Bahia

Costa do Descobrimento recebe circuito

Região da Costa do Descobrimento recebe duas etapas do Circuito Extremo Surf. Evento de abertura acontece entre 7 e 9 de julho na Praia de Mogiquiçaba, Belmonte (BA).

0
Praia de Mogiquiçaba, em Belmonte (BA), recebe etapa.Igor Paixão
Praia de Mogiquiçaba, em Belmonte (BA), recebe etapa.

Duas cidades da região do extremo sul baiano, Belmonte e Porto Seguro, serão palco do Circuito Extremo Surf, válido pelo campeonato estadual realizado pela Federação Baiana de Surf junto com as associações locais. Destino pouco explorado pelos surfistas brasileiros, a Costa do Descobrimento oferece boas condições de mar.

A primeira etapa é a Mogi Surf Pro Festival, que acontece entre os dias 7 e 9 de julho, na Praia de Mogiquiçaba, em Belmonte. Com as categorias profissional e de base (do Sub-8 ao Sub-18), válidas pelo circuito estadual; e as categorias Local e Local Intermediário, Feminino Open e OC-4 Surf. As inscrições estão abertas pelo link ou pelo telefone (73) 99804-0046.

Os campeões de cada categoria serão conhecidos no dia 9 de julho, com premiações que variam de kits promocionais aos atletas até blocos, pranchas e premiação em dinheiro que somará R$ 10 mil para a categoria profissional.

Uma das inovações do Circuito Extremo Surf é a realização simultânea, nas duas etapas, do campeonato de OC-4 Surf. Nesta modalidade, os atletas usam a canoa havaiana de quatro lugares para explorar manobras sobre as ondas e fazer acrobacias, como ficar em pé, sentar de costas, plantar bananeira e surfar na ama (o braço lateral que dá estabilidade à canoa). As equipes locais de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, CPPEXTREME, disponibilizarão cinco canoas para a participação de equipes de outras cidades.

Muito além das ondas – O Mogi Surf Pro Festival promete envolver a comunidade local, visitantes, atletas e convidados em atividades que vão muito além das ondas. Estão sendo planejadas ações de educação ambiental durante todo o evento, com a coordenação do Coral Vivo/Petrobras.

Programação cultural – A festa de abertura do circuito acontece no dia 6 de julho, com show de forró de Black do Acordeon no Flor de Tangerina, na vila de Santo André, a partir das 19h. No dia 07, a Pousada do Monge em Mogiquiçaba oferece uma recepção aos surfistas e visitantes com DJ a partir das 18h.

No dia 8, sábado, acontece o tradicional Luau do Xauá, no Restaurante Xauá, em Mogiquiçaba. A cerimônia de abertura terá a apresentação da Filarmônica tocando o Hino Nacional, apresentação de dança Polinésia com o grupo Moana Mayô e a exibição de dança tradicional da tribo Mata Medonha, que representa a comunidade indígena da localidade.

A realização do Circuito Extremo Surf, que vai movimentar o turismo e a economia local – criando holofotes para a região como um novo destino de surftrips – será possível graças ao patrocínio da Heineken 0.0, Katz e Gehäus, além do apoio de outros empresários e das prefeituras locais.