Montañita Open

Rumo à terceira fase

Mais sete brasileiros avançam à terceira fase do Montañita Open, etapa do QS no Equador.

0
Santiago Muniz faz a maior somatória do evento até o momento.

Com a previsão de ondas bem maiores para o fim de semana no point break de direitas de Montañita, na sexta-feira (18) só foram realizadas as seis baterias que restavam para fechar a segunda fase masculina do Montañita Open, no Equador.

Apesar das ondas pequenas, alguns surfistas mostraram o seu potencial e Santiago Muniz até bateu um recorde do seu irmão, Alejo. Ele aumentou de 14,50 para 14,75 a maior pontuação desta etapa do WSL Qualifying Series, que marca a volta do Equador ao Circuito Mundial depois de 15 anos.

“Estou muito feliz porque Deus me mandou boas ondas, que, apesar de pequenas, estão bem divertidas e consegui surfar bem as direitinhas”, celebra Santiago Muniz, que compete como argentino, enquanto seu irmão representa o Brasil, onde eles moram desde crianças.

Matheus Navarro tira a melhor nota da sexta-feira.

“Estou contente também pelo Equador estar fazendo uma etapa do QS. A América do Sul está precisando de mais eventos do Circuito Mundial e é muito bom ter uma etapa aqui. Eu já conhecia o Equador, mas é a primeira vez que venho a Montañita e as ondas são muito boas. A previsão é de que vão subir, então estou feliz por passar pra próxima fase”.

A bateria em que Santiago Muniz fez um novo recorde de pontos foi a penúltima do dia. Ele começou bem, achando uma boa direita para fazer uma série de manobras com pressão e velocidade, para largar na frente com nota 7,75. Ainda conseguiu pegar outra onda boa, com o mesmo potencial, repetindo a dose com um forte ataque nos pontos mais críticos. Recebeu nota 7,00 e totalizou 14,75 pontos. O brasileiro Edgard Groggia passou junto com ele, eliminando dois equatorianos, José Loor e Carlos Gonçalves.

Um total de quatorze surfistas do Brasil competiu nas seis baterias do dia e só metade avançou para a terceira fase. Antes da derrota dupla do Equador, o surfista local de Montañita, Alex Suarez, tinha derrotado três brasileiros, João Ricardo e os eliminados Eduardo Motta e Uriel Sposaro. Alex foi o terceiro surfista do Equador a passar para a terceira fase, com Jonathan Zambrano e Snaider Parrales se classificando ontem (17).

Edgard Groggia passa a bateria junto com Santiago Muniz.

“Estou muito emocionado, feliz e bem focado. Eu venho trabalhando forte há alguns meses e consegui aplicar o que tenho aprendido nesta bateria”, revela Alex Suarez, que nunca tinha participado de uma etapa profissional da WSL. “Foi muito treinamento, com fé, perseverança e um campeonato desse nível era muito esperado. Estes eventos motivam para seguir adiante e estou feliz por ter feito bem meu trabalho. Agora é focar na próxima fase”.

Depois dessa etapa do QS 1000 em Montañita, tem outra no Equador a partir de quarta-feira (23), o Salinas Open. Estes dois eventos decidem os dez homens e as cinco mulheres indicados pelo ranking da WSL Latin America, para competir nas etapas do Challenger Series que definirão as vagas para completar a elite do CT da WSL de 2022.

Dois surfistas que estão na lista dos dez competiram e foram eliminados em suas estreias neste evento, o brasileiro Rafael Teixeira e o uruguaio Marco Giorgi, que perdeu nas ondas surfadas nos minutos finais do último confronto do dia. Essa bateria teve o resultado mais surpreendente, com o panamenho Luis Lopez passando em primeiro lugar e o chileno Gustavo Dvorquez em segundo.

Victor Bernardo é outro brasileiro classificado para a terceira fase.

Seis países

Os confrontos de hoje fecharam a lista dos 32 classificados para a terceira fase e surfistas de seis países seguem na disputa do título em Montañita. A maioria é do Brasil, com 19 concorrentes contra três do Equador, três da Argentina, três do Peru, três do Chile e a grande surpresa do Panamá. O ainda recordista de nota (8,25), Alejo Muniz, está na primeira das oito baterias, com o também brasileiro Robson Santos, o equatoriano Snaider Parrales e o peruano Gabriel Arturo Vargas.

Gustavo Borges segue firme na competição.

Já o seu irmão, o novo recordista de pontos, Santiago Muniz, vai disputar as duas últimas vagas para a quarta fase com o panamenho Luis Lopez e dois brasileiros, Luan Hanada e João Ricardo. A participação da Argentina nas direitas do Equador merece destaque, pois três dos quatro inscritos seguem na briga, o classificado para as Olimpíadas, Leandro Usuña, na terceira bateria e Jose Gundesen na segunda. O outro atleta olímpico na terceira fase, é o peruano Lucca Mesinas na quarta bateria.

Título feminino

Na categoria feminina, são 16 surfistas de sete países que seguem na briga do título, cinco do Brasil, quatro do Peru, três da Argentina, um do Havaí, um de Porto Rico, um do Panamá e Dominic Barona, do Equador.

Elas estão divididas em quatro baterias, valendo duas vagas para as quartas de final em cada uma. A equatoriana vai competir na estreia do surfe como modalidade olímpica no Japão e está em sexto lugar no ranking da WSL Latin America, então tenta entrar no grupo das cinco indicadas para o Challenger Series.

Duas surfistas que também vão disputar as Olimpíadas de Tóquio 2020, estão no grupo das top 5, a líder Daniella Rosas e a brasileira Silvana Lima, que ocupa a quinta posição. Daniella está na terceira bateria com a número 3 do ranking e também peruana Sol Aguirre, a argentina Lucia Indurain e a brasileira Julia Duarte. Dominic entra no confronto seguinte com a brasileira Taina Hinckel e duas peruanas, Melanie Giunta e Arena Vargas. E Silvana está na última com a quarta do ranking, Josefina Ané, a também argentina Coco Cianciarulo e a panamenha Andrea Vlieg.

Resultados da sexta-feira no Montañita Open 2021

Encerramento da segunda fase

11 1 Luan Carvalho (BRA), 2 Victor Bernardo (BRA), 3 Darshan Antequera (CRI), 4 Kaue Germano (BRA)

12 1 Felipe Oliveira (BRA), 2 Matheus Navarro (BRA), 3 Andy Chacon (CRI), 4 Vitor Ferreira (BRA)

13 1 Raul Rios (PER), 2 Luan Hanada (BRA), 3 Rafael Teixeira (BRA), 4 Gustavo Borges (BRA)

14 1 Alex Suarez (ECU), 2 João Ricardo (BRA), 3 Eduardo Motta (BRA), 4 Uriel Sposaro (BRA)

15 1 Santiago Muniz (ARG), 2 Edgard Groggia (BRA), 3 Jose Loor (ECU), 4 Carlos Gonçalves (ECU)

16 1 Luis Lopez (PAN), 2 Gustavo Dvorquez (CHL), 3 Marco Giorgi (URY), 4 Pericles Dimitri (BRA)

Terceira fase

1 Alejo Muniz (BRA), Robson Santos (BRA), Gabriel A. Vargas (PER), Snaider Parrales (ECU)

2 Marcos Correa (BRA), Jose Gundesen (ARG), Roberto Araki (CHL), Kim Matheus (BRA)

3 Leandro Usuna (ARG), Renan Peres Pulga (BRA), Pedro Neves (BRA), Pedro Bianchini (BRA)

4 Samuel Pupo (BRA), Lucca Mesinas (PER), Guillermo Satt (CHL), Ryan Kainalo (BRA)

5 Victor Bernardo (BRA), Matheus Navarro (BRA), Jonathan Zambrano (ECU), Diego Aguiar (BRA)

6 Wesley Leite (BRA), Leo Casal (BRA), Luan Carvalho (BRA), Felipe Oliveira (BRA)

7 Edgard Groggia (BRA), Raul Rios (PER), Gustavo Dvorquez (CHL), Alex Suarez (ECU)

8 Santiago Muniz (ARG), Luan Hanada (BRA), João Ricardo (BRA), Luis Lopez (PAN)

Feminino

1 Summer Macedo (HAV), Jolari Carreras (PRI), Isabela Saldanha (BRA), Naire Marquez (BRA)

2 Daniella Rosas (PER), Sol Aguirre (PER), Julia Duarte (BRA), Lucia Indurain (ARG)

3 Dominic Bartona (ECU), Melanie Giunta (PER), Tainá Hinckel (BRA), Arena Rodriguez Vargas (PER)

Silvana Lima (BRA), Josefina Ané (ARG), Coco Cianciarulo (ARG), Andrea Vlieg (PAN)