Leslie atrás de sua cabeça.

Ele se inclina para o microfone, com os cabelos loiros balançando em volta dos ombros. Sua voz lamentosa e rouca ainda tem essa vantagem convincente, não afetada pela devastação do tempo, apesar de outras devastações.

Na parte de trás do palco estão outros dois membros originais: os bateristas Butch Trucks e Jaimoe, com 35 anos de telepatia rítmica. Como se isso não bastasse, há outro percussionista, Marc Quinones – apenas uma dúzia de anos na banda – tocando congas no centro do palco.

O guitarrista Warren Haynes, que ingressou na banda há 14 anos, parece atuar como ponto de apoio musical da banda, enquanto o baixista Oteil Burbage surfa a onda do ritmo. E escondido pelos percussionistas está um garoto alto e magro, com longos cabelos loiros em um rabo de cavalo, absorvido em sua guitarra, emitindo o mesmo tom de “pássaro chorando” de Clapton no original Layla, gravado em 1970.

Naquela época, era outro garoto magro e de cabelos compridos, Duane Allman; hoje à noite é o sobrinho de 23 anos, de Butch Trucks, Derek Trucks.

“Essa é apenas a segunda vez que tocamos e foi a melhor delas”, revela Gregg na tarde seguinte em sua suíte de hotel. “Foi ideia de Butch – e uma ótima ideia, devo dizer”, e ri com seu suave sotaque sulista, uma pitada do charme que se mostrou irresistível ao longo dos anos.

Butch e Gregg estavam entre os presentes em um dia de setembro de 1970 no estúdio Criteria de Miami, quando Duane sugeriu acelerar o riff triste com o qual Clapton estava brincando e depois criou o riff mágico de sete notas.

“Acho que a maioria de nós estava lá”, diz Gregg, recostando-se no sofá. “As pessoas estavam pra lá e pra cá… Faz três décadas e… eu não sei.” Mas você não esquece um riff assim tão fácil.

“Não, você realmente não sabe.” Ele se inclina para frente e sacode o gelo em seu copo. “Há alguns momentos que eu lembro. Foi nessa época que Clapton passou de uma SG para a Fender, e meu irmão pegou uma Gibson – é claro. E então… ufa!”

“Mas eu ainda acho que Clapton fica melhor tocando aquela Gibson – todas as coisas que ele fez com John Mayall e Cream”. Era exatamente aquela coisa fluida, cara: a SG, aqueles pequenos humbuckers e suas mãos.

Quando Clapton se juntou a Duane Allman para as importantes sessões de gravação do álbum Layla, os Allman Brothers estavam ocupados se tornando a banda ao vivo mais quente da América. Duane e seu irmão Gregg, um ano mais novo, haviam sido criados em Nashville por sua mãe, e numa antecipação ameaçadora do futuro, seu pai havia sido morto por um mochileiro que roubou sua casa.

Ironicamente, foi Gregg quem primeiro pegou a guitarra. No começo, Duane estava mais interessado em motos. Mas, quando Gregg se converteu, em um show de B.B. King, ao conhecer o órgão Hammond B3, Duane já tinha menos graxa e mais calos nos dedos da mão esquerda.

A família Allman havia se mudado para Daytona Beach, Flórida, e os irmãos tocavam em bandas locais até terminar os estudos em 65. Eles então formaram o Allman Joys e excursionaram pelo circuito local, tocando rhythm and blues influenciados por grupos britânicos como The Yardbirds, The Spencer Davis Group e, é claro, Cream. Eles então tiveram uma breve e desastrosa experiência na badalada Los Angeles, como The Hour Glass, vestidos com roupas psicodélicas e presos em um contrato com a gravadora, quando, na verdade, tudo o que eles queriam era só tocar.

A única coisa boa dessa má viagem ocorreu enquanto Duane estava gripado. Ele passou duas semanas inteiras desenvolvendo uma impressionante técnica de slide usando o frasco de vidro do remédio Coricidin.

Dali em diante, ele mal podia se separar da guitarra ou do Coricidin. Ou, como Duane respondeu ao lendário John Hammond (o homem que produziu Aretha Franklin, Bob Dylan e Bruce Springsteen) quando perguntou como ele havia ficado tão bom: “Cara, eu aproveitava todas as noites, por três anos, para praticar”.

Enquanto Gregg permanecia na costa oeste, contratualmente vinculado a um álbum solo, em 1968 Duane voltou para a Flórida e se juntou novamente a bandas locais, incluindo a Second Coming obcecada por Cream, que já tinha seu próprio guitarrista Dickey Betts e o baixista Berry Oakley.

Duane também deu um tempo quando foi contratado para gravar com Wilson Pickett e a banda Hourglass. Ele sugeriu a Picket regravar Hey Jude, dos Beatles, ensinou a banda os arranjos e criou um solo sublime.

O single vendeu um milhão de cópias e Duane foi subitamente reconhecido como grande músico de estúdio. Mas ele estava ansioso para formar uma banda. E foi Phil Walden, que lhe deu a oportunidade, sugerindo-lhe para formar um trio e vir a Macon, na Geórgia, para gravar pelo seu recém-formado selo Capricorn.

Duane estava tão empolgado que apareceu com uma banda de seis integrantes, tendo recrutado Betts e Oakley do The Second Coming, dois bateristas de estúdio com quem ele tocara – Jai “Jaimoe” Johanson e Butch Trucks, além de chamar Gregg de volta de La La Land.

Gregg ri ao pensar que foi o último a se juntar aos Allman Brothers:

“Lembro-me de entrar na sala, e havia dois conjuntos de bateria montados e Duane estava enfiando a letra de Trouble No More de Muddy Waters na minha mão dizendo: “há duas batidas extras no final de cada compasso”. “Acabei de chegar após dirigir atravessando o país e não estou pronto para isso”. Eu disse: “acho que não posso fazer isso”. E ele começou a dizer: “Seu pequeno idiota”, para mim na frente de todos aqueles caras que eu nem conhecia. Então, peguei a letra da mão dele e disse: ‘Chute essa porra”.

Agora havia uma saudável rivalidade entre os irmãos para adicionar à música inebriante que a banda estava trabalhando no apertado apartamento de dois quartos em Macon. Eles desciam a rua até o cemitério, e tocavam ao lado de uma lápide gravada como In memory of Elizabeth Reed, alimentados por uma combinação de vinho, maconha e cogumelos mágicos que se tornariam o logotipo da banda.

Como uma iniciação pela irmandade, cada membro da banda tatuou um cogumelo na perna – certamente mais romântico do que reunir caranguejos na turnê do Texas, alguns meses depois.

Seu primeiro álbum, The Allman Brothers Band, em 1969, lançou as bases para um novo estilo de rock. Misturando blues, com um toque soul jazzístico, e uma nova vibração sulista (em oposição ao ritmo reacionário dos caipiras), caracterizada pelos vocais rudes e sinceros de Gregg, as linhas duplas de guitarra que variavam de gentis dedilhados ao toque frenético junto ao pulsar percussivo implacável.

Eles demonstraram seu lado psicodélico nos lânguidos da suntuosa Dreams antes de finalizar o álbum com a empolgante Whipping Post. Tendo feito o álbum que queriam, os Allman Brothers embarcaram em uma maratona para promovê-lo.

Nos dois anos seguintes, eles fizeram 500 shows surpreendentes e efetivamente viveram na estrada, parando apenas para se juntar a Eric Clapton no álbum Layla de Derek & The Dominos e para gravar o segundo álbum, Idlewild South.

O segundo álbum dos Allmans foi ainda melhor que o primeiro, graças ao produtor Tom Dowd, que captou a essência da energia bruta da estrada. Dickey Betts também apareceu com duas pedras preciosas: Revival e a imponente In Memory Of Elizabeth Reed (a favorita do cemitério), que rapidamente passou a ter mais do que o dobro de sete minutos de duração quando tocada ao vivo.

E no palco era onde os Allmans brilhavam todas as noites por duas a três horas, um show de encanto que começava uma trajetória diferente a cada noite, dependendo da química entre eles e dos produtos químicos dentro deles.

No futuro, Enlightened Rogues (espertos iluminados) seria a descrição, por Duane, da banda e da equipe de estrada, e eles viveram a vida de foras da lei do rock’n’roll ao máximo – em uma velocidade para entorpecer o tédio e a exaustão de viajar, e depois ajeitar o humor com uma mistura de produtos farmacêuticos que variavam de psicodélicos a opiáceos.

Mas era uma estratégia de alto risco. O primeiro a explodir foi Twiggs, o gerente de tour, que puxou uma faca para um dono de clube em Buffalo, que se recusava a pagá-los após um show. Na luta que se seguiu, o proprietário foi esfaqueado e morreu. Twiggs foi acusado de assassinato em primeiro grau.

Outro roadie foi baleado na coxa por um policial de folga em Macon por “resistir à prisão depois de recusar uma multa por excesso de velocidade”. A banda também já esperava uma apreensão de drogas ocorrer.

Depois de uma batida em Nova York, quando jogaram um pacote contendo heroína pela janela do carro no momento em que estavam sendo revistados por um policial (e voltaram para resgatá-la), a sorte acabou no Alabama em março de 1971, quando a polícia encontrou maconha, PCP e heroína na van da banda.

Todos os membros da banda mais três roadies enfrentavam sentenças de prisão, até que algumas barganhas jurídicas os colocaram em liberdade provisória. Mas, estranhamente, Twiggs foi considerado inocente de sua acusação de assassinato por motivo de insanidade, depois de uma performance induzida por metadona.

Isso permitiu à defesa provar que qualquer pessoa razoável ficaria louca ao trabalhar para os irmãos Allman. Após seis meses em uma instituição de saúde mental, Twiggs conseguiu retomar seu emprego anterior.

Mas a música continuava melhorando. E o álbum gravado antes do problema no Alabama, Live At The Fillmore East, era forte candidato ao melhor álbum ao vivo já feito.

Com gravações retiradas de quatro longos sets, a banda estava em uma forma fascinante, rasgando canções como Statesboro Blues, Stormy Monday e You Don’t Love Me com 20 minutos antes de encerrar com uma versão de 22 minutos de Whipping Post.

Live At The Fillmore foi o avanço que a banda e a gravadora estavam procurando, vendendo meio milhão de cópias alguns meses após seu lançamento em julho de 1971. A capa do álbum mostra a banda, que odiava posar para fotos, na frente de seus equipamentos, embalados e prontos para a estrada.

Todos estão rindo, particularmente Gregg, que está apontando para um Duane de aparência presunçosa, com as mãos entrelaçadas na virilha, escondendo um saco de cocaína que ele acabara de receber de um “amigo” que passava.

Quando a banda saiu da estrada em outubro de 1971, eles estavam completamente esgotados. Então terminaram algumas músicas para o próximo álbum, mas ficou claro que precisavam de descanso, recuperação e desintoxicação. O último item não ocorreu, então eles se concentraram no primeiro.

Em 29 de outubro, montando sua amada Harley Davidson em Macon, Duane desviou para evitar um caminhão que se aproximava e derrapou com a moto caindo em cima dele, morrendo três horas depois em razão de ferimentos internos.

Dizer que a banda estava emocionalmente despreparada é um eufemismo. Berry Oakley destruiu seu carro no caminho de volta do hospital. A esposa de Gregg, Shelley, destruiu o dela dois dias depois. Os cinco membros restantes da banda tocaram no funeral. Eles lidaram com o ocorrido a base de sedativos e voltando à estrada. Suas vidas domésticas, especialmente a de Gregg, eram voláteis demais para ficar em casa.

Duane havia participado de todo o próximo álbum, Eat A Peach, incluindo Mountain Jam de 33 minutos baseada em First There Is A Mountain, de Donovan, além de três faixas que havia produzido no estúdio.

Naturalmente, a tragédia aumentou o interesse pela banda, e o álbum alcançou o Top Five quando foi lançado no início de 1972. Mas a banda ainda estava sem rumo, mesmo depois de terem trazido o jovem pianista Chuck Leavell, já que adicionar outro guitarrista era algo nunca considerado.

Felizmente, Dickey Betts aceitou o desafio musical e criou duas músicas excelentes para o álbum Brothers And Sisters – a maravilhosa balada country Ramblin’ Man, que foi o primeiro e maior sucesso dos Allmans, e a instrumental Jessica (usada como tema no programa automobilístico de TV Top Gear). Mas antes que eles pudessem terminar o álbum, Berry Oakley esmagou sua moto em um ônibus.

A princípio, ele se levantou e seguiu atordoado. Mas em casa, começou a delirar, morrendo no hospital algumas horas depois de hemorragia cerebral. A autópsia revelou o dobro do limite legal de álcool no sangue.

A morte de Oakley aconteceu um ano e uma semana após a de Duane, e os acidentes ocorreram a menos de um quilômetro e meio. Ambos tinham 24 anos. Berry foi o mais afetado pela morte de Duane. Os dois foram enterrados juntos, não muito longe de Elizabeth Reed.

Entorpecida, a banda continuou, recrutando para o baixo, Lamar Williams, amigo de Jaimoe, e teve o ano de maior sucesso de todos os tempos em 1973, quando o álbum Brothers And Sisters liderou as paradas por cinco semanas e os shows aumentaram em proporção, culminando no Festival de Watkins Glen, no norte do estado de Nova York, com 600 mil pessoas.

Havia apenas três bandas na lista: The Grateful Dead que tocou por cinco horas, The Band e Allman Brothers por três horas cada, depois todos voltaram para uma jam e tocaram por mais 90 minutos.

O sucesso não conseguia encobrir as rachaduras. Gregg continuava drogado ou se casando novamente, e a frustração de Dickey com a falta de liderança produzia algumas mudanças de humor alarmantes. A banda que havia passado dois anos na estrada com a mesma van agora tinha limusines separadas.

Mas uma nuvem de tempestade maior estava se acumulando, sem que nenhum deles pudesse ter previsto, mesmo se estivessem limpos. As imensas quantidades de drogas fornecidas à banda vinham em grande parte da gangue Hawkins, que já estava sendo investigada pelo FBI.

Quando a polícia pegou o roadie de Gregg, John ‘Scooter’ Herring e seu fornecedor, ambos possuindo conexões com tal gangue, os policiais tinham evidências cruciais e começaram a apertá-los.

Quando a trilha das drogas terminava na porta de Gregg, ele também logo sentiu o aperto e enfrentou uma sentença de prisão, a menos que testemunhasse contra Scooter – que havia salvo sua vida duas vezes.

Não ajudou o fato de Gregg ter embarcado em um turbilhão de romance / casamento / separação / reconciliação ad infinitum com Cher, que passou das notícias para a novela e depois para a farsa, e isso significava que a mídia estava presente para vê-lo “detonar” Scooter no Tribunal.

Por não denunciar a gangue Hawkins, em julho de 1976, Scooter recebeu uma sentença de 75 anos de prisão. Na verdade, Gregg tinha poucas alternativas. E com todas as menções à gangue de Hawkins evitadas inescrupulosamente no tribunal, a história real não surgiu até que a gangue foi finalmente presa.

Gregg foi considerado traidor pelos outros, que declararam a banda morta. Não que a banda tenha mostrado muito sinal de vida nos dois anos anteriores, embora o álbum Win Lose Or Draw (que apresentava a banda inteira em apenas três faixas) os mantivesse no esquecimento a que estavam agora acostumados.

Enquanto Gregg encontrou consolo em um bebê com Cher e gravou o álbum Two The Hard Way em dupla com ela (ele estava tão apaixonado que desistiu da heroína, mas se viciou em metadona), Dickey Betts e Butch Trucks estavam perigosamente fora de controle. Ao ter recusada a entrada em um clube noturno, Butch jogou sua Mercedes contra a entrada e manteve o pé no acelerador até queimar todos os pneus; Dickey exalou sua raiva de uma maneira mais pessoal, com os amigos e esposas sentindo seu desconforto.

Por um tempo, Gregg e Dickey tocaram suas próprias bandas, enquanto Butch, que ficou sóbrio e saiu de Macon – criou o Sea Level. Mas nenhum deles representava um terço dos Allman Brothers.

Então, de repente, em 1977, os royalties dos Allmans secaram. Mas no momento em que descobriram como foram enganados, o selo Capricorn também estava quebrando.

Quando Scooter foi libertado, após apelação, e o resto da banda foi desintoxicado o suficiente para entender a história completa, eles conseguiram terminar uma reunião. Então se sentiram capazes de adicionar um segundo guitarrista, Dan Toler, que tocava com Dickey Betts.

Enlightened Rogues (a frase de Duane) vendeu um milhão de cópias quando foi lançado em 1979, sendo um retorno à boa forma. Mas já era tarde demais para a Capricorn Records, que faliu no final daquele ano, levando quase US$ 4 milhões do dinheiro dos Allmans com ela.

A única renda da banda era proveniente de shows, mas a estrada era ruim para Gregg. Ele trocou a metadona pelo álcool, mas Cher se recusou a se inscrever na próxima série da novela, deixando Gregg sozinho com a garrafa. Embora ele estivesse com uma nova noiva, modelo russa 12 anos mais nova, quando entrou na clinica de reabilitação no final do ano.

O falso amanhecer de 1979 se transformou na longa noite escura dos anos 80. Antes de mais nada, a banda assinou contrato com a gravadora Arista, do magnata Clive Davis. Ele estava produzindo grande sucesso revivendo Aretha Franklin, mas os Allman Brothers eram feitos de coisas mais tóxicas.

“Eu nem gosto de pensar nos discos da Arista”, reflete Gregg. “Tínhamos outras pessoas na banda e no estúdio. E foi realmente muito ruim. Não sei por que Clive Davis foi a favor. Eu mesmo fui voto vencido.

Gregg reconhece o histórico de Clive, “tudo foi feito à sua maneira. E o problema desse jogo é que você precisa continuar jogando. Então você é tão bom quanto o seu último hit.”

Isso não era um problema para os Allman Brothers – no momento, eles não faziam nenhum sucesso. O problema era que eles não podiam mais garantir uma audiência ao vivo. Eles estavam passando por maus momentos, e os fãs perceberam isso antes. Eles também não conseguiam lidar com os prazos da gravadora.

No final de 1981, eles entraram em apatia e desapareceram de vista, exceto quando o ex-baixista Lamar Williams morreu de câncer e o gerente de turnê, assassino reprimido e entusiasta de pára-quedismo Twiggs faleceu quando seu equipamento não abriu, ou quando Gregg continuava mergulhando no álcool ou nas drogas.

A lenda foi desenterrada em 1989 com Dreams, uma caixa de quatro CDs com faixas inéditas que remontam ao inicio em Daytona Beach, além de uma “nova” faixa dos shows no Fillmore. As vendas de Dreams geraram lucros – sem que a banda precisasse tocar ao vivo novamente – mas ninguém queria repetir o último desastre. Os presságios eram certamente melhores – Gregg e Dickey estavam quase sóbrios.

Então chega Warren Haynes, guitarrista de country e blues que tocava na banda de Dickey. “Eu sempre fui um grande fã dos Allman Brothers e os conheci dez anos antes”, diz ele. “Eu estava planejando um álbum solo quando recebi uma ligação dizendo: ‘Estamos colocando os Allman Brothers juntos novamente. Você gostaria de participar? Todos os aspectos positivos superaram os negativos, então eu meio que pulei com os dois pés.”

Havia também um contrato dos Allmans com a Epic Records: “Bem, eu tinha um contrato com a Epic naquela época”, explica Gregg, “e Dickey também”. Provavelmente parecia uma conspiração – “Ei, o que temos aqui?”. Ele ri.

A Epic ficou preocupada quando a banda insistiu em fazer uma turnê antes da gravação – eles não achavam que a banda sobreviveria à turnê. Mas o álbum resultante, Seven Turns, foi melhor do que o esperado; os Allmans estavam de volta em plena forma.

Desta vez, ninguém dava nada como garantido, e com razão. Embora Dickey, Jaimoe e Gregg estavam revitalizados o suficiente pelos novos casamentos (Gregg pela quinta vez), havia tensões subjacentes causadas pelos lapsos de Gregg e pelo comportamento errático de Dickey.

Por um tempo, isso não pareceu importar. Shades Of Two Worlds, em 1991, manteve o ímpeto, mas An Evening With The Allman Brothers propiciou comparações desagradáveis com o álbum Fillmore.

A culpa foi da banda por repetir muitas músicas em vez de seguir com as coisas novas. E os demônios de Dickey estavam se aproximando. Algumas noites ele parava de tocar sem motivo aparente.

Quando ele foi preso após uma briga com sua esposa em um quarto de hotel em junho de 1993 e foi para a clínica de reabilitação, a banda continuou a turnê com guitarristas substitutos.

A noite em que Zakk Wylde se juntou à banda provavelmente foi a formação mais bizarra de sua história. Durou um show e provou que, embora você possa se dar bem com muitas coisas nos Allman Brothers, a postura de heavy metal não é uma delas.

Quando Dickey voltou, ele estava de volta aos negócios, como de costume. Gregg costumava fazer sua reabilitação na Califórnia entre as turnês, apenas para manter a tradição. Dickey tornou-se um solitário cada vez mais imprevisível.

Em 1997, Warren Haynes e o baixista Allen Woody não aguentaram mais e se mandaram para formar o Gov’t Mule, que possuía uma consideração quase fundamentalista pelos princípios musicais originais dos Allmans.

“Sabíamos que as pessoas pensariam que éramos loucos por deixar uma instituição como os Allman Brothers”, admite Warren. “Nós sentimos que era uma distensão, juntamente com o fato de que havia muita discórdia na época. Não havia muita criação musical; não se escreviam letras, sem ensaios, verificação do som, nenhuma conversa sobre um novo disco. Enquanto isso, o Gov’t Mule estava fazendo todas essas coisas, então fiquei muito mais feliz fazendo isso.”

Os Allmans continuaram, tocando cerca de 60 shows por ano e lançando álbuns ao vivo para manter os fãs felizes. Mas no verão de 2000, o comportamento de Dickey estava novamente ameaçando o bem-estar da banda e, relutantemente, eles tiveram que suspendê-lo da turnê de verão.

“Não é possível demitir Dickey”, explicou o membro fundador Butch Trucks na época.

Dickey reclamou amargamente de sua suspensão, com as insinuações sobre seus problemas de jogo, drogas e álcool. Sua esposa também falou por ele, mas menos de um mês depois ela estava chamando a polícia para sua casa na Flórida, depois de outro tumulto. E novamente quatro meses depois. E novamente quase um ano depois.

“Ele era louco como um morcego raivoso, você sabe”, diz Gregg. “Quero dizer, eu também tenho certa quantidade de loucura. Costumava fazer, talvez ainda o faça”, continua ele, com o realismo de um viciado em recuperação.

“Mas o principal é que as coisas não estavam funcionando musicalmente. E esse foi o golpe final. Minha inspiração foi para… – ele aponta um dedo para o copo vazio na mão. “A bebida estava apenas assumindo o controle da coisa toda.”

E ele não poderia dizer se ou quando Dickey retornaria. “Nesse momento, não sei se ele quer voltar ou não, na verdade não”, diz Gregg, balançando a cabeça.

Enquanto isso, os Allman, que geralmente triunfavam na adversidade, traziam Warren de volta a pedido de Gregg, estabelecendo uma nova parceria de guitarra com Derek Trucks de 21 anos, que já havia tocado com vários notáveis bluesmen, e pela primeira vez com a banda quando tinha 11 anos!

“Isso foi assustador, muito estranho”, lembra Gregg. “Quero dizer, a maior influência dele foi meu irmão e, meu Deus, o que mais eu poderia pedir. Lembro que, depois que ele tocou conosco pela primeira vez, colocou o boné de beisebol – ele era jovem demais para ficar no local – e saiu pelos fundos jogando bola com seu irmãozinho.”

“Lembro que Gregg continuava vindo para mim enquanto tocávamos e dizia: “O que há com esse garoto?”, Acrescenta Warren. “Ficávamos rindo”. Mas era impossível contar às pessoas sobre ele, na verdade, porque cada pessoa dizia: ‘Bem, eu tenho certeza que ele é bom para a idade dele”, porque você realmente não espera que alguém dessa idade toque como se tivesse 30.”

Derek e Warren trazem uma sensibilidade contemporânea para a banda, no sentido do improviso, ao estilo pioneiro dos Allmans, ampliando-o e dando-lhes um novo impulso. “A banda sempre se estruturou na improvisação, agora mais do que nunca”, diz Warren. “O set list é diferente todas as noites. Estamos tentando injetar mais material novo, mais material novo velho e alguns covers estranhos para que possamos nos divertir e agitar o tempo todo. A idéia é sobre não tocar as músicas do mesmo jeito todas as noites.”

“Essa é a única maneira”, concorda Gregg. “Se algum de nós tivesse que fazer isso individualmente, a banda não teria passado de um hobby. E agora que a nuvem escura com seu mau tempo passou, é realmente um novo dia para os Allman Brothers”, ele conclui enfaticamente.

Isso explica a inclusão de músicas como Layla em seus shows e a vitalidade de Hittin’ The Note, o primeiro álbum de estúdio em uma década e sem dúvida o mais gratificante desde os anos 70.

Eles tocam por 75 minutos e apresentam uma versão mais lenta e um pouco soul de Heart Of Stone dos Rolling Stones.

“Pensei que, se fizéssemos dessa maneira, seria perfeito para a voz de Gregg”, explica Warren. “Eles escreveram no inicio de carreira, e acho que se tivessem escrito mais tarde, no Beggars Banquet, por exemplo, provavelmente teriam diminuído a velocidade também.”

“Sim”, Gregg ri, “teria sido muito, muito lento até então!” E entre gargalhadas, os dois tocam uma versão arrastada e “stoned” da música.

“Pense sobre isso”, diz Gregg, enquanto o riso diminui, “há três caras na banda que não cresceram ouvindo essa música. Eles provavelmente nem conhecem o original.

“Isso mesmo”, diz Warren. “Derek pediu para ouvir o original depois de tocá-la. Ele não havia nascido quando foi lançada.”

Gregg se diverte com a ideia. “Quero dizer, eu tinha apenas três anos”, acrescenta Warren. Gregg parece momentaneamente desconcertado. “Oh, shit!” Ele diz, levantando-se e rindo mais.

Dan Toler morreu em 2011, Butch Trucks suicidou-se em janeiro de 2017 e Gregg Allman faleceu em junho do mesmo ano. Os Allman Brothers fizeram seu último show em 28 de outubro de 2014 no Beacon Theatre.

Fonte Maquiavelli.