Potência Feminina

Evento celebra garotas no mar

Evento na praia de Itapirubá, Imbituba (SC), promove presença de mulheres no mar.

0
Itapirubá Norte em Imbituba (SC) é palco de evento de surfe feminino.

Neste sábado, dia 30 de março acontece o evento gratuito Potência Feminina no Surf, com o intuito de celebrar a presença de mulher na água, que está crescendo cada vez mais. A praia de Itapirubá Norte, em Imbituba (SC) será palco do evento.

O número cada vez maior de mulheres no mundo do surfe será celebrado no próximo dia 30 de março, encerrando o mês dedicado a elas. A inclusão do gênero no esporte e a conscientização ambiental

Potência Feminina no Surf é idealizado e realizado por mulheres e conta com uma programação com diversas atividades, aula de yoga, roda de conversa, sessão de surfe, espaço kids, sorteio de brindes e declamação de cordel.

“A ocupação deste espaço é um resultado que esperamos detectar mais amplamente em outras áreas. O mar é desafiador, se equilibrar na prancha também, mas nada é maior do que nossas lutas diárias”, afirma Thaise Albernaz, surfista, mãe, pesquisadora e coordenadora de Monitoramento Embarcado do ProFRANCA.

Como o Instituto Australis, sede do projeto, tem seu quadro composto 70% por mulheres, a ação também tem o objetivo promover discussões sobre a representatividade feminina em áreas como pesquisa e meio ambiente.

O surfe e o projeto também contam com o programa Baleia Franca no Esporte, lançado em 2023, com aulas destinadas a crianças do entorno do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba.

Cronograma

7h30 – Abertura
7h40 – Yoga com Jeinis
8h30 – Roda de conversa com surfistas: Thaise Albernaz (mediadora ProFRANCA); Monique Neves Garcia, Erika Tsuda, Betanny Alves e Lohanna Alves.
9h30 – Free surf com espaço kids (crianças a partir de 4 anos)
11h – Encerramento com sorteio de brindes
11h30 – Declamação de cordel

A organização é do ProFRANCA – Projeto Franca Austral – realizado pelo Instituto Australis, que conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.