Vans US Open

Festival embala a Califa

Com disputas no QS 10.000, Longboard e Pro Junior, Vans US Open of Surfing agita a Califórnia (EUA) a partir de 27 de julho.

0
Vans US Open rola em Huntington Beach, Califórnia (EUA).WSL / Morris
Vans US Open rola em Huntington Beach, Califórnia (EUA).

Entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, os Estados Unidos recebem o Vans US Open of Surfing, um dos maiores festivais do esporte no mundo e que tem disputas masculinas e femininas nas categorias QS 10.000, Pro Junior e Longboard. O palco é Huntington Beach, pico clássico da Califórnia. No total, serão nove dias de duração e, além do surfe, o evento gratuito vai reunir a galera do skate e do BMX, ter exposições, artes e exibição de filmes.

Uma das novidades deste ano é o QS 10.000 feminino. Até 2018, a prova valia pela elite, mas a partir deste ano vai contar pontos para a divisão de acesso, sendo, até agora, a única competição feminina de nível máximo confirmada em 2019. A norte-americana Courtney Conlogue vai defender o título, conquistado em cima da australiana heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, nome também já confirmado no festival.

Griffin Colapinto, Kanoa Igarashi, Courtney Conlogue e Stephanie Gilmore, os finalistas da edição 2018.

O japonês Kanoa Igarashi é o atual vencedor da competição masculina e o norte-americano Griffin Colapinto o vice. Outro que conquistou um excelente resultado na prova em 2018 foi Jadson André (3º lugar), potiguar que lidera o ranking QS no momento.

Como sempre acontece, os atletas juniores também vão participar do evento. Na última edição, os campeões foram os havaianos Barron Mamiya e Zoe McDougall. A categoria Longboard também segue firme com o Joel Tudor Duct Tape Invitational, campeonato que valoriza o surfe clássico e é organizado por um dos maiores nomes a categoria no mundo, o californiano Joel Tudor.