Señoritas Open Pro

Brasileiras chegam às quartas

Sophia Medina, Isabelle Nalu, Kiany Hyakutake e Sophia Gonçalves estão garantidas nas quartas do Señoritas Open Pro, Peru, evento QS 1000.

0
Sophia Medina está nas quartas do QS 1000. Mino Swayne / RDV Surf
Sophia Medina está nas quartas do QS 1000. 

Na última quinta-feira (15) o Señoritas Open Pro abriu as competições femininas e já definiu as quartas de final da primeira etapa do QS do ano na América do Sul. Quatro peruanas e quatro brasileiras disputam o título no Peru, mas as donas da casa brilharam nas esquerdas da Praia Señoritas.

Daniella Rosas ganhou a maior nota dos dois primeiros dias, 9,50. Rosas venceu sua primeira bateria por 15,50 pontos, que depois foram batidos no Pro Junior, pelas também peruanas Arena Rodriguez Vargas com 15,73 e Sofia Artieda com 15,67 pontos.

“Eu estava surfando bastante aqui, todos os dias junto com as brasileiras e estou super feliz. Na verdade, as ondas estavam muito boas na bateria e fiquei bem tranquila, porque as ondas estão incríveis”, diz Daniella Rosas. “Esse é o primeiro campeonato do ano e eu gostaria muito de ganhar, mas sei que tem que ir pensando passo a passo. Estou feliz por ter começado bem e quero agradecer aos meus patrocinadores, minha família, amigos e todos que estão assistindo o campeonato”.

Daniella Rosas faz maior nota do evento, 9,50.Alfredo Scerpella / RDV Surf
Daniella Rosas faz maior nota do evento, 9,50.

No ano passado, Daniella Rosas igualou um inédito tricampeonato sul-americano da WSL. Ela venceu as suas duas primeiras baterias de 2024 e vai enfrentar a brasileira Sophia Gonçalves, na disputa pela última vaga para as semifinais do evento. Será o segundo confronto direto entre Peru e Brasil seguido, pois no anterior tem a jovem Catalina Zariquiey, de apenas 14 anos, contra Kiany Hyakutake, 18 anos.

Também já está confirmado que a primeira semifinal será entre uma surfista do Peru e uma do Brasil. Isso porque as quartas de final começam com as brasileiras Sophia Medina e Isabelle Nalu na primeira bateria e as irmãs Sol e Leilani Aguirre se enfrentando na segunda. Sophia Medina e Leilani Aguirre conquistaram as primeiras vagas para as quartas de final, derrotando a peruana Melanie Giunta e a brasileira Yasmin Neves.

“Eu estou muito feliz. Foi uma bateria que eu sabia que não ia ser fácil. Estou em águas peruanas e as peruanas sabem surfar aqui mais do que a gente, então tenho o máximo respeito por isso”, destaca Sophia Medina. “Eu estou bem com os pés no chão, sabendo que preciso dar o meu melhor e só tenho que agradecer a Deus, por ter me enviado ondas boas e me dado a oportunidade de fazer o que eu mais amo, que é surfar e competir. Ainda tem o Pro Junior e, se Deus quiser, vou passar todas também”.

A segunda batalha por vagas nas quartas de final do QS 1000, foi entre três surfistas que representaram a América do Sul no último Mundial Junior da WSL. Nas ondas de Oceanside Pier, Sol Aguirre se tornou a terceira melhor surfista do mundo com até 20 anos de idade, só perdendo nas semifinais. Aguirre é recordista com quatro títulos sul-americanos da categoria Pro Junior e enfrentou a campeã do ano passado, Isabelle Nalu, além da vice-campeã, Kalea Gervasi.

Sol Aguirre foi a primeira a chegar perto dos recordes de Daniella Rosas. Ela achou boas ondas para mostrar a potência das suas manobras de backside nas esquerdas de Señoritas e somou notas 7,93 e 7,17, atingindo 15,10 pontos contra os 15,50 de Daniella. Na disputa pela segunda vaga da bateria para as quartas de final, Isabelle Nalu superou a peruana Kalea Gervasi por uma pequena vantagem de 9,07 a 8,93 pontos. A chilena Rafaella Montesi ficou em último.

Sol Aguirre em ação nas esquerdas de Señoritas.Mino Swayne / RDV Surf
Sol Aguirre em ação nas esquerdas de Señoritas.

“Estou contente por ter achado boas ondas nessa bateria e poder ter surfado mais do que na outra”, fala Sol Aguirre. “As ondas estão bem melhores do que pela manhã (da quinta-feira), com muito mais força, mais constantes e mais fácil de encontrar as boas. Então estou contente em poder ir subindo minhas notas a cada onda e espero que continue assim nas próximas”.

Início do Pro Junior

Entre as 25 surfistas de 6 países que competiram na etapa do QS, 21 também participaram da primeira seletiva sul-americana de 2024 para o Mundial Junior da WSL. Sol Aguirre vai completar 21 anos em julho, então foi uma das quatro únicas que não se inscreveram na competição. .

A grande surpresa do dia foi a pequenina peruana de somente 14 anos, Catalina Zariquiey. Catalina estreou em etapas do QS vencendo as duas baterias que disputou. Na primeira, eliminou Arena Rodriguez Vargas, que era a peruana mais próxima do grupo das top-3 que se classificam para o Challenger Series. Arena é a sexta do ranking, depois Catalina passou para as quartas de final derrotando a número 3, a brasileira Laura Raupp, e a número 5, a argentina Vera Jarisz.

Recorde batido

No Pro Junior, Catalina Zariquiey manteve a invencibilidade, derrotando a atual campeã sul-americana Pro Junior, Isabelle Nalu, que se classificou em segundo lugar. Já Arena Rodriguez Vargas se recuperou da eliminação no QS, fazendo o maior placar feminino do torneio. Ela aumentou de 15,50 para 15,73 o recorde de pontos da Daniella Rosas, somando notas 8,73 e 7,00 com o seu backside agressivo em Señoritas.

O novo recorde da Arena Rodriguez Vargas foi estabelecido logo após a segunda fase, na segunda bateria do Pro Junior. Na terceira, outra peruana, Sofia Artieda, também superou os 15,50 da tricampeã sul-americana Daniella Rosas. A surfista de apenas 13 anos de idade atingiu 15,67 pontos com notas 8,67 e 7,00, na vitória sobre a argentina Victoria Muñoz Larreta e a brasileira Kiany Hyakutake.

Quem também entrou na lista dos recordes foi a vice-campeã sul-americana Pro Junior de 2023, Kalea Gervasi, que venceu a última bateria do dia por 13,94 pontos, somando notas 7,17 e 6,77.

Junior Masculino

Antes do Señoritas Open Pro dar a largada nas competições femininas, foram realizadas as quatro últimas baterias da segunda fase do Pro Junior masculino. O atual campeão sul-americano da categoria Sub 20, Ryan Kainalo, estreou com vitória sobre os peruanos Juan Diego Rios, Bastian Pierce e o brasileiro Guilherme Carvalho. Ryan fez o maior somatório um 13,43, mas o recorde de nota foi o 8,17 do chileno Kuhane Riva Riva Rapu na segunda bateria.

Os brasileiros Rodrigo Saldanha, Luan Ferreyra, Fabricio Rocha, Caio Costa e o equatoriano Maximiliano Saenz também avançaram.

As peruanas ganharam seis das oito baterias da categoria Sub 20 na quinta-feira, mas seis brasileiras também avançaram, junto com duas surfistas da Argentina e duas do Chile.

Resultados da quinta-feira

Junior – segunda fase (continuação da quarta-feira) – 3.o = 17.o lugar (200 pontos) e 4.o=25.o lugar (150 pontos):

5.a: 1 Ryan Kainalo (BRA), 2 Juan Diego Rios (PER), 3 Bastian Pierce (PER), 4 Guilherme Carvalho (BRA)
6.a: 1 Kuhane Riva Riva Rapu (CHL), 2 Rodrigo Saldanha (BRA), 3 Tomas Goransky (ARG), 4 João Victor Sharnovski (BRA)
7.a: 1 Fabricio Rocha (BRA), 2 Luan Ferreyra (BRA), 3 João Artur de Holanda (BRA), 4 Adrian de Osma (PER)
8.a: 1 Maximiliano Saenz (ECU), 2 Caio Costa (BRA), 3 Alejandro Bernales (PER), 4 Marcelo Huaman (PER)

QS 1000 Feminino – 3.a = 17.o lugar (200 pontos) e 4.a = 25.o lugar (150 pontos):
1.a: 1 Sophia Medina (BRA), 2 Rafaella Montesi (CHL), 3 Sofia Artieda (PER)
2.a: 1 Melanie Giunta (PER), 2 Kalea Gervasi (PER), 3 Aissa Chuman (PER), 4 Valentina Escudero (PER)
3.a: 1 Isabelle Nalu (BRA), 2 Leilani Aguirre (PER), 3 Brianna Barthelmess (PER)
4.a: 1 Sol Aguirre (PER), 2 Yasmin Neves (BRA), 3 Genesis Garcia (ECU)
5.a: 1 Laura Raupp (BRA), 2 Camila Sanday (PER), 3 Victoria Muñoz Larreta (ARG)
6.a: 1 Catalina Zariquiey (PER), 2 Kiany Hyakutake (BRA), 3 Arena Rodriguez Vargas (PER)
7.a: 1 Isidora Bulto (CHL), 2 Vera Jarisz (ARG), 3 Luara Mandelli (BRA)
8.a: 1 Daniella Rosas (PER), 2 Sophia Gonçalves (BRA), W.O Maya Karl (PRI)

QS 1000 Feminino – segunda fase – 1.a e 2.a = Quartas de Final, 3.a = 9.o lugar (350 pontos) e 4.a = 13.o lugar (295 pontos):
1.a: 1 Sophia Medina (BRA), 2 Leilani Aguirre (PER), 3 Melanie Giunta (PER), 4 Yasmin Neves (BRA)
2.a: 1 Sol Aguirre (PER), 2 Isabelle Nalu (BRA), 3 Kalea Gervasi (PER), 4 Rafaella Montesi (CHL)
3.a: 1 Catalina Zariquiey (PER), 2 Sophia Gonçalves (BRA), 3 Vera Jarisz (ARG), 4 Laura Raupp (BRA)
4.a: 1 Daniella Rosas (PER), 2 Kiany Hyakutake (BRA), 3 Camila Sanday (PER), 4 Isidora Bulto (CHL)

Junior Feminino – 3.a = 17.o lugar (200 pontos) e 4.a = 25.o lugar (150 pontos):
1.a: 1 Laura Raupp (BRA), 2 Yasmin Neves (BRA), W.O Maya Karl (PRI)
2.a: 1 Arena Rodriguez Vargas (PER), 2 Vera Jarisz (ARG), 3 Urpi Prado (PER), 4 Valentina Escudero (PER)
3.a: 1 Sofia Artieda (PER), 2 Victoria Muñoz Larreta (ARG), 3 Kiany Hyakutake (BRA)
4.a: 1 Sophia Medina (BRA), 2 Isidora Bulto (CHL), 3 Genesis Garcia (ECU)
5.a: 1 Catalina Zariquiey (PER), 2 Isabelle Nalu (BRA), 3 Aissa Chuman (PER)
6.a: 1 Brianna Barthelmess (PER), 2 Luara Mandelli (BRA), 3 Nina Linder Mau (PER), 4 Sophia Contreras (PER)
7.a: 1 Camila Sanday (PER), 2 Sophia Gonçalves (BRA), 3 Kellyani Kelaiah Ortega (VEN), 4 Cusi Linder Mau (PER)
8.a: 1 Kalea Gervasi (PER), 2 Rafaella Montesi (CHL), 3 Chiara Bagoni Landeta (CHL)

Próximas baterias

Segunda fase Junior Feminina – 1.a e 2.a = Quartas de Final, 3.a = 9.o lugar (350 pontos) e 4.a = 13.o lugar (295 pontos):

1 Laura Raupp (BRA), Victoria Muñoz Larreta (ARG), Arena Rodriguez Vargas (PER), Isidora Bultó (CHL)
2 Sofia Artieda (PER), Yasmin Neves (BRA), Sophia Medina (BRA), Vera Jarisz (ARG)
3 Catalina Zariquiey (PER), Sophia Gonçalves (BRA), Brianna Barthelmess (PER), Rafaella Montesi (CHL)
4 Camila Sanday (PER), Isabelle Nalu (BRA), Kalea Gervasi (PER), Luara Mandelli (BRA)

QS 1000 Masculino – terceira fase – 3.o = 17.o lugar (200 pontos) e 4.o=25.o lugar (150 pontos):

1 Edgard Groggia (BRA), Lucca Mesinas (PER), Juan Diego Rios (PER), Alejandro Bernales (PER)
2 Valentin Neves (BRA), Alonso Correa (PER), Jhonny Guerrero (PER), Tomas Tudela (PER)
3 Lucas Vicente (BRA), Fernando Junior (BRA), Andres Echecopar (PER), Noah de Col (PER)
4 Rickson Falcão (BRA), Cauet Frazão (BRA), Maximiliano Saenz (ECU), Takeshi Oyama (BRA)
5 Ryan Kainalo (BRA), Gabriel Arturo Vargas (PER), Cristobal de Col (PER), Raul Rios (PER)
6 Rodrigo Saldanha (BRA), Caio Costa (BRA), Juninho Urcia (PER), Eric Bahia (BRA)
7 Gabriel Klaussner (BRA), Fabricio Rocha (BRA), Romeo Chavez (COL), Roberto Araki (CHL)
8 Leo Casal (BRA), Samuel Joca (BRA), Mariano Maugere (PER), Adrian de Osma (PER)

Junior Masculino – terceira fase – 1.o e 2.o = Quartas de Final, 3.o = 9.o lugar (350 pontos) e 4.o = 13.o lugar (295 pontos)

1 Leo Casal (BRA), Takeshi Oyama (BRA), Rickson Falcão (BRA), Guilherme Ferreira (BRA)
2 Samuel Joca (BRA), Mariano Maugere (PER), Gabriel Ljubicic (PER), Joaquin Muñoz Larreta (ARG)
3 Ryan Kainalo (BRA), Luan Ferreyra (BRA), Kuhane Riva Riva Rapu (CHL), Caio Costa (BRA)
4 Fabricio Rocha (BRA), Juan Diego Rios (PER), Maximiliano Saenz (ECU), Rodrigo Saldanha (BRA)

Quartas de final QS 1000 Feminino – 5.o lugar com 500 pontos:
1 Sophia Medina (BRA) x Isabelle Nalu (BRA)
2 Sol Aguirre (PER) x Leilani Aguirre (PER)
3 Kiany Hyakutake (BRA) x Catalina Zariquiey (PER)
4.a: Daniella Rosas (PER) x Sophia Gonçalves (BRA)