Projeto Surf Salva

Duas turmas formadas em Fortaleza

Projeto Surf Salva forma novas turmas para prevenir acidentes nas praias de Fortaleza (CE).

0
Fortaleza investe em Projeto Salva Surf para prevenir acidentes e afogamentos na capital cearense.

Mais duas turmas se formam no Projeto Surf Salva em Fortaleza (CE). A princípio, a primeira turma formou 13 alunos no Náutico, entre surfistas, praticantes de canoa havaiana e stand up paddle. Enquanto a segunda turma formou 17 surfistas da Escolinha de Surf César Silva, na Barra do Ceará.

Os cursos se realizaram de 1 a 9 de agosto. O projeto conta com quatro instrutores bombeiros militares, entre eles, o major Chailon, o tenente Amaro, o sargento Jairo e o cabo Batista.

De acordo com o Coronel Comandante-Geral Cláudio Barreto, “prevenir afogamentos é o principal objetivo do Projeto Surf Salva”, enfatizou o Comandante-Geral do CBMCE.

Conteúdo Programático

Em síntese, ao final dos treinamentos o aluno tem condições de atuar na prevenção e afogamento, se antecipando ao incidente e reduzindo as estatísticas,

Assim o aluno é capaz de aplicar o salvamento com eficiência, bem como aplicar a ressuscitação cardio pulmonar e com muito mais espírito na preservação à vida do próximo.

Os alunos também praticam no curso a abordagem à vítima consciente e inconsciente, com uso da prancha, e a aplicação do tratamento de acordo com o grau de afogamento.

Em resumo, o Projeto Surf Salva é uma das mais poderosas formas de contribuir com a redução do número de afogamentos. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros.

O objetivo é ensinar aos surfistas as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação.

História e evolução

Primeiramente, o Projeto Surf Salva se deu início em 1995 e foi implantado pelo capitão Ronald Aguiar, que em sua gestão, formou 100 surfistas. Já no ano de 1998, o 2º tenente Cláudio Barreto tomou uma iniciativa para o projeto se tornar permanente, com o objetivo de ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará.

Conforme o Comandante-Geral Claudio Barreto, após a implantação do projeto, seis mil surfistas se formaram no curso e somam esforços na prevenção de afogamentos.

“A cada nova turma, nós vemos uma ampliação da capacidade do Corpo de Bombeiros de atuar na prevenção ao afogamento no mar. É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas. São mais de 6 mil surfistas formados ao longo da existência deste projeto”, informou o oficial.

Fonte Governo do Ceará