Finals do Longboard

Errico e Sallas conquistam mundial

Norte-americana Soleil Errico e havaiano Kai Sallas conquistam títulos mundiais de longboard após vencerem Finals da modalidade, nos EUA. Brasileira Chloé Calmon fica em oitavo lugar.

0
Soleil Errico e Kai Sallas, campeões mundiais de 2023.

Soleil Errico e Kai Sallas conquistaram os títulos mundiais de Longboard de 2023 com vitórias no Finals da modalidade nesta segunda-feira (9), nos EUA. O surfe limpo de dois a três pés (um pouco menos de um metro) proporcionou boas ondas para os melhores longboarders do mundo lutarem pelos títulos mundiais.

A norte-americana Soleil levou seu terceiro título mundial em Malibu. Errico conquistou seu primeiro título mundial em 2018. Na temporada passada ela conquistou seu segundo título em Malibu. Com a vitória nesta segunda, Errico se junta a uma lista de tricampeões de Longboard da WSL, com Honolua Blomfield, Taylor Jensen, Cori Schumacher, Rusty Keaulana, Joel Tudor e Colin MacPhillips.

“É uma loucura, esta é a minha casa e meu coração e minha alma estão aqui”, diz Errico. “Agradeço o apoio de todos. Eu tenho a melhor família de todas, é uma loucura. Não parece real. Foi um dia e um fim de semana muito longos. Tem sido estranho, a neblina meio que bagunçou todo mundo, mas eu apenas tentei me manter forte mentalmente durante e confiar no processo. Eu estou realmente feliz”.

Soleil Errico leva terceiro título mundial para casa.WSL / Pierucki
Soleil Errico leva terceiro título mundial para casa.

Errico entrou classificada em segundo lugar e teve que passar pela havaiana Sophia Culhane para se juntar a Kelis Kaleopaa na luta pelo título. O título começou com uma troca brilhante, com Errico obtendo 7,17 pontos. Errico utilizou sua prioridade no meio da bateria para ganhar um 6,33 e forçar Kaleopaa para conseguir um 8,00. O mar não ajudou Kaleopa’a e Errico acomeçou a luta pelo título vencendo a primeira bateria.

Na bateria 2, Errico continuou exatamente de onde parou e ganhou 7,50. A norte-americana somou um excelente 8,33 na metade do duelo. Faltando apenas alguns minutos para o fim, Kaleopa’a saiu da combinação ao ganhar um 7,17, mas ainda precisava de uma grande pontuação para assumir a liderança. Errico saiu vitoriosa também da bateria 2 e foi coroada campeã do WSL Longboard de 2023 em casa pelo segundo ano consecutivo.

“Foi preciso muito trabalho”, fala Errico. “Trabalhei muito. Quero dizer, é assim que acontece. Você precisa trabalhar duro para realizar seus sonhos. Às vezes você pode trabalhar o máximo que puder e não saber se isso vai acontecer, mas aconteceu. Quero agradecer à minha mãe, ao meu pai e, claro, ao CJ Nelson. Estou muito grata por ele estar ao meu lado e embarcar nesta jornada comigo”.

Kai Sallas leva primeiro título mundial 

A vitória no Finals marca o primeiro título mundial de Kai Sallas, que corre o circuito por duas décadas e finalmente conseguiu o caneco. Depois de uma boa temporada no WSL Longboard Tour 2023, incluindo uma grande vitória em Bells Beach, Sallas entrou em Malibu classificado em segundo lugar. Kai conseguiu ultrapassar Ben Skinner no quarto duelo antes de enfrentar Kaniela Stewart na disputa pelo título.

“Faço isso há muito tempo e tudo o que posso dizer é que finalmente aconteceu”, expõe Sallas. “Tenho tentado há mais de 20 anos e adicionar meu nome a essa lista de campeões mundiais havaianos é um sonho que se tornou realidade. Estou muito orgulhoso. Quero agradecer à minha esposa e aos meus filhos. Eles sempre aguentam meu humor na hora das competições e estão sempre aqui me apoiando. Eles vieram comigo para muitas competições este ano, obrigado”.

Após 20 anos de Tour, Kai Sallas conquista título.WSL / Saguibo
Após 20 anos de Tour, Kai Sallas conquista título.

A primeira das três lutas da bateria final foi para Stewart, que deu uma demonstração de estilo e equilíbrio. Stewart conseguiu um total de 15,77 pontos, apesar do 9,57 de Sallas. Mas Sallas revidou no segundo duelo, abrindo duas ondas importantes para pressionar Stewart. Kaniela não conseguiu encontrar um placar que se igualasse a Sallas e o título mundial se resumiu a uma terceira batalha.

A terceira luta pelo título começou devagar, mas logo esquentou. Em uma troca consecutiva, Stewart fez 8,67 e Sallas 8,60. Kai então assumiu a liderança com uma onda que lhe rendeu 6,83. Stewart falhou na última tentativa e Sallas foi confirmado como Campeão Mundial de Longboard de 2023.

“Estou ao lado do meu amigo em casa (Stewart)”, revela Sallas. “Esse cara me inspira mais do que qualquer um. Acredito que ele será o maior longboarder de todos os tempos e estarei ao seu lado. Então, vencer contra ele é melhor do que jamais sonhei”.

Kaleopaa e Stewart terminam em segundo

Kaleopaa terminou o ano como vice-campeão mundial pela segunda vez consecutiva. A competidora de Waikiki de 18 anos se destacou em 2023 com uma vitória em Huntington Beach e um vice-campeonato em El Salvador, garantindo o primeiro lugar rumo a Malibu. Agora, Kaleopa’a se prepara para mais uma corrida pelo seu primeiro título mundial em 2024.

Um dos ícones da era moderna do longboard, Stewart mostrou seu potencial de classe mundial a caminho de se tornar vice-campeão mundial pelo segundo ano consecutivo. Stewart entrou em Malibu como o surfista masculino número 1 do ranking, depois de vencer em Huntington Beach e El Salvador nesta temporada. O atleta de Waikiki acabou perdendo para o mentor e shaper Sallas na terceira e última luta pelo título e agora espera fazer sua própria história em 2024.

Chloé Calmon representa o Brasil

A carioca Chloé Calmon representou o Brasil no Finals do Longboard e parou na rodada 1 das finais, onde disputou com as atletas Mason Schremmer e Rachael Tilly. Chloé não conseguiu avançar e terminou o Tour na oitava colocação geral.

Calmon conquistou a vaga para o Finals após a classificação para as quartas de final da última etapa, o Surf City El Salvador Longboard Classic.

Resultado final

Final Feminina
Bateria 1: Soleil Errico 13,50 x. Kelis Kaleopaa 7,73
Bateria 2: Soleil Errico 15,83 x Kelis Kaleopaa 11,90

Final Masculina
Bateria 1: Kaniela Stewart 15,77 x Kai Sallas 14,57
Bateria 2: Kai Sallas 14,93 x Kaniela Stewart 11,10
Bateria 3: Kai Sallas 15,43 x Kaniela Stewart 14.24

Resultado geral

Rodada 4 feminina
Soleil Errico 14,66 x Sophia Culhane 13,77

Rodada 4 masculina
Kai Sallas 17,87 x Ben Skinner 17,83

Rodada 3 feminina
Sophia Culhane 17,50 x Honolua Blomfield 16,33

Rodada 3 feminina
Ben Skinner 15,90 x Taylor Jensen 15,24

Rodada 2 feminina
Honolua Blomfield 14,50 x Mason Schremmer 11,37 x Alice Lemoigne 10,97

Rodada 2 masculina
Ben Skinner 14,13 x Tony Silvagni 12,90 x Declan Wyton 11,60

Rodada 1 feminina
Mason Schremmer 13,73 x Rachael Tilly 10,54 x Chloé Calmon 10,40

Rodada 1 masculina
Tony Silvagni 11,23 x Edouard Delpero 8,37 x Rogelio Jr Esquievel 7,17