Layback Pro

Tudo pronto na Praia Mole

Quarta edição da etapa do QS 3000 na Praia Mole, Florianópolis, acontece entre 6 e 10 de março. Evento fecha temporada 2023/24 da WSL América do Sul.

0
Michael Rodrigues em ação no Layback Pro 2022.  Marcio David / Layback
Michael Rodrigues em ação no Layback Pro 2022.  

A Prefeitura de Florianópolis apresenta Layback Pro, que pelo terceiro ano consecutivo vai fechar a temporada, decidindo os campeões sul-americanos da World Surf League (WSL) nas ondas da Praia Mole, na Ilha de Santa Catarina. A última etapa regional de 2023/2024 da tem status QS 3000 e também define os classificados para o CS.

A competição acontece entre os dias 6 e 10 de março e uma das novidades esse ano é a estreia do Floripa Film Fest patrocinado pela Layback, que acontece no Hotel Selina da Praia Mole.

“Nós estamos indo para a sexta edição do Layback Pro, a quarta em Florianópolis, num ano difícil. Enquanto todas as marcas de surfe, de skate, do nosso segmento, estão tirando o pé do acelerador, a Layback está dobrando a aposta”, destaca Bill Tassinari, diretor da Agência Esporte & Arte, que realiza o Layback Pro junto com a Swell Eventos.

“Vamos fazer mais uma vez o evento mais importante da temporada, que vale decisivos 3 mil pontos nos rankings masculino e feminino para a disputa dos títulos sul-americanos e na briga por vagas no Challenger Series. Então, já estamos ansiosos para oferecer mais um show de surfe ao público que vem lotando a Praia Mole a cada campeonato”, finaliza.

Layback Pro, Praia Mole, Florianópolis (SC) válido pelo QS 3000.Divulgação Layback
Layback Pro, Praia Mole, Florianópolis (SC) válido pelo QS 3000.

O Layback Pro foi o primeiro campeonato de surfe a acontecer no Brasil após a pandemia do Covid-19, em novembro de 2021. Os primeiros campeões foram o paulista Eduardo Motta e a catarinense Laura Raupp, com apenas 15 anos de idade. A segunda edição já aconteceu no mês de abril, fechando a temporada 2021/2022 da WSL South America com vitórias do cearense Michael Rodrigues e da peruana Daniella Rosas. No ano passado, encerrou a temporada 2022/2023 e o catarinense Luan Wood conseguiu seu primeiro título em etapas do QS, com a cearense Silvana Lima aumentando para 6, o seu recorde no Brasil.

Nesta temporada, a catarinense Tainá Hinckel e o pernambucano Ian Gouveia chegam no evento liderando os rankings. Eles ainda não possuem o título sul-americano no currículo e são ameaçados pelo catarinense Mateus Herdy e pela paulista Sophia Medina, que estão em segundo lugar nas classificações.

Luan Wood e Silvana Lima venceram terceira edição do Layback Pro em 2023.Marcio David / Layback
Luan Wood e Silvana Lima venceram terceira edição do Layback Pro em 2023.

Também na Praia Mole serão decididos os sete homens e as três mulheres que se classificarão para o Challenger Series 2024.

Além do show de surfe garantido dentro d’água, Bill Tassinari aponta o Floripa Film Fest como mais uma grande atração da Layback para os apaixonados pelo surfe. “A gente fechou o Hotel Selina todo, trazendo um Festival Internacional de Filmes de Surfe, o Floripa Film Fest, para acabar com um hiato gigante de muito tempo de não ter nada neste segmento no país. Queremos reviver os grandes momentos na produção e exibição de filmes de surfe, então pretendemos fazer um grande festival, que já nasce internacional, como o maior do Brasil”.

O Floripa Film Fest é, realmente, um Festival Internacional de Filmes de Surfe, que vai estrear nos dias 7, 8 e 9 de março no Hotel Selina na Praia Mole, prometendo marcar época e ficar para sempre no calendário cultural da Ilha de Santa Catarina.

Os curadores do Festival, Bruno Zanin e Eduardo Linhares, dizem estar realizando um sonho antigo. Os amigos e sócios no projeto, se conheceram em um festival de filmes de surfe já extinto, e decidiram recriar a atmosfera, como uma plataforma artística de encontros e trocas, para que a cultura surfe tenha cada vez mais criativos engajados na causa.

A dupla, Bruno Zanin e Eduardo Linhares, encontrou na Layback a parceria ideal para colocar tudo de pé. A marca, que nasceu produzindo cervejas artesanais, hoje é, reconhecidamente, o maior vetor de fomento aos esportes, como surfe e skate no país, com mais de 20 pistas de skate espalhadas no Brasil e um time de atletas com mais de 20 nomes de peso, incluindo campeões mundiais e medalhistas olímpicos.

O Floripa Film Fest nasce com três dias de exibição e terá o Hotel Selina inteiro à disposição, com feirinhas e festas acontecendo paralelamente, antes e depois dos filmes.

“O Festival surge para valorizar a experiência audiovisual nos dois lados, o de quem assiste e de quem produz”, destaca Eduardo Linhares. “Acreditamos que o surfe é bonito demais para ser visto em uma tela pequena. Para nós, surfe é arte, é coisa séria, coisa de cinema. Também acreditamos na arte do encontro, por mais que haja tantos desencontros pela vida. Produtores e público precisam se unir, trocar ideias, conversar, olhar nos olhos, surfar juntos. Nenhum feedback é melhor e mais instigante do que uma plateia assistindo a sua produção e vibrando naquela virada especial com a trilha sonora. Nossa primeira edição está sendo feita com muito carinho e, acima de tudo, muita fé na arte”.

Cartaz da estreia do Floripa Film Fest 2024.

Floripa Film Fest – É um Festival Internacional de Filmes de Surfe, criado para celebrar a cultura surfe, dando protagonismo às produções audiovisuais que eternizam histórias, valorizam personagens, criam heróis, instigam sonhos e proporcionam entretenimento de qualidade para a comunidade. O Floripa Film Fest conta com filmes produzidos nos quatro cantos do mundo, com uma mistura saudável de diretores consagrados no mundo do surfe e de jovens produtores que estão iniciando sua jornada.

Estarão presentes nos dias da mostra, nomes de outros países como o australiano Dave Fox, o sul-africano Tao Farren, o espanhol Jon Aspuru, o francês Paul Lavoine, que se juntarão aos brasileiros Pepe Cezar, Loic Wirth, Giulia Panzetti, Henrique Pinguim, Anna Veronica, Duda Saracura, Ana Clara Felix, Bruno Zanin, entre outros.

Ao todo, serão mais de 30 produções exibidas em um telão de mais de 6 metros, que será erguido no Hotel Selina da Praia Mole. A entrada neste cinema ao ar livre é gratuita, sendo só necessário cadastrar o nome e e-mail em uma lista do evento. São quase 20 horas de uma apresentação audiovisual sem precedentes na Ilha da Magia.

Durante os três dias do Floripa Film Fest, acontecerão exposições fotográficas, feira de marcas locais, mostra artística e muita festa com shows da Banda Smoking Beatz. Na sexta-feira (8) acontece no Layback Basement no próprio Hotel Selina, a “Festa Oficial do Floripa Film Fest”, com o coletivo de Djs Bolachada Vinil assinando a curadoria sonora. Os ingressos para a festa já estão à venda.

A Prefeitura de Florianópolis apresenta o LayBack Pro na Praia Mole, uma realização da Swell Eventos e a Agência Esporte & Arte (AEA). A etapa do QS 3000 masculina e feminina, é licenciada pela WSL Latin America para a Layback Park fechar a temporada 2023/2024 com patrocínio da TVBShorts, Corona, Oakberry e Real Estruturas; apoio da Evoke, D’Vicz Sorvetes, MB Marketing e Eventos, Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf da Praia Mole (ASPM); parceria de mídia do site Waves.com.br e produção da Firma na transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Campões do Layback Pro na Praia Mole

2023: Luan Wood (BRA) e Silvana Lima (BRA)
2022: Michael Rodrigues (BRA) e Daniella Rosas (PER)
2021: Eduardo Motta (BRA) e Laura Raupp (BRA)

Rankings regionais de 2023/2024

Top-10 Masculino depois de 10 etapas (são computados os 4 melhores resultados)

1 Ian Gouveia (BRA) 6.550 pontos
2 Mateus Herdy (BRA) 6.182
3 Cauã Costa (BRA) 5.055
4 Rafael Teixeira (BRA) 4.752
5 Edgard Groggia (BRA) 4.445
6 Luel Felipe (BRA) 4.395
7 Heitor Mueller (BRA) 4.171
8 Lucas Vicente (BRA) 3.942
9 Gabriel Klaussner (BRA) 3.575
10 Mateus Sena (BRA) 3.557

Clique aqui para acessar o ranking completo.

Top-10 Feminino depois de 10 etapas (são computados os 5 melhores resultados)

1 Tainá Hinckel (BRA) 8.925 pontos
2 Sophia Medina (BRA) 7.145
3 Laura Raupp (BRA) 6.265
4 Isabelle Nalu (BRA) 5.487
5 Vera Jarisz (ARG) 5.322
6 Arena Rodriguez Vargas (PER) 4.723
7 Melanie Giunta (PER) 4.490
8 Naire Marquez (BRA) 4.078
9 Karol Ribeiro (BRA) 3.980
10 Kalea Gervasi (PER) 3.871

Clique aqui para acessar o ranking completo.