Qualifying Series

Iquique está de volta

Iquique retorna ao Circuito Mundial depois de 25 anos.

0
Iquique retorna ao Circuito Mundial depois de 25 anos.

O Chile vai sediar duas etapas do WSL Qualifying Series neste mês de maio. A primeira delas marca a volta de Iquique ao Circuito Mundial depois de 25 anos da única etapa realizada nesta cidade em 1993.

O “Heroes de Mayo Iquique Pro” vai promover, nos dias 21 a 26 de maio, um evento combinado com status QS 1500 para homens e mulheres, valendo 1.500 pontos para o ranking mundial e 1.000 pontos para o sul-americano da WSL South America. As baterias da prova masculina serão disputadas na praia El Colegio e as meninas vão competir nas ondas de La Punta.

O “Heroes de Mayo Iquique Pro” será realizado também em comemoração ao trigésimo aniversario do “Heroes de Mayo”, o campeonato de surfe mais tradicional do Chile.

Era um evento que ficou marcado nos anos 90 por receber os melhores surfistas da América do Sul, nos tempos em que a presença da WSL nesse lado do mundo, não era tão poderosa como hoje m dia.

A realização do “Heroes de Mayo Iquique Pro” conta com total apoio da prefeitura do municipio de Iquique e empenho do prefeito Maurício Soria Macchiavello, e da CORMUDEPI – Corporaçión Municipal de Deportes de Iquique.

As inscrições seguem abertas no sistema online da WSL South America e mais de 100 surfistas já confirmaram suas participações no evento, alguns vindo de longe, como do Japão, Austrália, Indonésia, bem como da Europa, Estados Unidos, Havaí e de países da América Central e da América do Sul.

Entre os inscritos, destaque para o último campeão mundial do ISA Games 2017, o mexicano Johnny Corzo, bem como as peruanas Anali Gomez e Sol Aguirre, campeãs sul-americanas da WSL South America no ano passado nas categorias profissional e junior, respectivamente. A expectativa é de que a famosa onda de El Colegio, bombe altas ondas novamente, como naquela etapa do QS de 1993.

Duas estrelas do Brasil no Circuito Mundial da época, disputaram o título na grande final daquele Mormaii Iquique Pro. Apesar do favoritismo deles, o vencedor foi outro brasileiro menos famoso, Tadeu Pereira, com Teco Padaratz ficando em segundo lugar, o peruano Magoo de La Rosa em terceiro e Fabio Gouveia em quarto. Um novo campeão será conhecido 25 anos depois no “Heroes de Mayo Iquique Pro”.