Ondas artificiais

Alemanha teve piscina pioneira

Undosa Bilzbad, primeira máquina de piscina de ondas do mundo, supreende pela data na qual foi concebida.

0

Antes mesmo de o surfe se tornar uma atividade popular no Havaí, a Alemanha estava na vanguarda da criação de ondas artificiais. Esta é a extraordinária história da Undosa, a primeira máquina geradora de ondas, que antecedeu até mesmo a exposição inaugural de surfe de Duke Kahanamoku na Califórnia, em 1912.

 

No século XIX, um resort à beira do lago foi construído em Starnberg, próximo ao centro de Munique. Por volta de 1900, esse local se tornou um sofisticado destino para mais de 500 hóspedes, oferecendo várias piscinas e mais de 100 cabines de banho. Inovação era a palavra de ordem, com a inclusão de aulas de natação para mulheres e um café à beira da piscina.

 

Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.Reprodução.
Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.

Em 1905, uma nova atração foi adicionada: a Undosa, uma bacia de água com uma máquina de ondas. Esta estrutura extraordinária, medindo 60 por 15 metros, apresentava grandes balsas movidas a vapor que criavam ondas artificiais alternadamente, proporcionando uma experiência única. Uma praia artificial com areia trazida do rio Main completava a ilusão de um banho oceânico.

 

A exclusividade da Undosa era garantida por ingressos caros, custando 60 pfennigs (moeda alemã) para a “piscina de ondas com lavanderia” em 1908. Mesmo para acessar as arquibancadas, era necessário desembolsar 20 pfennigs. Horários separados para homens e mulheres foram inicialmente estabelecidos, mas a crescente demanda levou à introdução de horários familiares.

 

A rústica casa de máquinas da Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.Reprodução.
A rústica casa de máquinas da Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.

No entanto, os altos custos de reparo levaram ao fechamento e demolição da Undosa em 1921. O restaurante no local, expandido para incluir um grande salão de baile em 1925, é agora o único vestígio dessa inovação pioneira.

 

A história das ondas artificiais na Alemanha não terminou com a Undosa. Em 1911, a máquina foi exibida na International Hygiene Exhibition em Dresden, chamando a atenção de Friedrich Eduard Bilz. Impressionado, Bilz comprou a Undosa e, em 1912, inaugurou o Bilz-Bad em Radebeul.

 

Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.Reprodução.
Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.

O Bilz-Bad, aberto em 25 de junho de 1912, visava difundir a paixão de Bilz pela medicina naturopata. A instalação enfatizava a importância dos “banhos de luz e ar” para a saúde, promovendo a prevenção de doenças e os benefícios terapêuticos.

 

A máquina de ondas Bilz-Bad continuou a criar ondas a cada hora por décadas, tornando-se a mais antiga piscina de ondas em operação no mundo após uma renovação em 1998. Friedrich Bilz, além de suas atividades como naturopata, dedicou-se ao aprimoramento de métodos de cura e à escrita de livros. O sucesso do Bilz-Sanatorium e do “banho luz e ar” fez dele uma figura respeitada, apesar das inevitáveis ​​hostilidades.

 

Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.Reprodução.
Undosa Bilzbad – wave-pool – primeira piscina de ondas do mundo.

 

Em 30 de janeiro de 1922, Friedrich Bilz faleceu, mas seu legado ecoa na longa história das ondas artificiais na Alemanha. Seu túmulo ostenta as palavras: “A natureza foi minha estrela-guia.” O Bilz-Bad continua a criar ondas, proporcionando diversão e saúde, mantendo viva a inovação que começou com a Undosa.

 

Fonte Surfer Today