WSL

Longboard Tour traz novidades

Liga Mundial de Surfe anuncia calendário 2023 do WSL Longboard Tour. Temporada tem novidades nas sedes das etapas e no formato das finais.

0
Bells Beach é uma das novidades do WSL Longboard Tour 2023.

O WSL Longboard Tour 2023 terá várias novidades. Bells Beach, Austrália, e El Sunzal, El Salvador, agora fazem parte do circuito mundial dos pranchões. Outra onda, que ainda será divulgada pela World Surf League, também fará parte do circuito. O quarto evento reunirá os oito melhores homens e as oito melhores mulheres do ranking para definir, num único dia, os campeões mundiais. O pico escolhido foi Malibu, Califórnia (EUA), que finalizou a temporada 2022 dos longboarders.

“Estamos empolgados com os novos desenvolvimentos e crescimento do WSL Longboard Tour”, disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL. “A intenção da nova estrutura é criar melhores oportunidades para os surfistas competirem. Adicionamos mais etapas no circuito, incorporamos uma qualificação mais ampla e estamos comprometidos em coroar os campeões mundiais na água com um novo formato de final em um dia. Estamos ansiosos para a temporada de 2023 para continuar a celebrar o melhor longboard do mundo”.

“O novo formato das finais elevará o Longboard Tour e os surfistas”, disse Kirra Seale, gerente sênior do WSL Longboard Tour. “Consultamos os atletas e eles estão empolgados com a programação de 2023 e com o novo formato. Estamos definitivamente ampliando as coisas e dando a novos rostos a chance de serem vistos no Longboard Tour”.

O cronograma da temporada foi projetado para tornar as viagens mais acessíveis para os atletas competirem.

El Sunzal recebe os melhores longboarders do mundo em 2023.

Programação do Tour de Longboard da WSL 2023

Bells Beach Longboard Classic (Bells Beach, Victoria, Austrália): 30 de agosto a 2 de setembro

Surf City El Salvador Longboard Classic (El Sunzal, El Salvador): 19 a 25 de setembro

Longboard Championship (Malibu, Califórnia, EUA): 3 a 13 de outubro

*O local do quarto evento ainda será anunciado pela WSL

Localizada a 100 quilômetros a sudoeste de Melbourne, no coração de Torquay, Bells Beach é uma das ondas mais emblemáticas da Austrália e do mundo. Bells Beach fica em uma baía entre dois promontórios criando um anfiteatro natural para a longa e poderosa direita que quebra ao longo de uma bancada de coral.

El Sunzal é a praia com algumas das maiores histórias do surfe em El Salvador e a favorita dos longboarders. O point break de direita é muito consistente e quebra em águas profundas. Ele funciona com diversas ondulações.

First Point em Malibu é rico em cultura de surfe e herança da Califórnia. Há muito tempo é considerado um dos melhores point breaks da Califórnia, quebrando consistentemente sobre um recife de coral e areia.

Os três primeiros eventos do ano classificarão os oito melhores homens e as oito melhores mulheres do ranking para para o quarto e último evento do ano, que acontece em Malibu. A etapa definirá os campeões mundiais da temporada. O formato será igual ao do WSL Finals das pranchinhas.

First Point, em Malibu Beach, define os campeões mundiais da temporada 2023.

Formato de qualificação para o Longboard Tour para 2023

O Longboard Tour 2023 terá 24 competidores masculinos e 24 femininos:

Serão os 8 melhores competidores do Longboard Tour 2022, 14 surfistas selecionados das Regiões da WSL (com pelo menos um evento de qualificação por região), e dois convidados por evento, selecionados pela WSL.

A temporada de 2022 terminou com a norte-americana Soleil Errico e o australiano Harrison Roach conquistando os títulos mundiais no Classic Malibu Longboard Championship.