Surf business

Authentic adquire Boardriders

Depois de longas negociações, Authentic Brands Group adquire Boardriders e leva pacote de marcas icônicas como Billabong e Quiksilver.

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Authentic Brands Group adquire as marcas mais famosas do surfe globalizado.

Cinco anos depois de as fundações da Oaktree Capital terem reunido sob a égide da Boardriders as duas marcas líderes do surfe mundial, a Quiksilver e a Billabong, a estrutura foi comprada pelo grupo nova-iorquino Authentic Brands Group, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado no final de março. O valor da operação não foi divulgado, mas esta deve ser finalizada no outono, após validações junto das autoridades concorrenciais e órgãos representativos dos trabalhadores.

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Boardriders na mira

Mesmo que a influência das marcas de boardsports no mundo da moda tenha diminuído notoriamente desde o auge dos anos 1990-2000, a Boardriders com o seu portfólio composto pela Quiksilver, Billabong, Rvca, Element, DC Shoes ou Von Zipper continua a ser um player importante neste setor e gera um volume de negócios de 2,9 bilhões de dólares (2,67 bilhões de euros) através de uma rede global de distribuição multicanal composta por mais de 500 lojas próprias, 7.000 revendedores e sites de comércio eletrônico em 35 países. O comunicado da ABG especifica que o acordo envolve a aquisição da rede Surf Dive’nSki, marca especializada em esportes de prancha na Austrália, que possui 80 pontos de venda e uma plataforma online.

A Boardriders tem agora sedes nos Estados Unidos e na Austrália, mas também na Europa, no sudoeste de França em Saint-Jean de Luz. Em 2018, a Oaktree Capital Management, proprietária após 2016 da Boardriders, recorreu à Acquired Billabong e à Rvca, que se encontravam em dificuldades financeiras, por um monte de aproximadamente 250 milhões de dólares. Depois da gestão do grupo e das marcas trabalho na integração das marcas, com por exemplo as equipes da Billabong que deixaram a histórica sede da Hossegor em Landes para se juntarem aos edifícios da Boardriders em Saint-Jean de Luz nos Pirenéus Atlânticos. Nas últimas temporadas, o grupo avançou na harmonização de processos e na uniformização das cobranças.

“Estamos orgulhosos da nossa profunda conexão com a comunidade global de boardsports, mas também de ter marcas líderes do setor e equipes de alto nível”, disse Arne Arens, CEO da Boardriders. “Sob a administração da Authentic, a Boardriders será ideal para reforçar o alcance das nossas marcas icônicas para milhões de consumidores, capturar participação de mercado nas nossas principais categorias e aumentar os campos verdes, incluindo desportos premium, propostas para treino e estilo de vida”.

Ambições internacionais

Para a ABG, a operação permitirá integrar novas marcas internacionais ao seu já extenso catálogo de rótulos. No mundo de esportes de ação, o grupo americano já contava com a Volcom, Airwalk, Vision Streetwear mas também Spyder, Above the Rim ou Prince. Mas a aquisição da Reebok em 2021 por 2,2 bilhões de euros da Adidas, firmou suas ambições globais. Assim, como numa medida diferente, a compra há algumas semanas da marca britânica Ted Baker por 211 milhões de libras (240 milhões de euros).

“Tendo acreditado no alcance global e comercial dos esportes de ação desde o início, esta aquisição me leva de volta às raízes do início da minha carreira”, disse Jamie Salter, fundador, presidente e CEO da Authentic. “Além do grande e impressionante alcance global que advirá dessa aquisição, vemos o potencial da Boardriders como um mercado online de sucesso sob a liderança da Authentic. Também vemos grandes oportunidades para acelerar a expansão das suas lojas, lojas de marca, comércio atacadista e e-commerce em todo o mundo”.

A gigante nova-iorquina é especialista em gestão de marcas que apoia notadamente os desenvolvimentos de marketing das suas marcas e encontra parceiros em diferentes mercados para aplicar a sua estratégia. “A Authentic está empenhada em transformar marcas, oferecendo narrativas poderosas, conteúdo de sucesso, modelos de negócios inovadores e experiências imersivas, detalha a empresa na apresentação das suas marcas em todos os pontos de contato com o consumidor, plataformas e medias emergentes”.

Anteriormente percebido como um player interessado em marcas de celebridades (Muhammad Ali, Elvis Presley, Shaquille O’Neal, Marilyn Monroe) na área de aquisições e formou um grupo que inclui nomes como Nautica, Barneys New York mas também Volcom, Forever 21, Izod. Embora o grupo tenha desistido de entrar na Bolsa de Valores de Nova York no ano passado, as suas ofensivas na frente de aquisições o tornaram um player-chave no setor de prêt-à-porter, que agora apresenta um volume de negócios de 22,7 bilhões de euros com as suas mais de 40 marcas através de mais de 10.000 pontos de venda direta e cerca de 380.000 varejistas em todo o mundo.

Fonte Fashion Network