CBSurf Itacoatiara Master

Sábado de preservação

Com falta de ondas, a direção do CBSurf Itacoatiara Master promove ação de preservação nas areias sob a liderança do ex-campeão brasileiro Jojó de Olivença.

0

Atenções voltadas para as areias da praia de Itacoatiara no CBSurf Itacoatiara Master 2022. Com a ausência das ondas, nesta manhã de sábado (15), a competição foi adiada para domingo.

Ainda que a falta das ondas tenha tornado inviável a realização das baterias deste sábado, a Prefeitura de Niterói e a Confederação Brasileira de Surf somaram suas forças pelo meio ambiente. E a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Niterói convidou os grandes nomes do surf brasileiro para uma ação de preservação ambiental.

Convidado pela secretaria, Jojó de Olivença, Coordenador de Responsabilidade Socioambiental da CBSurf, juntou a turma presente para plantar mudas nativas de vegetação costeira. Atração à parte, no plantio, uso de hidrogel na areia e nas plantas, para manter a umidade do solo por mais tempo.

Os surfistas plantaram mais de 40 mudas, de cinco espécies diferentes. O ato, simbólico, pelo trabalho importante de resgate e manutenção da vegetação costeira, é um legado para gerações.

“É uma responsabilidade nossa, contribuir e deixar um legado. Itacoatiara foi bem bacana! Fizemos a parceria com a secretaria de meio ambiente e a empresa Clim, que está fazendo a gestão do lixo. É uma honra muito grande poder contribuir, de alguma forma, por onde a gente passa, para que esse paraíso, esse presente que Deus nos deu, que é a natureza, continue preservada”, disse Jojó.

O circuito CBSurf Master 2022, terá as categorias, Master (35+) , Grand-Master (40+), Kahuna (45+), Grand-Kahuna (50+) e Feminino Master (35+). A premiação será de R$ 55 mil, distribuídos para os finalistas das categorias. Também foi contemplada a categoria Legends (55+) , com premiação de R$ 5 mil, distribuídos para os finalistas. E ainda, a categoria Master Local, para atletas do município de Niterói, com pranchas e acessórios de surfe como prêmios.

A competição tem transmissão ao vivo, direto da Praia de Itacoatiara, pelo canal oficial da Confederação Brasileira de Surf no youtube, o CBSurfPLAY.

O CBSurf Itacoatiara Master é apresentado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR) e Niterói Experimente. Realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), a etapa tem parceria da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), junto com a Associação de Surfe de Niterói (ASN). Os apoiadores são, Surfland Brasil, Northshore, EBSCO, Gilo, Itacoatiara old School, Silverbay, Açaí do Joca Jr, W Laatam, Fu Wax, Shaper Crivella, Puro Suco, Dunas de Itaipu, Todaro, Kaway, PredialNet e Full Filmes.