Circuito Cearense

Artur Silva conquista tri

Artur Silva conquista terceiro título cearense, segundo consecutivo, nos critérios de desempate na etapa da Praia do Pontão do Iguape, Aquiraz (CE).

0
Artur Silva campeão cearense 2023.

Com altas ondas na Praia do Pontão do Iguape, Aquiraz (CE), o atleta Artur Silva levou melhor e se tornou tricampeão cearense de surfe profissional. Em uma decisão onde os dois candidatos ao título, Edvan Silva e Artur Silva, perderam nas semifinais, na mesma terceira colocação.

Caprichosamente a dupla continuou empatada em todos os quesitos e como Artur foi o Campeão 2022, ele pode comemorar o seu segundo título consecutivo (back to back), o terceiro da carreira, entrando para o seleto grupo dos tricampeões.

Os “Silvas” (Artur Silva e Edvan) chegaram empatados ao Pontão do Iguape Final Heat, última e decisiva etapa. Cada um somando uma vitória, uma segunda colocação e um 17o lugar. Mas, ninguém poderia imaginar que eles terminariam o evento empatados, e partiriam para os critérios de desempate, de maior nota, maior somatório e assim por diante. E mesmo assim continuariam empatados.

E foi com esse enredo, calculado milimetricamente na ponta do lápis, que Artur Silva conquistou o campeonato.

Michel Roque conquista etapa na Praia do Pontão do Iguape, Aquiraz (CE).

Mas, apesar do circuito ter sido definido com o término das semifinais, a grande Final ainda decidiria o nome o campeão da etapa. Com domínio na última e direito a maior nota do evento, um 9.0, o local da Praia da Taíba, Michel Roque, não deu chances e faturou o troféu.

Apesar do resultado desequilibrado em favor de Roque, seus adversários venderam caro a derrota e deram bastante trabalho buscando a virada até os últimos minutos da bateria.

Em sua melhor onda, com pouco mais de um minuto após o início da bateria, Michel pegou uma boa direita desferindo seis fortes batidas de backside para assumir a liderança e de lá não sair mais até o término da bateria. Na segunda colocação ficou Eugênio Alves, com Santiago dos Santos em terceiro e Isaías Silva completando o pódio na quarta colocação.

Amadores

Open, a principal categoria entre os amadores, iniciou evidenciando mais uma vez o alto nível do surfe cearense.

Destaque para Isaías Silva, que entrou na água em seis baterias no dia, duas na categoria Open e  quatro na Profissional, mostrando que o campeão cearense pró de 2010 continua em grande forma, chegando a cravar um 8.33, a maior nota do dia entre os amadores..

Isaías chegou ao Iguape com chances matemáticas de ser o campeão do circuito na Profissional, mas para isso precisaria, além de vencer o evento, torcer para que Edvan e Artur perdessem de cara e não avançassem nenhuma bateria. O que não se confirmou.

Mesmo assim, Isaías seguiu firme até a final, arrancando uma honrosa quarta colocação no pódio da Profissional e a motivação que precisava para ir com tudo para as fases finais da categoria Open.

Locais

Os Locais aproveitaram a estrutura já montada e deram as boas-vindas aos visitantes com uma divertida e amigável competição entre os guardiões do pico. Destaque para Adailo Santos que venceu a disputa, com Elis Silva na segunda colocação, Erenildo Silva em terceiro e Gabriel Nascimento fechando o pódio com a quarta colocação.

História do Circuito Cearense

Em 1989 nascia o Circuito Cearense de Surfe, certame que ao longo de mais de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surfe brasileiro e, consequentemente, mundial.

Muitos atletas que integram ou já integraram a Elite do Surfe Mundial, registraram importante passagem pelo Circuito Cearense, como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no certame alencarino, um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surfe brasileiro como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior), Messias Félix (Bicampeão Brasileiro Profissional) Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.