Maura Silva

História na Libéria

Surfista de São Tomé, Maura Silva faz história por ser primeira atleta que compete em outro país. De quebra, fica com título apenas 13 anos.

0
Maura Silva se destaca por ser a primeira surfista são-tomense a surfar e vencer em outro país.@twinssilva_stp / Instagram
Maura Silva se destaca por ser a primeira surfista são-tomense a surfar e vencer em outro país.

Maura Silva, surfista de São Tomé, África Central, que tem uma irmã gêmea, Maury, se destaca por ser a primeira surfista são-tomense a surfar e competir fora do país. Ela viajou para a Libéria em maio desse ano, com ajuda do projeto SOMA (Surfistas Orgulhosas na Mulher D’África), para participar de uma conferência e do campeonato nacional de surfe e é campeã nacional feminina aos 13 anos.

Maura surfa há pouco mais de dois anos. Embora ela e sua irmã tenham crescido no clube de surfe em Santana, não foram exceção à pesada carga de tarefas domésticas que se espera da maioria das mulheres da ilha, e só começaram a surfar quando conheceram a ONG portuguesa SOMA.

A surfista são-tomense viajou para a Libéria, com a ajuda da SOMA, para participar do campeonato organizados pela Provide the Slide, ONG com sedes na Suíça e na Alemanha, que se concentra em fornecer recursos de surfe e apoio a países da costa ocidental da África.

Sua viagem a Libéria foi de muitas estreias: ainda não havia saído não só de São Tomé, mas da sua pequena cidade de Santana e das zonas costeiras nos arredores, fez sua primeira viagem de avião, conheceu e competiu com mulheres de outros países africanos pela primeira vez.

Foram também muitas novidades para São Tomé como país, Maura foi a primeira surfista são-tomense a competir e surfar em outro país.