CBSurf Júnior Tour

Títulos brasileiros definidos

Terceira e última etapa do CBSurf Júnior Tour é cancelada e Caio Costa, Sophia Medina, Sophia Gonçalves e Murillo Coura são declarados os campeões brasileiros das categorias de base.

0
Caio Costa termina temporada com os títulos Sub 16 e Sub 18 do CBSurf Júnior Tour.

Estão definidos os campeões do Silverbay apresenta CBSurf Júnior Tour 2020, o Circuito Brasileiro de Surfe nas categorias de base. Sophia Medina e Caio Costa ficaram com os títulos da Sub 18 e da Sub 16 (onde também comemoraram os bicampeonatos), enquanto que Sophia Gonçalves e Murillo Coura levaram na Sub 14. Em comum, os quatro atletas moram e treinam na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

Eles terminaram a segunda etapa, realizada em Ubatuba (SP), na liderança das categorias e com o cancelamento da terceira e última disputa, marcada inicialmente para os dias 26 e 27 de dezembro, em Natal (RN), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) oficializou as conquistas. Ficaram válidos, portanto, os resultados em Itacaré (BA), em março, e Ubatuba, em novembro. Com a decisão, também foi definido o ranking por estados e a Federação Paulista de Surf levou mais um título por equipes.

Os atletas ficaram felizes com as conquistas. Sophia Medina garantiu 100% de aproveitamento na Sub 16, onde foi bicampeã, e assumiu o primeiro lugar na Sub 18, com a vitória em Ubatuba, barrando o tri de Júlia Duarte, do Rio de Janeiro.

Sophia Medina também celebra dobradinha entre as mulheres da Sub 16 e Sub 18.

“É uma sensação de satisfação garantir dois títulos por todos os treinos durante o ano, todos os dias na água me dedicando e sempre com foco nos meus objetivos. Graças a Deus teve essas etapas durante o ano para poder mostrar os resultados da minha preparação e só tenho que agradecer a Deus pelas vitórias”, disse a irmã caçula do bicampeão mundial Gabriel Medina.

Caio comemorou o bicampeonato na Sub 16, mantendo a ponta, mesmo parando na semifinal em Ubatuba. Já na Sub 18, passou para o primeiro lugar com a vitória. “Fiquei muito feliz com a notícia, pois treinei muito com o meu técnico Alex Leco pra alcançar esses objetivos. Conquistar o título brasileiro em duas categorias na mesma temporada não é fácil, pois o nível está muito alto. Ainda conquistar na categoria acima, que é a sub18, foi excelente”, vibrou.

“Esse ano foi tudo bem difícil para todos, mas o Leco me ajudou muito a manter o foco para usar isso a nosso favor e poder treinar mais e me preparar melhor ainda. Essa conquista foi fruto de dedicação e trabalho junto à minha equipe, que acredita muito no meu potencial”, acrescentou.

Murillo Coura é o melhor do ranking na Sub 14.

Sophia Gonçalves também comemorou muito o seu primeiro título brasileiro, ao chegar nas finais das duas etapas. De quebra, ainda foi vice-campeã brasileira na Sub 16 e quinta colocada na Sub 18, mostrando futuro garantido. “Eu quero agradecer a Deus, à minha família, aos meus amigos e a todos que torceram por mim. Estou muito feliz, ainda mais nesse ano que foi difícil, de muito processo, aprendizado e experiência, finalizando meu último ano de Sub 14 com a sensação de dever cumprido”, agradeceu.

Murillo Coura garantiu o caneco com dois segundos lugares. “Foi um ano difícil de pandemia, mas consegui sempre treinar e estou muito feliz com esse título muito importante para o começo da carreira de qualquer atleta. Queria ter mais campeonatos para poder manter o ritmo, mas quando teve, deu tudo certo. Esse título foi fruto de muita luta, muita dedicação”, ressaltou o atleta.

Por equipes, São Paulo venceu as duas etapas. Em Ubatuba, o domínio foi total, levando as seis vitórias individuais, duas com Sophia Medina, uma com Caio Costa, mais duas com Ryan Kainalo, na Sub 14 e Sub 16, e outra com Nairê Marquez, na Sub 14.

Sophia Gonçalves comemora o seu primeiro título brasileiro.

Ranking final do CbSurf Júnior Tour 2020

Sub 18

1 Caio Costa (SP) – 1.730
2 Cauã Costa – RJ -1.555
3 Mateus Sena – RN – 1.470
4 Kauan Hanson – PB – 1.060

Sub 18 Feminina

1 Sophia Medina (SP) – 1.860
2 Júlia Duarte (RJ) – 1.590
3 Maju Freitas (RJ) – 1.450
4 Nairê Marquez (SP) – 1.340

Sub 16

1 Caio Costa (SP) – 1.610
2 Guilherme Fernandes – SP – 1.470
3 Kayki Araújo (SC) – 1.165
4 Rodrigo Saldanha (SP) – 1.090

Sub 16 Feminina

1 Sophia Medina (SP) – 2.000
2 Kiany Hyakutake (SC) – 1.530
2 Sophia Gonçalves (SP) – 1.530
4 Nairê Marquez (SP) – 1.285

Sub 14

1 Murillo Coura (SP) – 1.720
2 Daniel Duarte (SP) – 1.488
3 Gabriel Guerreiro (BA) – 1.340
3 Pedro Ryan (CE) – 1.340

Sub 14 Feminina

1 Sophia Gonçalves (SP) – 1.590
2 Luara Mandelli (SP) – 1.500
3 Maria Eduarda (BA) – 1.415
4 Evelym Kaline (PB) – 1.340