Copa Tubos

Señoritas liga a máquina

Com a participação de brasileiros, QS 3.000 começa nesta quarta-feira (27) em Señoritas, Peru.

0
Quinto colocado no ranking do QS, Alex Ribeiro é um dos destaques do evento.

Começa nesta quarta-feira (27) o Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 com surfistas de 18 países disputando o título do evento mais importante do Circuito Mundial da World Surf League no Peru.

Os 139 participantes foram divididos em quatro fases e os 32 mais bem colocados no ranking mundial, só estreiam nas ondas perfeitas de Señoritas na quarta e última rodada de 16 baterias. Entre eles, Miguel Tudela, que é local da região de Punta Hermosa onde acontece o evento e ocupa a sexta posição no WSL Qualifying Series, a melhor de um peruano na história do ranking que classifica dez surfistas para a elite dos top-34 da World Surf League.

Além dele, na lista dos 32 cabeças de chave da quarta fase do Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 estão alguns destaques do Brasil, como os ex-tops do CT, Ian Gouveia, Heitor Alves e Alex Ribeiro, que vem de vitória no QS 6.000 de Newcastle e está em quinto no ranking. Muitos estão vindo direto da Austrália para prestigiar a estreia do evento e do pointbreak de esquerdas de Señoritas no WSL Qualifying Series. Entre eles, Alonso Correa é quem está mais próximo do grupo dos 10 que sobem para o CT, em 14º lugar. O peruano foi escalado para abrir a quarta fase, junto com o cearense Heitor Alves.

O Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 promete ser de alto nível desde a fase inicial, com alguns fortes concorrentes ao título que poderiam estar na relação dos top-32 da quarta fase, mas que decidiram competir no Peru após o prazo das inscrições para utilizar seu “seeding” (ranking de entradas) no evento.

São quatro brasileiros que estavam na Austrália disputando as duas etapas seguidas do QS 6.000 e vieram de lá direto para o Peru, Flavio Nakagima na primeira bateria, Thiago Camarão na quinta, Weslley Dantas na sétima e o atual campeão sul-americano Pro Junior da WSL South America, Samuel Pupo, na oitava e última desta fase.

Alonso Correa é uma das apostas peruanas do evento.

Serão 27 surfistas tentando as 16 vagas para enfrentar os 48 competidores que entram nas 16 baterias da segunda fase. Mais 32 estreiam na terceira e os outros 32 formam a lista dos principais cabeças de chave da quarta rodada. O Brasil é maioria entre os 139 inscritos com 56 participantes, seguido pelo Peru com 32, Chile e Estados Unidos com dez cada um, França com cinco e três países terão quatro participantes no Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3.000, Japão, Argentina e Costa Rica.

A relação das nações representadas em Punta Hermosa prossegue com o Havaí com três atletas, Espanha e Equador com dois cada e com um a África do Sul, Inglaterra, México, Colômbia, Panamá, Porto Rico e El Salvador. A lista inicial tinha 21 países, porém os únicos inscritos da Austrália, Nova Zelândia e Canadá, cancelaram suas participações e restaram cinco vagas que ainda podem completar o limite de 144 participantes no QS 3000 do Peru.

O balneário de Punta Hermosa é considerado como a região que possui as melhores ondas do país e onde surgiram os principais nomes do surfe peruano, como a campeã mundial Sofia Mulanovich, os irmãos Miguel e Tomas Tudela, o big rider Gabriel Villaran, entre outros. O point break de esquerdas de Señoritas, é apontado como o pico mais consistente da costa sul do Peru, com um fundo de pedra que forma ondas perfeitas para surfar. Esta é a primeira vez que a praia de Señoritas vai sediar uma etapa do Circuito Mundial da World Surf League. Já tiveram algumas na região de Punta Hermosa, mas em outra praia, Punta Rocas.

O Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 será a segunda etapa promovida pela WSL South America esse ano e a 17ª válida pelo circuito mundial do WSL Qualifying Series. A competição será transmitida ao vivo do Peru pelo site da World Surf League.