Estadual do Rio 2023

Tais Almeida é campeã

Saquaremense Tais Almeida garante vaga na semifinal na etapa do estadual do Rio na Praia da Macumba, vê adversária ser eliminada e fica com o título da FESERJ em 2023.

0

Tais Almeida é campeã profissional estadual do Rio de Janeiro em 2023. A surfista de Saquarema passou pelas quartas de final da prova realizada na Praia da Macumba, do projeto Rio Cidade do Surf, viu sua adversária direta na briga pelo título ser eliminada e ficou com o troféu de melhor surfista da FESERJ na temporada. A quinta-feira (21) foi toda da categoria profissional. A competição, que teve ondas que chegaram a quase 1 metro neste primeiro dia, vai até sábado (23) e define os campeões estaduais profissionais, além da Sub 14 Masculina e Sub-12 Feminina do circuito Junior e da categoria Longboard.

Cliquei aqui para ver todos os resultados

Antes do início da competição foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao ex-surfista profissional Jorge Spanner, que desde novo competiu nos eventos da FESERJ e que nesta quarta-feira (20) nos deixou após um acidente sofrido no Rio de Janeiro enquanto praticava Base Jump. Após quase uma semana de ondas muito pequenas na cidade do Rio de Janeiro, como previsto um novo swell de Sul fez as condições melhorarem para o surfe. Pela manhã algumas séries já passavam de meio metro, quebrando no inside da Praia da Macumba, e ao longo do dia ganharam um pouco mais de tamanho e chegaram a quase 1 metro.

O dia de disputas começou com a categoria masculina e na sequência as mulheres foram pra água. Tais competiu na segunda bateria das quartas de final femininas e não teve vida fácil. A experiente surfista viu a buziana Aysha Ratto pegar a liderança e travou um duro duelo contra a argentina Catalina Mercere, campeã da etapa de Saquarema do circuito 2023.

Tais subiu para a segunda posição depois de marcar 4.30 pontos, porém quase perdeu a vaga muito próximo do fim. Catalina precisava de 4.06 para avançar na competição e eliminar Tais, mas o ataque numa esquerda valeu a nota 4.00 pontos.

Depois de se classificar para as semifinais, que acontecem nesta sexta-feira (22) com transmissão ao vivo pelo canal da FESERJ no Youtube, Tais optou por ir embora da praia. Naquele momento ela ainda não era a campeã estadual, já que a buziana Paloma Olivero ainda competiria e precisava vencer o evento para ficar com o troféu de melhor da temporada.

Paloma entrou na quarta bateria da fase e avançava, mesmo sem destaque, porém a jovem atleta Luana Paes fez dois ataques numa direita, marcou 5.10 pontos e foi para o segundo lugar, já que Larissa dos Santos liderava com boa margem de diferença. Com a eliminação da buziana, Tais, enfim, pode comemorar. Mas ela quer ainda o troféu de campeã da etapa, que para os profissionais termina nesta sexta-feira.

“Estou muito feliz com esse título! É o meu primeiro estadual. Nunca tinha sido campeã carioca. Estou amarradona! Esse título só vem para agregar e para me dar mais força para continuar mais uns anos competindo, e quem sabe conseguir mais alguns títulos, outro estadual, quem sabe… Vou continuar na luta!”, disse Tais Almeida.

Destaque masculino – Samuel Igo foi o grande destaque do primeiro dia da última etapa da temporada 2023 da FESERJ. O surfista venceu duas baterias com direito aos dois maiores somatórios da sexta-feira, e as três maiores notas.

Samuel estreou na etapa e aos 2 minutos dos 20 de duelo largou com 7.00 pontos após fazer dois ataques de backside numa direita. Dez minutos depois ele foi ainda melhor e colocou mais 8.75 no somatório depois de executar três manobras também de backside. Com as atuações ele venceu com 15.75 pontos. Em segundo lugar avançou Rickson Falcão. Marcelo Trekinho (3º) e Caio Knappi (4º) se despediram da competição.

“Eu cheguei mais cedo, fiquei estudando muito essa vala, vi que agora com a maré vazando ela estava dando um repuxo. Estava de olho já nessa onda. Vi que no meio da praia o mar começou a ficar um pouco mais morto, e por causa dessa corrente voltando a onda começou a ficar mais definida. Acreditei nela e deu certo. Feliz por ter encaixado meu surfe, feliz por estar fazendo boas baterias e seguimos aí trabalhando e se divertindo”, comentou Samuel Igo.

Briga pelo título masculino – Os dois melhores do ranking na categoria masculina também avançaram nesta sexta-feira e seguem na briga pelo título estadual. O primeiro colocado, Daniel Templar, passou duas fases em segundo lugar. Já o vice-líder, Pedro Neves, ficou em segundo na estreia e venceu pelas quartas de final. Os dois estão nas semifinais.

“A bateria começou bem complicada, com pouquíssimas ondas e pouquíssima oportunidades. Vitinho (Ferreira) começou bem ativo, pegou duas ondas baixas, na casa dos 3 pontos, aí acabei achando uma série quando faltavam 10 minutos, consegui fazer um score e depois fiz um backup na esquerda. Estou amarradão de ter passado. Vamos pra próxima fase buscar esse título estadual”, disse Daniel Templar, logo após seu primeiro duelo no dia.

“Estou muito focado. Infelizmente não vieram muitas ondas pra gente conseguir mostrar nosso surfe, mas no final sobrou uma ondinha embaixo, que só eu acredite, aí ela armou, eu consegui executar umas manobras boas e deu tudo certo”, comentou Pedro Neves depois de avançar para as quartas de final em seu primeiro duelo nesta sexta-feira.

O campeão profissional masculino da etapa e o da temporada 2023 da FESERJ serão conhecidos nesta sexta-feira. No dia também serão realizadas todas as baterias das categorias Sub 16 e Sub 18 do circuito júnior.

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o segundo evento do Rio Cidade do Surf 2023, na Macumba/Recreio, é uma realização da FESERJ com suporte das associações locais (RSC e ASCR), e conta com copatrocínio da Garytos, Longboard Paradise, M2, Famma Veículos, e Colégio St. Georges. O evento conta ainda com o apoio da Keahana, Monster Energy, Brascom e Caminho do Surf. A divulgação é do Waves e o apoio institucional na SUDERJ. Foto do cartaz: Luciano Cabal.