Circuito Baiano 2024

Davi Silva vence em Itacaré

Davi Silva leva categoria profissional do Itacaré Surf Festival, primeira etapa do Circuito Baiano 2024, na Praia da Tiririca (BA).

0
Davi Silva vence primeira etapa do circuito baiano.

Palco de campeonatos internacionais de surfe, a Praia da Tiririca, em Itacaré (BA), prometeu muito e entregou tudo no último final de semana, durante a realização do Itacaré Surf Festival, primeira etapa do Circuito Baiano de Surf de 2024.

Itacaré recebeu atletas de 15 municípios diferentes da Bahia e até surfistas de Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo para participar da competição nas categorias de base (Sub 08 a Sub 18), Feminino e Profissional e Local.

O evento também funcionou como teste para as operações do Centro de Treinamento de Surf da Praia da Tiririca, o primeiro centro público do esporte na Bahia.

O CT terá a gestão da Associação de Surf de Itacaré, uma das mais antigas associadas da Federação Baiana de Surf.

Tiririca sem defeitos – O campeonato começou na última sexta-feira (23) com as classificatórias Local e Profissional. A chuva veio forte durante boa parte do dia – o que não atrapalhou na performance dos atletas e nem espantou o público.

No sábado o tempo deu uma trégua, mas dentro da água o espetáculo continuou com mais classificatórias das categorias de base e as quartas de final. As altas ondas subiram o nível da competição.

No domingo o sol veio com tudo e tornou o espetáculo ainda melhor, com a praia lotada e uma participação incrível da torcida para prestigiar as grandes finais.

Davi Silva, local de Itacaré, foi o grande vencedor da categoria Profissional, levando para casa um prêmio de R$ 3 mil. No Feminino, Tamires Tocchine, foi a melhor e levou o troféu para Lauro de Freitas, enquanto Jerônimo Barros foi o melhor entre os 16 atletas participantes da categoria Local.

Os atletas da base foram bastante exigidos pelo nível de qualidade das ondas e não decepcionaram. Os primeiros lugares foram ocupados por Matheus Neves (Sub 18), Brayan Pessoa (Sub 16), Numa Lyori (Sub 14), João Jesus (Sub 12), Davi Lucca (Sub 10) e Artur Ralph (Sub 8).

Todos os atletas receberam kits e os primeiros quatro colocados de todas as categorias receberam medalhas e troféus.

Os dois primeiros colocados do Sub 12 ao Sub 18 e do Feminino receberam blocos e os atletas do Profissional levaram premiação em dinheiro, totalizando R$ 10 mil.

Benefícios para os atletas filiados – Uma das novidades de 2024 são os benefícios oferecidos aos atletas filiados à FBSurf, com descontos em entidades educacionais, lojas de equipamento e acessórios, surfwear, restaurantes e outros convênios que serão divulgados em breve.

O circuito vale para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta e o Faz Atleta. O circuito baiano dá visibilidade e incentiva novos atletas a praticar e se dedicar ao esporte até atingir o índice de alto rendimento.

Resultados

Profissional

1 Davi Silva
2 Alandreson Martins
3 Taiwan Chan
4 Miguel Cerqueira

Sub 18

1 Mateus Neves
2 Gonçalo de Brito
3 Miguel Cerqueira
4 Vitor Gabriel

Sub 16

1 Brayan Pessoa
2 Yan Rodrigues
3 Vitor Gabriel
4 Numa Lyori

Sub 14

1 Numa Lyori
2 Yan Rodrigues
3 João Jesus
4 Guilherme Simões

Sub 12

1 João Jesus
2 Davi Lucca
3 Bernardo Lerner
4 Ruda Nascimento

Sub 10

1 Davi Lucca
2 Rafa Galeno
3 Ruda Nascimento
4 Yan Reis

Sub 8

1 Artur Ralph
2 Miguel Rodrigues

Feminino

1 Tamires Tocchine
2 Catarina Lorenzo
3 Deyse India
4 Samira Vitoria

Local

1 Geronimo Barros
2 Yago Silva
3 Daniel Matos
4 Rayan Fadul