Pat Curren

O descanso do big rider

Pai do tricampeão mundial Tom Curren e pioneiro de ondas grandes, norte-americano Pat Curren morre aos 90 anos.

0

O lendário big rider e shaper americano Pat Curren faleceu nesta semana aos 90 anos, deixando para trás um enorme legado na história do surfe – legado esse que se mantém vivo através do seu filho, o tricampeão mundial Tom Curren.

Nascido em 1932 na Califórnia, Pat Curren foi um dos pioneiros de ondas grandes e um dos melhores durante os anos 50 e 60. Além disso, criou as primeiras pranchas de ondas grandes feitas para surfar em Waimea. Algumas das suas pranchas, como a Elephant Gun, são artigos colecionáveis para os apaixonados do surfe e valem até US$ 25 mil.

Tinha uma presença “magnética” apesar de ser de poucas palavras e ganhou uma reputação pelo seu sentido de humor e personalidade mística. Fez parte de filmes como Surf Crazy (1959), Barefoot Adventure (1960), Cavalcade of Surf (1962) e Gun Ho! (1963). Além de Tom, Pat teve mais dois filhos, Joe e Anna.

Pat cresceu em San Diego e desistiu de estudar aos 16 anos, mudando-se dois anos mais tarde para La Jolla, onde começou a surfar. Visitou o Havaí pela primeira vez em 1955. Em 1957, foi para Waimea num dia de ondas grandes e consta que nem ele nem os surfistas que estavam com ele conseguiram ser bem sucedidos, devido às pranchas inapropriadas para as condições. Essa terá sido a motivação para Curren começar a criar pranchas para ondas grandes.

Em 1961, Pat casou com Jeanie, e no ano seguinte regressaram à Califórnia. O casamento durou até 1981, ano em que os dois se divorciaram e Pat mudou-se para a Costa Rica. Lá ficou por cinco anos, antes de se mudar para a Baja Califórnia, México.

Em 2020 foi criada uma campanha de angariação de fundos para auxiliar o surfista, que, com 88 anos, morava em num trailer com a sua esposa Mary e uma filha com necessidades especiais. Naquele momento, seu filho Joe Curren escreveu nas redes sociais que nem ele nem ninguém da família tinha tido conhecimento da campanha, e que tentavam ajudar Pat de forma discreta, visto que ele queria manter a situação privada. A campanha acabou por angariar cerca de US$ 100 mil.

Pat Curren falece agora aos 90 anos, tendo deixado uma marca imensa na comunidade do surfe. Descanse em paz!

Fonte Surf Total