Obibini Surf Club

Mulheres vão à luta em Gana

Conheça história do Obibini Surf Club, então reduto dos surfistas de Gana, agora também ocupado por mulheres.

0

A praia de Busua, em Gana, na África, costumava contar apenas com a presença de homens trabalham na orla. Poucas pessoas nas redondezas sabiam nadar e o medo de afogamentos afastava a população.

A distância do mar era ainda maior para as mulheres que, confinadas à esfera doméstica, tinham a ideia de que a praia não era o seu lugar.

Em 2017, começou a ser sentirda uma leve mudança. Justice Kwofie e os seis irmãos criaram o Obibini Surf Club, que começou a ajudar a população local a ultrapassar o medo de afogamentos, e aproximou as mulheres do mar através do surfe.

As famílias dos novos surfistas, inicialmente relutantes, agora assistem com entusiasmo à alegria que se gera a cada onda.

Para as mulheres, o surfe não é apenas um espaço para o esporte em si, mas também um espaço de convívio entre as surfistas, criação de laços, de bem-estar e de auto confiança.

“Quando estou em cima de uma prancha, sinto que estou voando. Fico feliz. Surfar é fácil. Qualquer pessoa pode aprender a surfar”, diz uma das garotas no vídeo acima. Hoje, o Obibini Surf Club conta com dez mulheres inscritas.

Assista mais vídeos no canal Benoit Lalande.