Mundial Pro Junior

Kainalo e Mueller nas oitavas

Ryan Kainalo e Heitor Mueller avançam para oitavas do Mundial Pro Junior da WSL em Oceanside Pier, Califórnia (EUA). Quatro brasileiros encaram repescagem.

0
Ryan Kainalo avança para oitavas do Mundial Pro Junior.WSL / Kenny Morris
Ryan Kainalo avança para oitavas do Mundial Pro Junior.

O World Junior Championships abriu a disputa pelos últimos títulos mundiais de 2023 da WSL na última terça-feira (9) em Oceanside, Califórnia (EUA). Entre os oito participantes da América do Sul, apenas os brasileiros Ryan Kainalo e Heitor Mueller e a peruana Sol Aguirre estrearam com vitórias e passaram direto para as oitavas de final nas boas ondas de 3 a 4 pés (um pouco mais de um metro). O evento é transmitido ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Sol ganhou a bateria contra as brasileiras Laura Raupp e Isabelle Nalu, que terão uma segunda chance na repescagem, assim como Sophia Medina, Leo Casal e a peruana Kalea Gervasi.

Ryan Kainalo, atual campeão sul-americano da WSL South America na categoria Pro Junior, foi o primeiro a competir nas águas californianas e se posicionou mais a direita dos dois sul-africanos que enfrentou na sexta bateria do dia. O paulista de Ubatuba fez a escolha certa, pegou as melhores ondas que entraram para vencer com 12,30 pontos.

Luke Thompson só surfou a primeira aos 17 minutos, depois da metade dos 30 minutos da bateria. Luke chegou até a conseguir a maior nota, um 6,23, com suas manobras de frontside, mas terminou em segundo lugar com 9,26 pontos. Já o outro sul-africano, Mitch Du Preez, ficou em último com apenas 7,50 nas duas notas computadas.

Ryan Kainalo errou o aéreo que tentou na primeira onda, mas foi bem na segunda com três batidas e rasgadas de frontside que valeram 6,17. Depois, acertou o aéreo rodando para finalizar e confirmar a vitória com nota 6,13.

Ryan Kainalo voa para vencer bateria.WSL / Kenny Morris
Ryan Kainalo voa para vencer bateria.

“Estou feliz por vencer a primeira bateria, que era muito importante para avançar direto para a terceira fase”, diz Ryan Kainalo. “Eu estava treinando no Havaí antes de vir pra cá, testando todas as pranchas para me preparar a surfar essa onda. Eu me sinto mais confiante em comparação ao ano passado, então vou surfar com tudo, escolher bem o equipamento e tentar melhorar a cada bateria. Esse título é muito importante e sei que vai ser difícil ganhar, mas me sinto preparado e vou dar meu melhor”.

O surfista de Ubatuba participou do World Junior Championships na última edição por ter sido vice-campeão sul-americano Pro Junior. Em 2023, Kainalo começou com derrota para o francês Kauli Vaast, depois passou pela repescagem e acabou barrado nas oitavas de final pelo mexicano Alan Cleland, terminando em nono lugar no campeonato.

Já o catarinense Heitor Mueller está competindo pela primeira vez no Mundial Junior da WSL e estreou com uma vitória emocionante, conquistada nos últimos minutos. Heitor começou na frente, até o australiano Harley Walters mostrar a força do seu backside numa onda que rendeu nota 7,67 dos juízes.

O havaiano Shion Crawford também fez uma boa onda e pegou o segundo lugar com nota 5,83. O brasileiro retomou a segunda posição faltando sete minutos do fim, com um 6,67 depois de mandar um rasgadão de backside.

Heitor passou a precisar de 6,64 para vencer e detonou uma direita variando batidas e rasgadas de frontside. O brasileiro ganhou nota 7,17, que confirmou a vitória por 13,84 pontos, contra 13,30 do Harley Walters e 12,03 do Shion Crawford.

Heitor Mueller também garante vaga nas oitavas.WSL / Kenny Morris
Heitor Mueller também garante vaga nas oitavas.

Melhores do dia

Esses 13,84 pontos do Heitor Mueller foi o segundo maior somatório do dia, só ficando abaixo dos 14,44 que o australiano Joel Vaughan atingiu somando uma nota 8,17 duas baterias antes.

Após as duas vitórias brasileiras seguidas, outro catarinense acabou sendo indo para a repescagem na bateria que fechou a primeira fase. Leo Casal ficou em segundo na vitória americana de Taj Lindblad e vai enfrentar o único representante de Israel na repescagem, Ilay Bochan, valendo a penúltima vaga para as oitavas de final.

Na categoria feminina, a melhor apresentação da terça em Oceanside Pier foi a da jovem canadense Erin Brooks, campeã do último Saquarema Pro na Praia de Itaúna, onde dividiu o alto do pódio com o brasileiro Samuel Pupo no evento que fechou o Challenger Series 2023. Brooks venceu a terceira bateria por 14,60 pontos, contra 14,00 da espanhola Janire Gonzalez Etxabarri, graças ao 8,33 recebido em sua melhor onda, a maior nota do dia.

Bateria sul-americana

Entre as meninas, a única vitória sul-americana foi conquistada pela peruana Sol Aguirre contra duas surfistas do Brasil. A recordista com incríveis quatro títulos sul-americanos Pro Junior, travou uma batalha particular com Laura Raupp. Ambas participaram do World Junior Championships disputado em San Diego no ano passado e foram barradas nas quartas de final, terminando em quinto lugar.

Enquanto o Brasil é recordista com nove títulos mundiais conquistados nas 22 edições da categoria masculina do Mundial Junior da WSL, na feminina ainda não tem nenhuma campeã da América do Sul.

Sol Aguirre largou na frente com nota 5,33, mas Laura Raupp assumiu a liderança com o 5,83 recebido pelo seu ataque de frontside numa direita e o 5,17 com as pancadas de backside numa esquerda. A peruana só pegou sua segunda onda boa há 10 minutos do fim e fechou com um layback incrível de frontside.

Os juízes deram nota 7,17 para Sol Aguirre vencer por 12,50 pontos, contra 11,73 da Laura Raupp e apenas 6,46 da atual campeã sul-americana Pro Junior e estreante no Mundial Junior da WSL, Isabelle Nalu.

Sol Aguirre radicaliza para avançar de fase.WSL / Kenny Morris
Sol Aguirre radicaliza para avançar de fase.

“Estou muito feliz porque fazia tempo que eu não executava um layback assim”, fala Sol Aguirre. “Eu fiquei um mês sem surfar por causa de uma lesão no pé e nem tinha certeza se ia conseguir competir aqui, então é uma sensação ótima iniciar o ano com uma vitória. Fico feliz também por estar de volta na água, competindo e conseguindo fazer manobras com pressão. Ontem mesmo eu estava bem gripada e nem consegui sair da cama, então hoje realmente foi tudo muito especial para mim”.

Repescagem feminina

Além das três surfistas que estrearam na mesma bateria, a brasileira Sophia Medina e a peruana Kalea Gervasi ficaram em último lugar nas suas, então quatro terão que disputar a primeira rodada eliminatória do World Junior Championships.

A primeira na repescagem é Laura Raupp contra a japonesa Kana Nakashio. Depois, tem Isabelle Nalu com a havaiana Eweleiula Wong, Kalea Gervasi contra a japonesa Nanaho Tsuzuki e Sophia Medina duela contra a australiana Keira Buckpitt, assim como Leo Casal na repescagem masculina.

O World Junior Championships tem janela aberta até o próximo dia 14 para decidir os últimos títulos mundiais de 2023 da WSL. A competição é transmitida ao vivo dos Estados Unidos pelo WorldSurfLeague.com e pelo aplicativo e Canal da WSL no YouTube.

Resultados da terça-feira:

Primeira fase masculina – 1.o = Oitavas de Final / 2.o e 3.o = Repescagem:
1.a: 1 Jackson Bunch (HAV) = 13.77, 2 Tenshi Iwami (JAP) = 13.50, 3 Ilay Bochan (ISR)=7.17
2.a: 1 Jett Schilling (EUA) = 12.33, 2 Adur Amatriain (ESP) = 11.67, 3 Luke Brumby (AUS) = 11.17
3.a: 1 Marlon Harrison (AUS) = 12.44, 2 Levi Slawson (EUA) = 12.40, 3 Luc Lepront (AFS) = 10.24
4.a: 1 Jarvis Earle (AUS) = 12.17, 2 Yuma Nagasawa (JAP) = 9.30, 3 Reed Platenius (CAN) = 7.84
5.a: 1 Joel Vaughan (AUS) = 14.44, 2 Brodi Sale (HAV) = 11.84, 3 Monnojo Yahagi (JAP) = 11.53
6.a: 1 Ryan Kainalo (BRA) = 12.30, 2 Luke Thompson (AFS) = 9.26, 3 Mitch Du Preez (AFS) = 7.50
7.a: 1 Heitor Mueller (BRA) = 13.84, 2 Harley Walters (AUS) = 13.30, Shion Crawford (HAV) = 12.03
8.a: 1 Taj Lindblad (EUA) = 13.73, 2 Leo Casal (BRA) = 12.03, 3 Sam Piter (FRA) = 12.00

Primeira fase feminina – 1.a = Oitavas de Final / 2.a e 3.a = Repescagem:
1.a: 1 Bella Kenworthy (EUA) = 12.34, 2 Talia Swindal (EUA) = 10.70, 3 Keira Buckpitt (AUS) = 9.93
2.a: 1 Louise Lepront (AFS) = 9.16, 2 Ellie Harrison (EUA) = 8.90, 3 Kalea Gervasi (PER) = 6.93
3.a: 1 Erin Brooks (CAN) = 14.60, 2 Janire Gonzalez Etxabarri (ESP) = 14.00, 3 Cocona Kawase (JAP) = 12.27
4.a: 1 Sierra Kerr (AUS) = 13.84, 2 Sky Brown (ING) = 10.23, 3 Anastasia Venter (AFS) = 6.83
5.a: 1 Noah Klapp (ALE) = 13.83, 2 Nora Liotta (HAV) = 11.10, 3 Zahli Kelly (AUS) = 8.67
6.a: 1 Zoe Benedetto (EUA) = 13.73, 2 Kana Nakashio (JAP) = 13.73, 3 Eweleiula Wong (HAV) = 11.37
7.a: 1 Sol Aguirre (PER) = 12.50, 2 Laura Raupp (BRA) = 11.73, 3 Isabelle Nalu (BRA) = 6.46
8.a: 1 Annete Gonzalez Etxabarri (ESP) = 13.17, 2 Nanaho Tsuzuki (JAP) = 10.16, 3 Sophia Medina (BRA) = 8.13

Próximas baterias

Segunda fase masculina (repescagem) – Vitória = Oitavas de Final ou 17.o lugar:
1 Levi Slawson (EUA) x Yuma Nagasawa (JAP)
2 Brodi Sale (HAV) x Monnojo Yahagi (JAP)
3 Luke Thompson (AFS) x Luc Lepront (AFS)
4 Tenshi Iwami (JAP) x Mitch Du Preez (AFS)
5 Shion Crawford (HAV) x Luke Brumby (AUS)
6 Adur Amatriain (ESP) x Harley Walters (AUS)
7 Leo Casal (BRA) x Ilay Bochan (ISR)
8 Reed Platenius (CAN) x Sam Piter (FRA)

Segunda fase feminina (repescagem) – Vitória = Oitavas de Final ou 17.o lugar
1 Ellie Harrison (AUS) x Sky Brown (ING)
2 Laura Raupp (BRA) x Kana Nakashio (JAP)
3 Zahli Kelly (AUS) x Cocona Kawase (JAP)
4 Eweleiula Wong (HAV) x Isabelle Nalu (BRA)
5 Nanaho Tsuzuki (JAP) x Kalea Gervasi (PER)
6 Nora Liotta (HAV) x Anastasia Venter (AFS)
7 Sophia Medina (BRA) x Keira Buckpitt (AUS)
8 Talia Swindal (EUA) x Janire Gonzalez Etxabarri (ESP)