De mala e cuia

Oric chega à Europa

De olho em novo mercado, marca gaúcha Oric Surfboards transfere quartel-general para Portugal.

0
Guilherme Paz (centro), CEO da Oric, aposta em parceria com a The Factory em Portugal.

A matéria-prima, a mão de obra e a economia foram os principais pontos que levaram a marca gaúcha Oric Surfboards a colocar suas pranchas na mala e partir rumo à Europa, mais especificamente às margens do Rio Tejo, em Portugal.

Fundada em 2015, a Oric teve aporte financeiro em 2016 do empresário Guilherme Paz, que mais tarde se tornou CEO da marca. Reconhecida por ser patrocinadora de atletas como o free surfer Paulo Zulu, a Oric transferiu sua produção e comercialização de Portugal para Almada, no Distrito de Setúbal, junto à The Factory, em Portugal.

Conforme Paz, a escolha por Portugal se deu em função das ótimas condições para a prática do surfe na região. “Com sol e temperaturas agradáveis é possível surfar o ano todo em Portugal. A nova linha de produção da Oric na Europa é mais moderna e está alinhada ao que se tem de melhor no surfe mundial”, afirma. Além disso, a Oric passa a ter fácil acesso ao mercado europeu. Hoje, já existem pranchas da marca na Itália, França, Espanha, Holanda e Rússia.

Os apaixonados pelos produtos da marca podem ficar tranquilos que a Oric manterá suas pranchas no Brasil. “Essa escolha também foi bem criteriosa. Busquei a Pró-Ilha Surfboards, em Santa Catarina, uma das maiores fábricas do mundo, para seguir fazendo as nossas pranchas. Da mesma forma, algumas lojas selecionadas vão comercializar Oric em Fernando de Noronha, em Saquarema e em Floripa, ou seja, nos principais picos onde o surfe é praticado no Brasil”, ressalta.

A marca seguirá apoiando no Brasil os atletas Paulo Zulu, Nego Noronha e outros. “Da mesma forma que já estamos nos aproximando de surfistas europeus. Nomes como o venezuelano Justin Mujica, o brasileiro Sidney Guimarães e a portuguesa Beatriz Carvalho já estão usando nossas pranchas”.

A parceria com a The Factory Portugal já está em andamento, inclusive com o ingresso do CEO da Oric como sócio. Com um parque industrial de 300 m², desde 2010, a empresa conta com uma fábrica de laminação de pranchas de surfe, kite e SUP. No local, é possível produzir qualquer equipamento que esteja disponível no mercado do surfe.

Além da Oric, atualmente, a Factory Portugal tem em seu portfólio mais de 14 marcas de todo o mundo.