
O coletivo californiano Black Surfers Collective (BSC), que se dedica a proporcionar a jovens e adultos de comunidades da região metropolitana de Los Angeles a oportunidade de vivenciar e aproveitar o oceano, celebra o Dia Pan-Africano de Praia com aulas gratuitas de surfe das 9h às 12h, no dia 11 de outubro, em Playa Del Rey. O BSC se encarrega de fornecer todo o equipamento para a aula. Os interessados em participar devem se cadastrar pelo site oficial do coletivo.
“A iniciativa celebra a comunidade, busca criar um espaço seguro e inclusivo para desfrutar o oceano e tem como objetivo redefinir a cultura praiana. O Black Surfers Collective incentiva todos a trazerem família e amigos, recebendo tanto surfistas experientes quanto aqueles que são novatos na modalidade”, diz o BSC.
Além da ação na praia, o BSC promove também uma festa para arrecadar fundos no dia 18 de outubro, às 16h, no Dockweiler Youth Center, Playa Del Rey, para que o coletivo continue seu trabalho. O encontro contará com um jantar, música ao vivo e reconhecimento dos líderes comunitários. O traje recomendado é o beach chic. Interessados podem comprar os ingressos no site oficial do BSC.
Clique aqui e confira.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Black Surfers Collective (@blacksurferscollective)
Missão do Black Surfers Collective
Fundado em 2012, o BSC tem um papel importante na inclusão de surfistas pretos nos EUA, principalmente por conta da presença reduzida de negros norte-americanos no esporte. Segundo uma pesquisa do Surf Industry Members Association (SIMA), surfistas negros representam 13,1% do total em todos os EUA (incluindo homens, mulheres e crianças). Os brancos ainda são a maioria, com cerca de 61%.
A organização tem atuado para redefinir a cultura praiana e criar um espaço seguro e acessível com cada vez mais pretos. Essa luta pela visibilidade é ainda mais crucial quando se observa o esporte em seu nível mais alto: até hoje, nunca houve um surfista negro norte-americano competindo na WSL.
O BSC tem um histórico de eventos que reforçam a missão. A organização realiza anualmente uma homenagem a Nick Gabaldón, o primeiro surfista preto de Santa Monica nos anos 40 e 50, que remava 19 km até Malibu, desafiando a segregação racial (lei nos EUA que durou até os anos 60 que separava negros e brancos). O dia celebra sua resiliência e a história afro-americana na costa.
O coletivo também se une a programas como o Freedom Summer do Condado de Los Angeles, oferecendo aulas de surfe e educação ambiental para jovens durante o verão.