Violência em Ala Moana

Abellira sai do coma

Reno Abellira sai do coma após ser atacado por morador de rua e passar por cirurgia cerebral em Honolulu, Havaí (EUA).

0
Reno Abellira durante o Smirnoff Big Wave Invitational em Waimea, Havaí (EUA), em 1974.Jeff Devine
Reno Abellira durante o Smirnoff Big Wave Invitational em Waimea, Havaí (EUA), em 1974.

O lendário surfista Reno Abellira, nativo de Honolulu, ex-campeão estadual júnior e vencedor do Smirnoff Big Wave Invitational em Waimea, recupera-se gradualmente dos ferimentos graves que sofreu na semana passada, anunciou seu sobrinho, Kealii Aquino.

Abellira, 71, foi internado no Queen’s Medical Center em 17 de novembro para se submeter a uma cirurgia cerebral de emergência, relatou Aquino. O procedimento deu certo, mas Abellira ficou em coma até a última terça-feira (23).

“Reno ainda está na UTI, mas felizmente não está mais em coma e está progredindo lentamente, porém constantemente”, escreveu Aquino, acrescentando que a família gostaria de agradecer à comunidade “pela corrente de orações e apoio” que eles têm recebido, e pediu que a privacidade de Abellira fosse respeitada “neste momento em que nos concentramos em sua recuperação e reabilitação”.

De acordo com amigos, Abellira lutava contra a falta de moradia e foi encontrado inconsciente pela equipe de primeiros socorros no Ala Moana Beach Park, em Honolulu.

A porta-voz do Departamento de Polícia de Honolulu, Michelle Yu, disse que os policiais “encontraram o Sr. Abellira desacordado em Ala Moana no dia 17 de novembro” e ele foi transportado para o hospital; o caso foi classificado como tratamento para um ferido ou doente, disse Yu.

Outro ex-aluno de destaque do Ala Moana Bowls, Gerry Lopez, enviou seus votos de melhoras a Abellira, com quem competiu em Waimea, no campeonato realizado em 1974 no Dia de Ação de Graças.

“Houve as maiores ondas de todos os tempos em um campeonato profissional e também foi o maior surfe que qualquer um de nós já havia experimentado”, escreveu Lopez, de férias no México, em um texto para o site Star-Advertiser.

Os dois jovens amigos pegaram várias ondas na faixa de 5 a 6 metros no início da bateria, disse Lopez, mas as séries de 8 a 9 metros entravam varrendo geral. “Olhando para fora, as linhas escuras de uma série muito grande que se aproximava eram visíveis e Reno olhou para mim e disse: ‘Se quisermos ganhar, temos que pegar aqueles grandes!”

“Surgindo diante de nós, estava a maior onda que eu já vi tão de perto”, escreveu Lopez. E embora seu único pensamento fosse lutar para conseguir sobreviver, “Reno me surpreendeu virando o bico da prancha e remando com força para pegá-la”.

Enquanto Lopez empurrava sua prancha sob o lip quebrando, Abellira dropou. “Nunca vou esquecer o olhar em seus olhos, era pura e absoluta determinação, no modo de guerreiro completo, algo que percebi que, com certeza, eu não tinha em mim”.

A determinação pode ser vista na postura de Abellira em uma grande onda, em um momento imortalizado pelo fotógrafo de surfe Jeff Divine (foto acima) naquele campeonato que ele ganhou no dia de Ação de Graças. “Continue remando, irmão Reno!”, desejou Lopez.

Fonte Star-Advertiser.