Olimpíadas

ISA oferece treinamento

ISA cria treinamento para atletas com pouca ou nenhuma experiência nas ondas de Teahupoo, Tahiti. Local será pico do surfe nas Olimpíadas de Paris 2024.

0
Mexicano Alan Cleland Jr nas ondas de Teahupoo.

A International Surfing Association (ISA) sediou pela primeira vez um Campo de Treinamento para Atletas (ATC) antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Teahupoo, Taiti. Devido as ondas incomparáveis do pico, o programa foi criado para beneficiar atletas com pouca ou nenhuma experiência no reef break, mas que já se classificaram ou provavelmente se qualifiquem para os Jogos Olímpicos. A ISA fez parceria com o Programa de Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI) para executar o treinamento.

Os surfistas selecionados passaram uma semana sob o comando da lenda do surfe taitiano Tereva David. O ATC contou com treinamento direcionado sobre line up, desenvolvimento de habilidades táticas, segurança na água, resgate de jet ski, análise de vídeo e muito mais.

O ATC foi composto pelos surfistas qualificados para Paris, Billy Stairmand (NZL), Saffi Vette (NZL) e Shino Matsuda (JAP), além de dois surfistas com grandes chances de receber as vagas para os Jogos, Bryan Perez (ESA) e Candelaria Resano (NIC).

Costarriquenha Leilani McGonagle no treinamento da ISA.

Também estiveram presentes cinco atletas qualificados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, incluindo o medalhista de ouro do Mundial da ISA 2023 Alan Cleland Jr. (MEX), Cody Young (CAN), Sol Aguirre (PER), os atletas olímpicos de Tóquio 2020 Lucca Mesinas (PER) e Leilani McGonagle (CRC), e a destaque do Mundial da ISA, Tiara van der Huls (HOL).

Em acordo com a Solidariedade Olímpica, a ISA enfatizou o legado e a transferência de conhecimento para que o público global do surfe tenha a oportunidade de obter aprendizados importantes do ATC, mesmo que não esteja fisicamente presente. A ISA planeja compartilhar vídeos informativos nas próximas semanas.

Com o apoio contínuo da Solidariedade Olímpica, a ISA espera realizar um segundo acampamento semelhante após os Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2024 em Porto Rico.

“Que momento incrível teremos no próximo ano para ver os melhores surfistas do mundo nas ondas incríveis de Teahupo’o, no maior palco esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos. Enquanto alguns dos surfistas que se classificaram ou se qualificarão já têm anos de experiência nesta onda pesada, sabemos que muitos não. Estamos orgulhosos de poder oferecer a esses atletas uma oportunidade maravilhosa de desenvolver suas habilidades, aprender com especialistas locais e estar preparados para competir pelas medalhas de ouro em Paris 2024”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.