Brasileiro de Longboard

Finais na íntegra

Veja transmissão completa das decisões do Brasileiro de Longboard, no Jericoacoara Cultural Surf Festival (CE).

0

No último domingo (27) foram definidos os títulos brasileiros das Categorias CBSurf Longboard. A paradisíaca praia de Jericoacoara mais uma vez serviu de palco para o show dos melhores longboarders do Brasil no VIII Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, última etapa do Circuito Brasileiro de Longboard da Confederação Brasileira de Surf. Os grandes campeões do maior título nacional da categoria foram Chloé Calmon e Carlos Bahia, repetindo o feito conquistado em 2020, quando ambos foram campeões brasileiros de Longboard Profissional.

Foi uma das disputas mais acirradas já vista na história da modalidade. A carioca Chloé Calmon e a pernambucana Atalanta Batista disputaram ponto a ponto, onda a onda, o mais importante título nacional entre os longboarders.

Chloé saiu na frente vencendo a etapa de estreia em Aracajú deixando Atalanta na segunda colocação, para sair na frente de corrida pelo título de Campeã Brasileira Profissional 2022. Contudo, mostrando que tem muita lenha pra queimar, Atalanta devolveu o resultado vencendo a segunda etapa, realizada na praia de Cabedelo, Paraíba, dessa vez deixando a Chloé na segunda colocação. A terceira etapa marcou o duelo de desempate entre as duas adversárias, com mais uma vitória para a carioca.

Foi nesse clima de rivalidade que as duas postulantes ao título chegaram em Jericoacoara. Logo na primeira bateria da Profissional Feminino, Chloé Calmon quase entrega de bandeja o título para Atalanta. Prestes a ser eliminada da competição, Chloé protagonizou uma virada emocionante em sua última onda para saltar da quarta para a primeira colocação de sua bateria. E o susto parece que despertou na atleta seu tino pelas vitórias e Chloé, com muita maestria e elegância, venceu as semifinais e a grande final dando um verdadeiro show de técnica.

Com o resultado Chloé comemorou o 3º título de sua categoria Profissional finalizando o ano vencendo 3 etapas do Circuito CBSurf e também as 3 baterias que disputou em Jeri.

“Eu fiquei muito feliz em finalizar o ano aqui em Jeri, um lugar tão especial pra mim. No dia das finais teve bastante onda boa, foi o melhor dia da semana. Esse era o meu pedido, para ter muita onda boa para todas as meninas tivessem a oportunidade de mostrar o seu melhor e a gente não ter de ficar fazendo jogo de prioridade, de marcação, enfim, ganhar no surfe mesmo. Foi um ano bem intenso (2022). Um dos meus objetivos, lá no início do ano, era correr o novo Circuito Brasileiro da CSBSurf e finalizar o ano com o Título de Campeão Brasileira. Com isso eu fiquei muito feliz em atingir essa meta traçada desde o início do ano e fechar mais um ciclo com chave de ouro”, declarou a agora tricampeã brasileira de Longboard Profissional.

Resultado de Carlos Bahia garante título brasileiro.

Entre as mulheres da Pro, Kate Brand terminou em segundo, com Atalanta Batista e Aylar Cinte completando o pódio na terceira e quarta colocações

Entre os homens o título estava sendo decidido entre Carlos Bahia, Rodrigo Sphaier e Jefson Silva. Contudo, Rodrigo Sphaier caiu diante do surfista local João Pedro e Carlos Bahia deu adeus a competição perdendo para outro local, Ravike Silva. Dali em diante a categoria assumiu ares dramáticos porque para comemorar o título de Campeão Brasileiro Pro o paulista Jefson Silva precisaria vencer a Final. Qualquer outro resultado deixaria Carlos Bahia no topo do ranking final. E apesar das tentativas infrutíferas, Jefson Silva terminou na quarta colocação, com Vitinho vencendo mais uma no seu quintal de casa, João Pedro ficando com a segunda colocação e Alexandre Escobar finalizando na terceira colocação. Com isso, Carlos Bahia comemorou muito a conquista do tetracampeonato brasileiro de Longboard Profissional.

Na Sub 18 Masculino o destaque ficou por conta da atuação de Gabriel Silva que aproveitou muito bem as boas ondas do último dia de competição para vencer a categoria, deixando Ravike Silva, Antônio Robles e Miguel Carbonel na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Para Marcelo Bibita a cada ano que passa o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival se consolida como um evento de formação de grandes atletas.

“Estamos muito satisfeitos com essa edição do Festival. É nítido o crescimento e evolução dos atletas locais que cada vez mais disputam de igual pra igual com os maiores atletas do Brasil da modalidade. E temos certeza que em breve formaremos os primeiros atletas a conquistarem destaque a nível internacional. Esse é o nosso foco, além do fomento das atividades culturais do Festival”, explicou Bibita, que é o organizador do Festival.

Profissional – R$ 40 mil distribuídos entre os melhores colocados de acordo com o Livro de Regras da CBSurf.

Amador – Para os amadores, a premiação será composta por Pranchas Collection, quilhas, troféus, joias de prata e kits para todos os finalistas.

Você pode conferir tudo o que rola Ao Vivo no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival através do seguinte link do You Tube.

Todos os resultados de baterias, cronograma, estatísticas e ranking, assim como o Livro de Regras do Circuito, podem ser acessados através do Surf Byte.

Festival Cultural Na parte cultural, às 20h, o palco principal do Festival se deslocou para a Praça Principal onde ocorreu o Jeri Long Cine com a Avant Premier do longa Brisa Baiana, do surfista profissional Pedro França.

Na sequência rolou uma linda apresentação de dança com o grupo Latino Dance, da professora Ivone Garzon. Completando a parte cultural do segundo dia rolou a apresentação das produções dos alunos do Workshop Celular de Jeri, ministrado pelo professor Taygoara e da atriz Kamila, do Canal Brincantes de Jeri, na Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação.

Meio ambiente em destaque

No eixo ambiental, ações com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) durante o curso CelularteJeri e campanhas de conscientização durante no período do Festival, estarão acontecendo a qualquer momento.

O evento conta com o patrocínio de Cerveja Sol, Panchas Collection, Pena Surfwear e Pousada Vila Kalango. Apoio: Pousada Juventude Familiar, Pousada Barros, Pousada Maxi Itália, Casa Suíça, Pousada Casarão, Pousada Bella Jeri, Pousada Coral Negro, Pousada Aguia da Vila, Restaurante Bigode, Restaurante Dona Amelia, Planeta Tur, Restaurante Lua Cheia, Pousada Capitão Thomaz, Madereira Maresia, Pousada recanto do barão, Pousada Nova Era, Pousada Hipopotamus, Pousada Maria Bonita, Café Jeri, Pousada Azul, Pousada Nascer do Sol, Pousada Bangalô, Pousada do Mauricio, Pousada Jericó, IBEERA, Pousada Surfing Jeri, Pousada Wind Jeri, Pousada Beleleus, Naturalmente Jeri, Restaurante do Sapão, Pousada Zé Patinha, Wanda Crochet, Hotel Jeri, Quilhas Pavani, Blocos Teccel, Dcofibras e Aruan Pratas, Pousada jerizz. Cyber Info, Nox Jeri, Serramar, ana flores, Maré de Pratas, of.professionalkiterepair,

Apoio Institucional: ICMBio, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Autarquia de Jericoacoara e Governo do Estado do Ceará.

Realização: Auêra Auára Produções e Eventos, IBESF, Federação de Surf do Estado do Ceará e CBSurf.

Patrocinadores do Circuito:

Surf Land, Açaí do Joca, Fu Wax e Silverbay.

Resultados

Profissional Feminino

1 Chloé Calmon

2 Kate Brandi

3 Atalanta Batista

4 Aylar Cinti

Profissional Masculino

1 João Pedro

2 Antônio Silva

3 Alexandre Escobar

4 Jefson Silva

Sub 18 Fem

1 Esmeralda Garzon

2 Katellyn Oliveira

3 Julia Vianna

4 Sol Tostes

Sub 18 Masc

1 Gabriel Silva

2 Ravike Silva

3 Antônio Robles

4 Miguel Carbonel

35+

1 Robson Fraga

2 André Martins

3 Murilo Garcia

4 Gabriel Aguirre

50+

1 Paulo Pacheco

2 Márcio Costa

3 Marcelo Bibita

4 Paulo Sefton

Categorias amadoras

Open Masculino

1 Vitinho

2 Gabriel Ralen

3 João Pedro

4 José Arteiro

Open Feminino

1 Jamile Jeri

2 Esmeralda Garzon

3 Natália Viana

4 Flora Arruda

Sub 16 Masc

1 Matheus

2 Gabriel Ralen

3 Ronaldo Unias

4 Robinho

Sub 16 Fem

1 Jamile da Silva

2 Taís Maria

3 Sol Tostes

4 Isadora Diniz

Iniciante Masc

1 Henderson Vasconcelos

2 Daniel Lima

3 Benjamin

4 Ronaldo Unias Filho

Iniciante Fem

1 Jamile da Silva

2 Cristina Brasil

3 Tainá Fernandes

4 Luana Santos

55+

1 Adriano Viana

2 Paulo Sefton

3 Pena

4 Marcelo Bibita